Empresas que realizam atendimento digital ao cliente em larga escala tem na prevenção à fraude um de seus maiores desafios. Afinal, com as pessoas passando a consumir mais produtos e serviços online, o número de ações fraudulentas aumentou consideravelmente.
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraudes da Serasa Experian, em 2021, foram registrados 4,1 milhões de ações suspeitas no Brasil, sendo as fraudes de identidade um dos maiores alvos dos golpistas. Só no primeiro semestre de 2022, já houve cerca de 3 milhões de tentativas conforme aponta levantamento da ClearSale.
Sendo assim, mais empresas entendem que é preciso buscar um equilíbrio entre garantir uma melhor experiência ao usuário e, ao mesmo tempo, garantir estratégias eficientes de autenticação para garantir a segurança de dados e prevenção contra fraudes.
Acompanhe conosco essa leitura e entenda melhor a importância da autenticação de dados na prevenção a fraude. Além disso, confira ainda 5 dicas para autenticação e prevenção à fraude segundo Relatório Global de Identidade e Fraude 2022, da Serasa Experian. Confira!
Qual a importância de efetuar a autenticação de dados?
Atualmente, vivemos em um mundo onde os produtos e serviços se tornaram preferencialmente digitais.
Desse modo, contar com boas práticas para assegurar proteção de dados e informações se tornou crucial. Tanto para clientes quanto para as empresas.
Do ponto de vista das empresas, as estratégias de autenticação de dados proporcionam vários benefícios que vão desde economia com ações judiciais que podem surgir quando algum dado é violado até melhorias na experiência do cliente.
Investir em soluções para autenticação de dados também afasta as empresas do risco de prejuízos, tanto financeiros quanto de imagem. Sem contar que organizações que adotam medidas de proteção à fraude também conquistam a confiança do seu público.
Enquanto isso, para os consumidores, a autenticação dos dados ajuda a proteger consumidores contra violação de dados. Mais do que isso, representa a certeza de que se está trafegando em plataforma segura e que seus dados sensíveis estão protegidos.
5 dicas de autenticação de dados na prevenção à fraude
Realizado pelo Serasa Experian, o Relatório Global de Identidade e Fraude 2022 selecionou 5 dicas de especialistas em autenticação de dados e prevenção à fraude que ajudam no fortalecimento dos recursos digitais, redução do risco de fraudes e na melhor experiência do cliente. Confira:
1. Reavalie o objetivo final dos programas de autenticação de dados e segurança do consumidor
Atualmente o que mais se observa são consumidores legítimos tentando concluir uma operação online.
Nesse sentido, é preciso optar por soluções que possam viabilizar transações online com mais facilidade, ao passo em que também se identifique possíveis fraudadores em meio a essas tentativas.
Contudo, isto só é possível quando se reavalia as soluções de autenticação e prevenção à fraude para, assim, desenvolver ações integradas que consigam abranger as duas situações.
2. Entenda as expectativas e habilidades dos clientes online
O perfil dos consumidores se difere em diversos fatores (idade, localidade, renda etc). Então é preciso mergulhar de cabeça em suas características compreendendo suas expectativas e habilidades para educar os segmentos de prevenção à fraude, beneficiando-os com essas informações.
3. Conecte autenticação, prevenção à fraude e experiência do cliente através da orquestração
Usar uma plataforma de orquestração permite combinar todas as ferramentas a fim de autenticar e prevenir as ações fraudulentas e dar segurança as fontes de dados.
4. Tenha mais iniciativas que construam confiança com o consumidor
Estabeleça um histórico de autenticação e transações digitais seguras aos seus consumidores aumentando a profundidade e confiança do relacionamento a fim de valorizá-los e preservá-los.
5. Terceirize fornecedores para aumento de recursos, mas mantenha o foco na prevenção de fraudes
Terceirizar permite redimensionar recursos digitais. No entanto, é preciso compartilhar não só a necessidade com seu fornecedor, mas também os aprendizados de segurança.
Como pode ver, existem vários caminhos para reforçar os padrões de proteção à fraude da sua empresa e, assim, levar mais segurança aos seus clientes e negócio. Contar com boas parcerias é uma delas.
Nesse sentido, a Simply conta com diversas ferramentas para criar e gerenciar ações antifraude avançadas através de processos confiáveis, ágeis e escaláveis. As soluções da Simply auxiliam as empresas a reduzir o risco de fraudes com inteligência artificial. Desde a verificação de identidade dos clientes e até previsões a partir da análise do comportamento, de acordo com suas regras. Além de soluções de liveness, background check e modelos preditivos.
Quer saber mais? Então aproveite e conheça as todas as soluções voltadas ao combate às fraudes que a Simply oferece!