Saber quais os critérios dos clientes na escolha de um banco é uma informação de grande valor para as instituições. Ainda mais com a transformação digital em alta que tornou os consumidores ainda mais exigentes. Sem contar a forte concorrência das fintechs, que representa uma ameaça real as instituições financeiras no mercado atual.
O fato é que atualmente as pessoas não buscam apenas um estabelecimento para guardar seu dinheiro. Elas querem bancos mais participativos, que ofereçam acessos rápidos e práticos as suas contas, sem abrir mão do atendimento humanizado.
Mais do que isso, hoje em dia, com a facilidade da internet, os consumidores buscam por experiências digitais de alto nível, que sejam completas, automatizadas e ao mesmo tempo seguras.
Contudo, seus critérios para escolha de um banco não se resumem a apenas isto. E subestimar essa importante informação é o mesmo que ceder cada vez mais espaço e poder a quem está realmente de olho nesse fenômeno, como as fintechs.
Acompanhe esse artigo e confira agora quais são os critérios para escolher um banco que as pessoas usam hoje em dia.
Principais critérios dos clientes na escolha de um banco
É notório que os critérios que os usuários aplicam hoje para escolher um banco não é o mesmo que antigamente.
Prova disso, são os dados divulgados na quinta edição da pesquisa anual feita pela Akamai, que analisa os hábitos, necessidades e preocupações de clientes de serviços financeiros. Na pesquisa, foi possível observar que os consumidores de serviços bancários estão muito mais exigentes.
Esses consumidores estão buscando serviços mais cômodos e mais eficientes através de uma experiência digital completa. Independentemente se essa experiência ocorrer em uma startup ou em um banco centenário.
Além disso, ainda de acordo com a pesquisa, há outros critérios importantes que os bancos devem observar para identificar o que realmente seus clientes buscam nesse tipo de serviço. Entre os principais podemos citar:
Melhores tarifas
A busca por bancos que ofereçam tarifas reduzidas e maior economia continua sendo um dos fatores mais presentes entre os critérios para escolher um banco que os clientes usam.
Segurança de dados
O número de ataques cibernéticos e tentativas de fraudes no setor financeiro aumento bastante nos últimos anos. Com isso, bancos que oferecem recursos de segurança e proteção a dados e nas transações são vistos com bons olhos pelos consumidores na hora de escolher qual banco usar em suas operações.
Digitalização de processos
O modo como as pessoas se relacionam com os bancos, seus produtos e serviços mudou bastante, sobretudo com a pandemia. Agora, cada vez mais pessoas preferem aderir a bancos que ofereçam serviços e produtos com acesso digital.
Atendimento
Outro ponto importante é o acesso aos canais digitais como SAC, centrais telefônicas e contact center. Na pesquisa, cerca de 19% dos clientes tratam esse serviço como importantes critérios para escolher um banco.
Nesse quesito, fatores como rapidez de solução, bom atendimento, agilidade e multiplicidade também são critérios importantes que os clientes usam em sua tomada de decisão sobre qual banco se vincular.
Produtos bancários
Um dos critérios para escolher um banco também envolve diretamente a oferta dos produtos bancários. De acordo com a pesquisa citada, os produtos mais usados pelos clientes são o PIX, os pagamentos, transferências e o cartão de débito.
Quando se trata de bancos digitais o PIX permanece no pódio do serviço mais utilizado e a conta poupança é o menos utilizado por esse público.
Outro ponto importante é o Internet Banking como um quesito fundamental de acesso aos serviços bancários. Portanto, sua presença também integra um dos critérios para escolher um banco em 2022.
Portanto, a facilidade de acesso, a agilidade, bem como a experiência digital na oferta dos produtos e serviços bancários são importantes critérios dos clientes na escolha de um banco. Porém, nada disso adianta se não houver menor custo e maior flexibilidade dos bancos para se adaptar as mudanças que não param de acontecer.
Esse artigo foi interessante para você? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ter acesso a muito mais informações sobre o setor financeiro: estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!
E, se quiser receber mais artigos como esse semanalmente na sua caixa de entrada, assine nossa newsletter.