Nesta terça-feira (07/05) a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) divulgou a edição 2019 da Pesquisa de Tecnologia Bancária. Entre os fatores de maior relevância estão: crescimento do mobile banking e do investimento em tecnologia e consolidação dos canais digitais como meios mais usados pelos clientes.
Transações Bancárias
A Pesquisa mostra que em 2018 as transações bancárias cresceram 8% no total em relação ao ano passado e, nos canais digitais, 16%. Números que consolidam os canais digitais como os meios mais usados pelos clientes e mostra o aumento da confiança desses usuários na segurança dos canais. Neste cenário, o mobile banking, com crescimento de 24% e alta de cerca de 80%, já é 2 vezes mais relevante que o internet banking.
Apesar desses dados, segundo as preferências do usuário para suas operações bancárias, ainda há um grande percentual de transações sem movimentação financeira feitas pelos canais digitais, o que evidencia espaço para crescimento nas transações com movimentação financeira, principalmente no mobile banking, que soma somente 10% nesse tipo de transação.
Em relação à contratação de seguros, apesar do crescimento de 14%, apenas 4% são contratados por meio dos canais digitais. O que mostra uma vasta gama de oportunidades para esses canais nesse segmento.
O Comportamento dos Clientes e os Canais Digitais
A praticidade, simplicidade, segurança e conveniência oferecidas pelos aplicativos para os usuários são fatores determinantes para esse crescimento. Segundo dados da pesquisa, a abertura de contas pelo mobile banking cresceu 56% e já ultrapassou o internet banking em transações como pagamentos de contas e transferências/DOC/TED. Além disso, o número de heavy users no mobile banking e no internet banking também avançaram significativamente, sendo o crescimento de 64% e 49%, respectivamente.
Criamos este infográfico com o resumo dos principais avanços do mobile banking no Brasil, baixe agora.
Todo esse movimento dos clientes força também uma alteração no perfil das agências, que devem focar na experiência do usuário em todas as operações bancárias existentes, de transferências simples a investimentos. Isso faz com que o investimento em tecnologia também se torne cada vez mais fundamental.
Por outro lado, o avanço da tecnologia e o comportamento do cliente, provocará uma mudança na característica dos serviços que os clientes procuram nas agências físicas, fazendo com que se tornem necessárias cada dia mais somente para operações mais estruturadas e consultoria financeira.
Investimento em Tecnologia
Com essa nova dinâmica do mercado, o investimento e as despesas com tecnologias também cresceram em 3% de 2017 para 2018. Os softwares totalizaram gastos de mais de R$10 milhões e a manutenção e desenvolvimento de novas funcionalidades já corresponde à metade dos recursos investidos pelos bancos. Com isso, o setor bancário fica entre os setores que mais investem em tecnologia no país representando, junto ao governo, 14% do total no Brasil.
Confira agora as percepções dos bancos em relação a novos investimentos em tecnologia:
As principais prioridades em investimentos por funcionalidade dos canais digitais (mobile e internet) são: transações com movimentação financeira, marketing e vendas, transações sem movimentação financeira e acessibilidade. Outras prioridades são: integração multicanal e personalização pelo cliente.
Um ponto importante também é que as interações por canais digitais continuam crescendo fortemente, sendo que, o chat bot, por exemplo, já alcançou um avanço de mais de 2.585%, seguido pelo web-chat (364%) e email (19%). Com isso, o investimento em pessoas em tecnologia também acompanhou esse movimento para garantir que as operações das instituições possam acompanhar todo o processo. Entre treinamentos, horas e número de pessoas o investimento soma mais de R$100 milhões.
E agora? Como adequar sua operação à transformação digital?
Os resultados da pesquisa reforçam cada vez mais como a transformação digital tem mudado a relação dos clientes com as instituições e com a tecnologia, e como as empresas precisam acompanhar e se adaptar a esses movimentos. Clientes cada vez mais conectados e bancarizados que buscam facilidade, praticidade e velocidade em suas operações. Confira neste ebook como o open banking, por exemplo, ganha cada vez mais espaço, sendo concebido como inevitável!
Para isso, é necessário que as empresas estejam atentas a todas as oportunidades de otimizar o seu fluxo de onboarding e operações internas com o apoio de uma empresa que tenha experiência na área. A Simply é uma empresa de tecnologia com foco na transformação digital dos processos de onboarding de clientes, com profissionais dispostos a orientar o seu time a encontrar a forma ideal para dar mais eficiência para a rotina de coleta, gerenciamento e uso dos dados, garantindo que a empresa seja mais competitiva e eficaz.
Se sua organização quer transformar as suas operações e aumentar a eficiência operacional, entre em contato conosco!
Gostou desse artigo e quer continuar por dentro das tendências do mercado financeiro e de seguros? Assine nossa newsletter!