Empresa já se debruça no desenvolvimento de soluções para moedas digitais, tokenização de ativos e outras inovações que chegam ao setor
Presente no mercado financeiro há 26 anos, a Sinqia já viu muita coisa mudar no setor. Nos últimos anos, a era mobile trouxe uma revolução aos bancos. Agora, tecnologias como blockchain, real digital e finanças descentralizadas prometem trazer ainda mais mudanças em um futuro próximo – a Sinqia se adiantou e já está preparada para atender as demandas que estão por vir.
“A Sinqia se mistura com a revolução do mercado financeiro”, afirmou Thiago Saldanha, CTO da empresa, durante o evento TalkWeek, que reuniu profissionais para falar sobre o mercado. “Agora, passamos por mais uma evolução, e a Sinqia está inteiramente envolvida com isso”.
O setor financeiro já mudou com a chegada do blockchain e da economia tokenizada, mas a realidade é que uma revolução está cada vez mais próxima.
Nos últimos anos, a Sinqia lançou plataformas com tecnologia de ponta para atender às novas demandas dos clientes. Em um mundo digital, a empresa apostou em inteligência artificial para lançar recursos como o S-View, que realiza gerenciamento de dados, o onboarding digital, capaz de cadastrar novos clientes de forma virtual e segura, uma poderosa plataforma antifraudes em parceria com a Data Rudder e uma solução para o Open Banking, ao lado da Sensedia.
“A Sinqia passa por uma transformação interna, justamente para podermos acompanhar nossos clientes”, comenta Saldanha. “Hoje, mudamos o trabalho no dia a dia, criando comunidades integradas para agrupar pessoas com os mesmos conhecimentos, sempre com foco no atendimento ao cliente”.
O futuro do mercado financeiro e o impacto da Sinqia
O blockchain já trouxe mudanças significativas ao setor financeiro, como as criptomoedas e a tokenização. Mas ele promete inovar muito mais. “O blockchain é uma avenida gigantesca e, em cima dela, criamos os produtos, que são os veículos. Eles trafegam por essa tecnologia”, afirma Saldanha.
Um desses produtos chega em breve: o real digital é a CBDC brasileira, ou seja, uma moeda digital regulamentada pelo Banco Central. O time de consultores da Sinqia vem acompanhando os avanços e está preparado para apoiar as instituições financeiras na estruturação e operacionalização dessa nova moeda.
Na visão de Celso Filho, gerente de produto de Câmbio da Sinqia, o crescimento e a provável popularização das moedas digitais abrem oportunidades interessantes ao mercado. “Com o blockchain e as finanças descentralizadas, podemos utilizar vários pools de pagamento”, comenta. “Futuramente, o Banco Central deve aprovar a conversibilidade do real e de outras moedas. Assim, qualquer pessoa física poderá ter contas bancárias no Brasil em diversas moedas estrangeiras, como dólar, euro, além do próprio real, hoje somente é permitido para um nicho controlado de pessoas jurídicas que participam ativamente no mercado de câmbio”.
A Sinqia deve trabalhar em soluções que facilitem a jornada de liquidação da moeda estrangeira, permitam a custódia de documentos que amparam a liquidação (cobranças de exportação e importação) lastreada em tokens digitais e garantam operações de Trade Finance amparadas em tokens.
A empresa também vem trabalhando em soluções para a tokenização. O Cripto Collateral será uma plataforma capaz de simplificar o processo de alienação de crédito, utilizando tecnologia blockchain para garantias. Já o Cripto Recebíveis será um ambiente para simplificar o processo de antecipação de recebíveis através de tokens, também por meio do blockchain.
“A tokenização transformou o mundo: é como se houvesse um espelho que reflete o mundo físico no virtual”, diz Marcelo Duarte, gerente de produtos da Sinqia. “Com esses dois produtos, o próximo passo é trazer as nossas plataformas para esse mundo digital”.
O avanço da tecnologia de Inteligência Artificial também traz mudanças importantes para o setor financeiro. A unidade de negócios de Previdência da Sinqia é uma das áreas que observa essas inovações de perto: a IA já está mudando a forma de trabalho hoje. “Independente da complexidade dos processos envolvidos no mundo das EFPCs, já temos oportunidade de ganhos com utilização de IA”, afirma Bruno Salles, head de produtos de Previdência. “Atualmente, utilizamos a tecnologia desde automações de tarefas até interpretação de informações com fornecimento de insights, como, por exemplo, na interpretação dos regulamentos dos planos de previdência das entidades”, completa.
As soluções da Sinqia para Previdência tem como principal objetivo o ganho de eficiência para o cliente (há cerca de 60% a menos de esforço da equipe, que pode se dedicar a outras etapas) e a redução do lead time dos processos.
Se essas tecnologias ainda parecem distantes da realidade da população, há uma inovação que já marca presença no dia a dia e promete trazer ainda mais mudanças: o Pix. Lançado há dois anos pelo Banco Central, a tecnologia de transferência instantânea e gratuita acumula fãs. A Sinqia está se preparando para lançar a nova versão para a solução, que será capaz de processar um volume de transações até cinco vezes maior do que o atual.
Quer saber mais sobre as soluções da Sinqia? Entre em contato com um de nossos consultores.