Com a transformação digital em plena ascensão nos últimos anos, investir na digitalização de processos se tornou algo indispensável para as empresas. Afinal, essa é uma transição capaz de impactar positivamente o negócio, sobretudo no quesito produtividade e eficiência operacional.
Segundo levantamento feito pela Codtive, startup que auxilia industrias a melhorar sua eficiência operacional, só em 2022, a baixa produtividade no Brasil resultou em um prejuízo equivalente a R$500 bilhões para a indústria. Esse é um dado preocupante, mas que através da digitalização as empresas estão conseguindo contornar esse cenário.
Acompanhe conosco essa leitura e entenda mais sobre como a digitalização vem otimizando os índices de produtividade e eficiência operacional nas empresas.
Como a digitalização impacta a eficiência operacional e produtividade nas empresas
A digitalização de processos é uma estratégia vital para as empresas e isto se deve a várias razões. Mas, a principal delas sem dúvidas está na melhoria em relação a gestão de tempo.
Com a economia de tempo na execução de processos, é possível elevar consideravelmente o índice de produtividade nas organizações. Segundo estudo da Consultoria McKinsey & Company, empresas que adotam a digitalização aumentam em até 30% sua produtividade.
Como exemplo, podemos citar a Rabobank e seus processos de onboarding e gestão online de formulários. Anteriormente, a coleta e armazenamento das informações nessas operações demandava tempo, podendo levar semanas até sua conclusão.
Ao digitalizar esses processos através da solução FEPWeb DOM da Sinqia, a coleta de dados, assim como seu armazenamento passou a ser feito automaticamente. Como resultado, o tempo médio no processo de onboarding passou de 15 a 60 dias, para no máximo 10 dias.
Além disso, tudo acontece em um só lugar, o que simplifica a gestão de formulários e processos. E ainda facilita a interação entre os diferentes departamentos da organização.
Benefícios da digitalização na eficiência operacional das empresas
A economia de tempo resultante da digitalização também impacta positivamente a eficiência operacional. Prova disso, está na digitalização de processos que envolvem a assinatura de documentos.
Em empresas do setor bancário, como a Santander, processos que demandam assinaturas como contratos e acordos são muito comuns. Acontece que eles envolvem um custo de tempo e recursos considerável quando feitos de maneira física. Afinal, nesse tipo de operação são necessárias impressões de documentos, gerando despesas com papel e impressão, além de impactar negativamente no meio ambiente.
Isso sem contar que o processo de envio e recebimento de contratos e acordos entre signatários e instituição, assim como a validação em cartório também demanda dias ou semanas até sua conclusão.
Com a adoção de ferramentas que viabilizam a assinatura digital, como a FEPWeb CMS, o mesmo processo é formalizado rapidamente. Em até 24 horas, é possível validar contratos e acordos digitalmente, com total comodidade e segurança.
Gestão de firmas e poderes
As organizações que priorizam processos digitalizados, também geram ganhos significativos em sua gestão de firmas e poderes.
Normalmente, quando há necessidade de reavaliar situações de clientes, representantes, poderes e alçadas, a identificação precisa para validação dos dados pode levar até dois dias.
A partir de soluções como a FEPWeb CORE da Sinqia é possível automatizar esse processo, identificando e validando com facilidade perfis de usuários, poderes e alçadas de forma automatizada e em segundos.
Portanto, não há dúvidas de que abraçar a digitalização de processos é o caminho para empresas de diferentes segmentos impulsionarem sua produtividade e eficiência operacional criando um cenário mais promissor para o seu negócio. Fale agora com um de nossos consultores e saiba mais sobre as soluções da Sinqia para digitalização de processos.