Já se foi o tempo em que gestores de empresas obtinham sucesso tomando decisões com base em sua intuição ou suas experiências. Hoje, já existem métodos eficientes para obter e monitorar dados relevantes para a tomada de decisão. Entre eles, destaca-se o Business Intelligence, que vem sendo utilizado por diversas organizações para auxiliar na definição de suas estratégias.
Pensando nisso, elaboramos este post com o intuito de mostrar o que é BI e como pode ser benéfico implementar esse processo em sua organização. Acompanhe a leitura e saiba mais!
O que é Business Intelligence?
Muitos pensam que Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) nada mais é do que uma ferramenta de análise de dados. Contudo, trata-se de algo muito mais complexo. É um conjunto de técnicas e processos utilizados com o intuito de entregar a informação certa para a pessoa certa e no momento certo. Isso é feito por meio de três etapas:
- obtenção dos dados: todos os dados acerca da organização são captados para determinar aspectos como produtividade e gargalos;
- organização e análise: essas informações são organizadas em bancos de dados e apresentadas visualmente por meio de softwares;
- ação e monitoramento: com base no que foi apresentado, os gestores tomam decisões e, após isso, monitoram os resultados.
Para aplicar esse processo em sua organização, é importante contar com ferramentas especializadas para coletar e processar grandes quantidades de dados. Elas também permitem a criação de relatórios e painéis que permitem uma melhor visualização das informações obtidas.
Qual a diferença entre Business Intelligence e Big Data?
Hoje, ainda existe uma confusão com relação aos conceitos de BI e Big Data. Afinal, ambos têm como base processos de análise de dados que permitem tomar decisões mais inteligentes. Contudo, há algumas diferenças básicas entre eles.
O BI trabalha com a análise dos dados atuais com conhecimento de causa, visando responder a perguntas já conhecidas acerca da situação de uma empresa. Já o Big Data monitora grandes quantidades de informações, buscando encontrar padrões e correlações totalmente novas para obter insights e abrir caminhos para a inovação. Por isso, o ideal é combinar ambos os processos.
Por que aplicar o BI em sua organização?
Cada vez mais empresas têm compreendido a importância de analisar e, inclusive, monitorar corretamente os dados relevantes para a tomada de decisões.
Ainda tem dúvidas sobre a eficácia da implementação desse processo em sua organização? Então, conheça três vantagens que a utilização do Business Intelligence pode proporcionar.
Otimização de processos
O desejo de qualquer gestor é conseguir otimizar os mais diversos processos em sua organização, de modo a obter resultados cada vez melhores e reduzir custos. Nesse sentido, o BI pode ser muito útil.
Com o monitoramento de dados, torna-se possível identificar oportunidades de melhorias nas diversas áreas da empresa. Além disso, a rapidez adquirida nas tomadas de decisões faz com que os negócios que utilizam BI consigam otimizar os processos com muito mais agilidade do que seus concorrentes que não o fazem.
Minimização de riscos
Nenhuma empresa está livre de riscos. Contudo, é necessário mantê-los sob controle, monitorando todas as informações necessárias para identificá-los e corrigir possíveis falhas.
Com a utilização do BI, as decisões passam a se basear em dados concretos acerca do mercado e da situação da organização. Com isso, torna-se possível evitar erros, bem como tomar ações preventivas com o intuito de minimizar ou eliminar riscos futuros.
Identificação de oportunidades
A melhor forma de conseguir se destacar em meio à concorrência é identificando oportunidades antes que os outros o façam. Com o BI, sua empresa pode sair à frente, observando tendências, encontrando brechas e se tornando inovadora. Afinal, a inovação é fator-chave para o sucesso de qualquer negócio na era digital.
O Business Intelligence é muito vantajoso para diversas áreas de uma empresa, pois permite otimizar processos e tomar decisões muito mais acertadas. Por isso, é importante estar por dentro dessa tendência para implementá-la corretamente em sua organização, de modo a obter todos os benefícios que ela tem a oferecer.
Este conteúdo foi útil para você? Então assine nossa newsletter e receba em primeira mão novos posts sobre tecnologia e inovação para o seu negócio.