A transformação digital mudou maciçamente a indústria bancaria. Inovações como inteligência artificial, automação, PIX, APIs, blockchain, entre outros, redefiniram a maneira como as pessoas percebem suas finanças, assim como sua visão em relação ao banco digital. Por isso, cada vez mais empresas do setor tentam acompanhar as tendências e descobrir como será o banco digital do futuro para se adequar às novas demandas de mercado.
Mas, afinal, quais itens irão fazer parte das instituições financeiras do futuro? O que se pode mudar hoje para garantir diferenciais competitivos relevantes daqui para frente?
É exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo. Portanto, acompanhe conosco essa leitura e veja agora mais detalhes sobre como será o banco digital do futuro.
O que esperar do banco digital do futuro?
Um levantamento feito pela IDnow, revelou que mais de 60% dos clientes de bancos do Reino Unido acreditam nos processos digitais como fator crucial para decidir em qual banco irão aplicar seu dinheiro. No Brasil, a realidade não é diferente.
Segundo dados de pesquisa feita pela PWC, o volume de transações financeiras feitas digitalmente deve crescer 142% até 2030 no Brasil.
Dados como esse mostram como a economia global caminha em direção a um cenário digitalizado. Por isso, os bancos devem se preparar para receber as inovações no setor econômico que estão previstas para acontecer em breve. E quais seriam elas?
Basicamente, irão fazer parte da rotina dos bancos soluções que visam simplificar e desburocratizar as transações financeiras. Mais do que isso, muito em breve, serão implementadas mudanças e novas tecnologias no setor para levar mais economia de tempo e praticidade ao dia a dia, como:
Modernização do autoatendimento
A confiança dos consumidores nos canais bancários digitais aumentou durante a pandemia. Com isso, a modernização do autoatendimento será um dos itens comuns no banco digital do futuro. Já que a ideia é oferecer com esse serviço mais do que apenas capacidade de transferir dinheiro ou ver saldos em conta.
Tecnologias como verificação de identidade em tempo real, captura de selfie, biometria facial, assinatura eletrônica entre tantas outras irão permitir que as pessoas possam executar transações de autoatendimento mais avançadas. O que inclui desde abrir uma conta remotamente, até comprar seguros, efetuar auto registros entre outras coisas.
APIs
Para fazer parte do ecossistema digital do futuro, os bancos precisam integrar seus produtos e serviços com apps e serviços de terceiros. O que será possível através das Application Programming Interfaces (APIs).
Por meio dessa tecnologia os produtos bancários poderão se comunicar entre si ou com produtos de terceiros simultaneamente e com segurança. Mais do que isso, as APIs serão uma das principais portas para que bancos se adaptem rapidamente a um universo centrado no cliente e em mudanças com foco em inovação.
Tecnologia biométrica
Segurança e proteção no acesso a suas informações pessoais é algo que os clientes mais esperam dos bancos. Por isso, o banco digital do futuro também irá focar em tecnologias como a biometria, que alia segurança, comodidade e agilidade em um só recurso otimizado a confiança e experiência do cliente nos serviços bancários.
Chatbots
Segundo estudo da Jupiner, os chatbots são tecnologias que irão contribuir para os bancos economizarem cerca de US$7,3 bilhões até o final de 2023.
Ou seja, trata-se de uma inovação que além de oferecer maior satisfação no atendimento ao cliente, também pode ser muito benéfica financeiramente para os bancos. Por isso, é um item que certamente irá fazer parte do banco digital do futuro.
Automação de processos
Integrar o funcionamento de diferentes sistemas é algo que acompanha alguns problemas no fluxo de trabalho.
Por isso, a otimização de processos por meio de tecnologias de automação como RPA, IA e Machine Learning será o foco principal do banco digital do futuro. Não só para contornar essas instabilidades, como para oferecer aos bancos mais economia de custos, produtividade e processos mais eficientes.
Do autoatendimento a automação de processos, o banco digital do futuro terá nas tecnologias de ponta sua grande aliada para aproveitar as oportunidades da transformação digital para crescer, inovar, bem como garantir experiências memoráveis aos seus clientes. Por isso, os bancos de hoje que desejam se inserir nesse ecossistema, precisam acompanhar essas mudanças.
Quer saber mais sobre este assunto? BAIXE AGORA ESTE EBOOK e confira quais serão as tendências do mercado financeiro que prometem se consolidar em 2023.
Se você gostou desse conteúdo, assine nossa newsletter e continue nos acompanhando! Assim você recebe semanalmente na sua caixa de entrada um novo artigo sobre tecnologia, tendências, inovação e transformação digital.