Tomar medidas visando reduzir os fortes impactos ambientais é de suma importância para o cumprimento das metas ESG (sigla para Environmental, Social and Governance) nas empresas. Nesse contexto, a transformação digital traz consigo soluções que ajudam as organizações a alinharem suas práticas a um conceito mais sustentável, e a assinatura digital é uma delas.
Ainda não sabe como funciona a assinatura digital ou como esse recurso pode ser útil no cumprimento das metas ESG em sua empresa?
Então, acompanhe conosco essa leitura e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!
Assinatura digital – Como ela pode contribuir para práticas ESG nas empresas
Não é de hoje que as práticas ESG se tornaram um dos principais focos das ações corporativas. Tanto que, segundo a pesquisa ESG and its Communication in Organizations in Brasil, as demandas voltadas para sustentabilidade ambiental, social e de governança representam uma prioridade em 95% das metas nas empresas brasileiras.
Devido a isso, muitas empresas estão evoluindo na busca de soluções que viabilizem a adoção e melhorias dessas práticas no seu cotidiano.
A assinatura digital na formalização de processos é uma inovação que tem muito a agregar no cumprimento das metas ESG nas empresas. A começar pelo fato de que assinar documentos eletronicamente contribui reduzindo ou mesmo eliminando o uso de papel.
Desse modo, tal prática contribui para redução na emissão de carbono na atmosfera. E a redução nos impactos não se dá apenas no uso do papel em si, mas em toda a sua cadeia de distribuição. Afinal, essa mudança também impacta na redução de CO2 emitido no transporte, que normalmente usa combustíveis fósseis para sua locomoção.
Além disso, em muitas empresas, ainda é latente a cultura de imprimir documentos para assinatura física. Acontece que tal prática não só gera custos com serviços de papelaria e impressão, como também resulta em danos ambientais pelo uso da tinta e energia elétrica nesse processo.
Desse modo, com a assinatura feita digitalmente, é possível eliminar esses danos ao meio ambiente. E, ainda, gerar uma economia não só de dinheiro, mas de tempo, elevando a produtividade dos funcionários.
Como funciona a assinatura digital
A transição para assinatura digital sem dúvida é um movimento que ajuda na promoção de iniciativas sustentáveis nas empresas. Essa é uma inovação que contribui para o cumprimento das metas ESG nas empresas. Mas não é só isso.
Aderir a assinatura digital também garante maior segurança aos signatários e a integridade dos documentos. Isso porque a assinatura digital é feita exclusivamente através de mecanismo eletrônico ou digital.
Ou seja, a partir de tecnologias de criptografia, certificado digital ou chave virtual é possível validar a identificação dos signatários de forma segura. Além disso, a assinatura digital tem a mesma validade jurídica que a física.
Atualmente, existem plataformas digitais 100% dedicadas na oferta de soluções voltadas para formalização digital de processos.
A FEPWeb é um bom exemplo, onde você encontra várias soluções que viabilizam a assinatura digital de documentos e Gestão de Firmas, Poderes e Alçadas. Algumas das soluções presentes nessa plataforma, incluem:
- FEPWeb™ CORE – auxilia em processos de gestão de firmas, poderes e alçadas, bem como na autenticação e autorização de transações e operações;
- FEPWeb™ CMS – essa solução permite, entre outras coisas, a assinatura automática e em lotes, validação automática de poderes e execução de assinaturas digitais e eletrônicas com máxima eficiência.
- FEPWeb™ DOM – auxilia na criação de formulários e fluxos de trabalhos dinâmicos, além de automatizar processos a partir de programas como RPA e BPMS.
Ainda com dúvidas sobre os impactos da assinatura digital para as metas ESG na sua empresa? Fale conosco e descubra os benefícios de fazer essa transição hoje mesmo!