A IoT (Internet das Coisas) é uma revolução tecnológica que está ganhando cada vez mais espaço nas empresas que desejam digitalizar seus negócios assim como otimizar seus processos, principalmente em tempos de pandemia.
E parte desse crescimento se deve ao grande potencial que essa tecnologia apresenta de auxiliar na geração de receita, além de reduzir de custos, elevar a produtividade, bem como ampliar o volume de dados. Acompanhe mais sobre essa tecnologia nesse artigo e seu crescimento durante a pandemia do coronavírus.
O que é a IoT?
O termo Internet das Coisas, também conhecido como IoT, é utilizado para designar uma tecnologia que possibilita conectar, por meio da internet, diversos dispositivos, para que eles interajam entre si e em tempo real.
Em outras palavras, a IoT nada mais é do que um mecanismo de transformação digital que, por meio de sistemas, permite que um conjunto de dispositivos sejam integrados e operem em sincronia, para executar ações remotamente visando atender necessidades especificas.
Crescimento da adoção de IoT nas empresas em tempos de pandemia
Com a pandemia, muitas empresas tiveram que se reinventar e utilizar o sistema de relações remotas para não parar a produção.
Dessa forma, houve uma aceleração da evolução digital no meio corporativo. E o crescimento da adoção da IoT nesse cenário foi quase que inevitável.
Segundo o relatório anual da Microsoft, cerca de 57% das empresas aumentaram o seu investimento no uso da Internet das Coisas. Além disso, dados do estudo IoT Snapshot da Logicalis revelou que foram desenvolvidos cerca de 19% de projetos voltados para Internet das Coisas no Brasil. Isso só no primeiro trimestre de 2020.
Ou seja, as empresas brasileiras estão investindo bilhões em softwares que possam tornar a IoT mais presentes em sua realidade.
Benefícios da IoT para as empresas
A Internet das Coisas é uma tecnologia que se aplica em diversos ambientes. E quando abordamos seu uso nas empresas, os benefícios são os mais variados possíveis.
Adotando a internet das coisas, sua empresa pode obter como benefícios:
- Aumento da produtividade;
- Maior segurança das informações;
- Redução no índice de falhas operacionais;
- Customização na linha de produção;
- Maior aperfeiçoamento de produtos e serviços.
Automatizando processos através da IoT, você consegue identificar de forma rápida e precisa todos os gargalos que comprometem a eficiência da sua empresa. E, assim, tem condições de se concentrar na aplicação das estratégias e tomadas de decisões corretas para alavancar ainda mais o seu empreendimento.
Como Aplicar a IOT nas empresas
A aplicação da IoT pode se dar de diferentes formas no dia a dia das empresas. Por meio dessa tecnologia, você pode, por exemplo, proteger todos os seus dados e dos seus clientes contra cibercrimes.
Isso é possível graças a coleta de dados em tempo real dos seus sistemas através das soluções de IoT, que permite a identificação precoce de comportamentos suspeitos e lança alertas automatizados para sua equipe de TI atue frente a possíveis ameaças.
Relacionamento com clientes
Você também pode aplicar a IoT para melhorar os relacionamentos com seus clientes, já que a coleta automatizada de informações, lhe possibilita ter acesso ao nível de interesse do seu público. E, com isso, formular estratégias de marketing e vendas alinhadas as necessidades dos consumidores.
Assertividade na tomada de decisão
Com o grande fluxo de dados que a IoT gera nas empresas, você poderá, a partir dessas informações, obter insights importantes e aperfeiçoar processos dentro da sua empresa.
IOT no mercado financeiro
A adoção da IOT avança para além das áreas comercial e industrial. Isso porque, no mercado financeiro, já existe uma adesão muito grande de bancos e fintechs brasileiras a internet das coisas.
De aplicativos de banco para celular a biometria, as iniciativas de aplicação da IoT por bancos e instituições financeiras são várias. E todas são implementadas com um único objetivo, o de facilitar as transações e operações bancárias.
Contudo, espera-se que a IoT revolucione ainda mais o setor financeiro mundial, especialmente no que se refere ao monitoramento de clientes. E para que os bancos consigam se adaptar rapidamente a essas mudanças, faz-se necessário um maior investimento em inovação.
A IOT está revolucionando diferentes setores, inclusive o mercado financeiro, abrindo um leque para as possibilidades de economia, praticidade e segurança. E você o que acha disso? Comente abaixo!