Você já conhece as novas regras de abertura de conta digital? Com a chegada da resolução nº 4.753, em vigor desde janeiro, muita coisa mudou no procedimento para abertura de contas.
Entenda sobre as alterações realizadas e os benefícios dessas mudanças para a inclusão dos consumidores desbancarizados, ou seja, aqueles que ainda não possuem uma conta bancária.
As vantagens da abertura de contas digitais
Antes de falarmos sobre as novas regras de abertura de conta digital, vale a pena entender por que esse é um tema importante atualmente. Com a chegada de novas tecnologias, ficou muito mais fácil fazer absolutamente tudo pelo celular ou computador.
É possível fazer compras, conversar com os amigos, trabalhar de forma remota e fazer transações financeiras. Por isso cada vez mais pessoas estão preferindo usar mobile bank do que se deslocar até uma agência física.
Além da agilidade nas transações e facilidade para controlar as finanças, o gerenciamento de uma conta digital é muito menos burocrático. Desde a abertura da conta até a realização de pagamentos.
A resolução 4.753, já em vigor no país, simplifica e moderniza as regras para abertura de contas digitais. Dessa forma, o procedimento se torna mais compatível com os hábitos e expectativas dos consumidores.
O que muda com as novas regras de abertura de contas digitais
Com as novas regras de abertura de conta digital mais pessoas poderão acessar produtos digitais, como contas correntes, de forma rápida e fácil. Confira os principais pontos e como eles abrem margem para facilitar a bancarização.
Revogação de normas antiquadas
Um dos grandes feitos da resolução 4.753 foi a revogação de diversas normas que tornavam o processo de abertura de contas burocrático. Eram normas que determinam a exigência de documentos e comprovantes em formato físico para a abertura de contas.
Abertura de contas por qualquer canal de atendimento
Agora os consumidores podem solicitar a abertura e cancelamento de contas por meio de qualquer canal de atendimento. São válidos, por exemplo, os meios eletrônicos e aplicativos, possibilitando a abertura de contas em bancos de forma remota.
Maior autonomia para os bancos
Com as mudanças, os bancos podem determinar quais serão os documentos exigidos dos clientes, de acordo com seus critérios internos. Essa maior autonomia permite que os bancos adotem procedimentos mais flexíveis para a abertura de contas.
Georreferenciamento
Um dos documentos normalmente solicitados para a abertura de uma conta bancária é o comprovante de residência.
Agora os bancos poderão, com o consentimento do cliente, adotar o georreferenciamento para a comprovação da residência, sem a necessidade de apresentação de documento físico comprobatório.
Todas as mudanças acima descritas estão alinhadas com as tendências da modernidade e permitem que os bancos sejam capazes de atingir pessoas que antes não poderiam abrir uma conta, em razão da burocracia e exigências.
Dessa forma, as novas regras de abertura de conta digital melhoram a experiência do cliente, tornando o procedimento de abertura de contas muito mais amigável e democrático.
Graças a essas mudanças, muitos bancos serão capazes de superar os desafios gerados pela pandemia do COVID-19 com muito mais velocidade, crescendo no mercado e atraindo muito mais clientes para os seus produtos.
A Simply está atenta a todas essas transformações, contribuindo para o processo de abertura de contas, com tecnologia de ponta. Oferecemos aos nossos parceiros soluções simplificadas e eficientes, para a abertura de contas, análise de documentos e melhoria da experiência do consumidor.
Afinal de contas, mais do que oferecer produtos aos clientes, é preciso tornar o processo cada vez mais dinâmico, intuitivo e seguro. Descubra agora mesmo como a Simply pode ajudar o seu negócio a crescer.