Em constante expansão, o mercado de crédito consignado é uma modalidade que atrai cada vez mais consumidores. Contudo, as instituições financeiras que operam com esse produto bancário sabem o quanto esse cenário pode ser desafiador, especialmente no que diz respeito à segurança e ao processo de validação das operações de crédito.
Nesse sentido, a tecnologia surge como uma grande aliada, trazendo soluções disruptivas que simplificam a oferta de crédito consignado, garantindo maior agilidade e proteção contra fraudes. Veja a seguir mais detalhes sobre o mercado de crédito consignado e como a tecnologia vem impactando nesse setor. Confira!
O que é crédito consignado?
Basicamente, o crédito consignado corresponde a uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente em folha. Por envolver um processo de pagamento automático, essa operação é considerada de baixo risco para a instituição financeira.
Desse modo, os bancos facilitam a concessão de crédito oferecendo vantagens como taxas de juros menores, menos burocracias e prazos maiores de pagamento. Inclusive, essa é uma das razões que tem feito esse mercado crescer tanto nos últimos anos.
Somente em 2022, o volume de crédito consignado atingiu o valor recorde de R$516,3 bilhões em contratações, segundo dados do Banco Central. Além disso, indicadores apontam que esse mercado movimentou cerca de R$625.087 milhões apenas em novembro de 2023, conforme mostra o panorama de crédito traçado pela Febraban.
Ou seja, trata-se de um segmento em constante expansão que, ao longo dos anos, vem sendo cada vez mais impactado por mudanças e transformações que visam elevar a conveniência e a experiência dos usuários.
Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel relevante, oferecendo soluções que não apenas simplificam a concessão de crédito consignado, mas também impactam no desenvolvimento desse mercado em diferentes aspectos.
Como a tecnologia influencia no mercado de crédito consignado?
O uso de novas tecnologias no setor de crédito consignado ajuda a manter e fortalecer esse mercado, oferecendo facilidades tanto para o correspondente bancário quanto para o cliente final.
Hoje, soluções tecnológicas de automação permitem aos bancos e fintechs agilizar o processo de análise e concessão de crédito, simplificando o controle dos dados sobre o histórico financeiro do cliente, afim de minimizar os riscos de inadimplência e fraudes.
E não é só isso. O uso de APIs (interfaces de Programação de Aplicações) também possibilita a integração online entre sistemas. Isso, por sua vez, ajuda a melhorar não só a qualidade, mas a segurança dos serviços prestados ao cliente.
Outras tecnologias, como as plataformas digitais SaaS (Software as a Service), também oferecem infraestrutura que agiliza a oferta dos serviços financeiros. Além disso, essas plataformas também contam com soluções que elevam a privacidade dos dados, adequando-se mais facilmente às regulamentações brasileiras vigentes para a concessão de crédito.
Outros benefícios
Através da utilização de tecnologias aplicadas ao mercado de crédito consignado, também é possível:
- Viabilizar a simulação e contratação de crédito de forma online e em tempo real
- Acelerar o fechamento de contratos através da automação de processos de onboarding
- Ampliar a oferta de crédito consignado nos principais canais usados pelos consumidores
- Otimizar o atendimento e a prospecção de contatos com o uso de tecnologias baseadas em IA
Ou seja, não há dúvidas de que as tecnologias digitais podem impactar positivamente o mercado de crédito consignado. Portanto, os bancos, fintechs e outras entidades financeiras que operam com esse produto e desejam elevar a produtividade e segurança, além de melhorar a experiência dos consumidores, precisam mais do que nunca contar com o apoio tecnológico para modernizar suas operações e automatizar seus processos.