Desde o seu lançamento em 2020, a adoção do Pix por empresas tem aumentado de forma exponencial. Para aqueles que ainda não utilizam esse método de pagamento, mas desejam aderir, é crucial contar com instituições homologadas como PSTI.
A homologação PSTI é uma autorização concedida pelo Banco Central aos Provedores de Serviços de TI para operarem serviços de TI em nuvem, tanto no âmbito do Sistema de Pagamentos Brasileiro quanto no Sistema de Pagamentos Instantâneos, que inclui o Pix.
Dessa forma, contar com provedores homologados pelo Bacen significa assegurar uma integração mais confiável aos sistemas de pagamentos via Pix. Além disso, instituições com PSTI também oferecem outros benefícios que simplificam essa oferta, elevando a competitividade no mercado.
A seguir, detalhes sobre o crescimento da oferta do Pix nas empresas e como sua empresa pode se preparar para adotar esse modelo de pagamento.
Crescimento dos pagamentos via Pix
O Pix se tornou muito popular no Brasil, revolucionando a maneira como os brasileiros realizam pagamentos e transferências bancárias. Os números demonstram isso – somente em 2023, as transações via Pix cresceram mais de 50%, movimentando mais de R$16 trilhões no mercado.
A adesão ao uso do Pix por empresas também aumentou significativamente. Nos últimos três anos, as transações de pessoas para empresas subiram de 6% para 34%, conforme aponta o Banco Central. Esse crescimento é atribuído, principalmente, à maior aceitação do Pix pelo varejo e entidades públicas.
A tendência é que esses números continuem a crescer nos próximos anos, tornando o Pix o principal meio de realizar transações financeiras. Portanto, as instituições que ainda não adotaram esse sistema de pagamento precisam se preparar para oferecê-lo.
Operações via Pix proporcionam custos menores, mais agilidade e segurança, resultando em uma melhor experiência para o usuário. Além disso, esse meio de pagamento abre novas oportunidades de negócios para empresas financeiras e de outros setores.
Importância da homologação PSTI
Oferecer o Pix como forma de pagamento é, sem dúvida, um diferencial competitivo para as empresas. No entanto, aderir a esse modelo de negócio, atendendo às regulamentações de cada setor, não é fácil.
Para trabalhar com o Pix, além do cumprimento das etapas cadastrais, é necessário contar com uma infraestrutura tecnológica robusta capaz de operar esse meio de pagamento com segurança. Nesse sentido, as instituições com homologação PSTI são alternativas que facilitam e agilizam essa integração, proporcionando mais confiabilidade e eficiência às empresas.
O Banco Central lista apenas seis empresas autorizadas a prestar serviços de tecnologia da informação como PSTIs – a Sinqia faz parte desta rigorosa seleção. Ao obter a homologação e se tornar um PSTI ativo para operar com esse modelo de negócios, a Sinqia passou a atender bancos comerciais, bancos múltiplos, instituições de pagamento, concessionárias de serviços públicos, cooperativas de créditos e outras instituições financeiras que desejam dar um passo adiante ao oferecerem pagamentos instantâneos a seus clientes.
Além disso, para acompanhar o crescimento do Pix no Brasil, a Sinqia aprimorou sua solução: agora, ela é capaz de processar volumes ainda mais altos para atender a demanda de grandes bancos.
Fale com um de nossos consultores e saiba mais sobre a solução Sinqia, empresa homologada como PSTI, para trabalhar com pagamentos via Pix!