Considerado um dos segmentos pioneiros em relação à transformação digital, o mercado financeiro busca constantemente investir em tecnologias emergentes como o cloud computing para escalar sua infraestrutura de serviços. Contudo, por não compreender sua importância, há quem ainda resista em migrar seus dados para a nuvem.
Inclusive, até pouco mais de uma década, a computação em nuvem era vista com certa desconfiança. Contudo, sua capacidade de oferecer para as empresas maior segurança, agilidade e flexibilidade para reagir a mudanças e tendências mudou esse cenário.
Hoje, o cloud computing faz parte das principais estratégias do setor financeiro, sendo imperativo quando o assunto é inovação.
Continue lendo esse artigo e entenda mais sobre a relação entre a computação em nuvem e o futuro das instituições financeiras. Além disso, conheça também as principais vantagens em investir no cloud computing para sua empresa.
Computação em nuvem e o futuro das instituições financeiras: entenda a relação
Não é de hoje que os bancos veem nos serviços online uma extensão de seus negócios tradicionais. Com isso, para viabilizar operações seguras e atender a demandas de modo confiável nesse meio é preciso contar com os recursos certos.
Nesse contexto, a computação em nuvem surge como uma aliada, não só oferecendo acesso rápido às informações e evitando interrupções sem precedentes. Mas, sobretudo, por garantir mais segurança e privacidade dos dados em suas operações online. Fatores esses considerados indispensáveis em uma época onde os clientes exigem acesso seguro e em tempo real a dados e serviços.
Por que investir na computação em nuvem no setor financeiro?
Quando o assunto é competitividade e inovação, trazer a nuvem para o centro de suas estratégias de transformação digital é fundamental. E várias empresas do mercado financeiro já estão percebendo isso e se movimentando em direção ao cloud computing.
Segundo relatório da Gartner sobre as “Principais Tendências Estratégicas de Tecnologia para 2023”, mais de 50% do mercado apostará em cloud até 2027. Além disso, de acordo com a IDC, 67% das instituições financeiras já contam com estratégias de computação em nuvem hoje.
Ou seja, não há dúvidas de que a nuvem já compõe e fará parte do futuro das instituições financeiras. E grande parte disso se deve aos benefícios que investir nessa tecnologia pode proporcionar, como:
- Geração de maior valor comercial a partir de uma infraestrutura ágil e segura proporcionada por soluções de armazenamento em nuvem;
- Capacidade de inovação e processamento de dados em larga escala e em tempo real;
- Maior facilidade no acesso às informações, levando mais dinamismo e comodidade na hora de consultar dados na nuvem.
A computação em nuvem também permite aos bancos proporcionar experiências exclusivas ao cliente, além de viabilizar transformações contínuas em suas operações.
Além disso, existem soluções baseadas em IA que ao serem integradas ao banco de dados na nuvem, maximizam os benefícios dessa inovação e ainda levam mais economia para o negócio. O S-View da Simply é um bom exemplo!
Com essa solução, sua empresa pode utilizar os dados operacionais e históricos de clientes para ter uma visão mais clara sobre possíveis riscos ou fraudes, criar modelos preditivos e muito mais. Fale com um consultor e saiba mais sobre essa inovação e como ela pode ajudar sua empresa!