O uso de IA e dados baseados em nuvem já é uma realidade no ambiente de negócios. Afinal, a integração dessas duas tecnologias contribui na otimização de processos, no gerenciamento e acesso aos dados, além de melhorar resultados em diferentes setores operacionais.
Até pouco tempo atrás, essa fusão somente era possível em grandes corporações. Mas hoje, a inteligência artificial e dados em nuvem são tecnologias que estão ao alcance de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento.
Por isso, quem deseja elevar sua maturidade digital de forma estratégica e garantir todos os benefícios que isso pode oferecer, precisa compreender melhor esse conceito. E também saber como trazer vantagens competitivas para sua empresa a partir dela.
Sabendo disso, a seguir vamos detalhar mais sobre o que é a IA e dados baseados em nuvem, além dos benefícios que essa integração pode proporcionar a uma organização. Confira!
IA e dados baseados em nuvem: entendendo esse conceito
Basicamente a inteligência artificial em nuvem consiste na integração de duas tecnologias para criar um ambiente que aprende com seus próprios dados.
A partir dessa fusão é possível elevar a capacidade de tratamento de dados simultaneamente, integrar as informações com diferentes sistemas. E também fazer previsões e resolver problemas antes mesmo que possam ser identificados pelos usuários.
Principais benefícios da IA e dados baseados em nuvem para as empresas
A integração da IA em plataformas de dados baseados em nuvem vem ganhando mais espaço no cenário corporativo. E não é para menos, afinal, por meio da união dessas tecnologias é possível garantir uma série de vantagens que ajudam a elevar o potencial competitivo das empresas.
Entre os benefícios que a IA e banco de dados baseados em nuvem podem proporcionar para as empresas estão:
Facilidade de acesso aos dados
Quem investe em IA e dados baseados em nuvem consegue não só acessar e armazenar um grande volume de informações, como também usar esses dados para alimentar seus sistemas. Assim, os recursos de IA poderão aprender o que for necessário para gerar resultados melhores e mais eficientes para a corporação.
Otimiza a gestão de dados
O uso de IA com dados na nuvem também torna a gestão muito mais eficiente. Isso porque, a acessibilidade e conectividade que a integração dessas tecnologias oferece permite migrar e controlar os dados de uma forma mais confiável e segura.
Desse modo, empresas que usam da IA com soluções de dados em nuvem conseguem escalar suas aplicações, bem como maximizar seus resultados e impulsionar sua cultura de inovação com mais facilidade.
Garante tomadas de decisão mais conscientes
Em um ambiente de nuvem, a IA aprende de maneira automatizada a identificar tendências e padrões a partir de vários conjuntos de dados. Isto, por sua vez, eleva a qualidade, rapidez e precisão na análise dos dados, que servem como base sólida e confiável para tomadas de decisão mais assertivas.
Em outras palavras, com essa integração, os gestores passam a ter o apoio necessário para decidir quais passos dar considerando a realidade da empresa, sempre com foco no crescimento sustentável da organização.
Reduz custos
Reduzir despesas sem comprometer a qualidade do serviço e a rotina de trabalho é o que toda empresa busca. Nesse contexto, o uso de IA e dados baseados em nuvem é uma alternativa que pode ajudar a garantir mais economia na organização.
Isso porque o armazenamento em nuvem é um serviço personalizável. Ou seja, a empresa só paga pelo espaço de que necessita, eliminando custos com infraestrutura e desperdícios de recursos.
Além disso, existem soluções que ajudam a preparar melhor o banco de dados para IA reduzindo o consumo de nuvem e ampliando a economia para o negócio. É o caso do S-View da Simply, uma solução que usa dados operacionais e históricos para criar modelos preditivos, visões de BI, análises de risco e muito mais.
“O S-View vem trazendo estruturas de dados dentro do lake para facilitar a utilização de algoritmos de IA, uma das estruturas que trazem bastante ganhos na organização e no custo de execução dos algoritmos de IA é a da visão 360 dos clientes, onde temos todos os dados históricos dos cadastros dos clientes e das suas transações, que possibilita a execução de modelos preditivos de churn (saída/cancelamento do contrato do cliente) e fraude. ” – Filipe Aguiar, especialista de sistemas da Simply.
Fale agora mesmo com nossos consultores e saiba como garantir decisões mais inteligentes e orientadas por dados para o seu negócio com o S-View da Simply!