A gestão de contratos é uma atividade essencial para qualquer negócio. Afinal de contas, é por meio dela que é possível organizar o relacionamento com todas as partes envolvidas com a empresa. Desde o fornecedor até o cliente final.
Contudo, para garantir que esse processo seja realmente eficiente e não se torne apenas uma burocracia para a empresa, é necessário investir em inovações que possam otimizar cada etapa.
Continue lendo e veja agora o que é a gestão de contratos, como esse processo funciona e a importância de uma gestão automatizada para as empresas. Confira!
O que é gestão de contratos?
Em termos gerais, gestão de contratos são ações e práticas administrativas que têm como objetivo validar e acompanhar contratos. Ela engloba todo o ciclo de vida desse tipo de documento, desde o seu recebimento até o vencimento.
Seu objetivo é evitar que a empresa acabe caindo em falhas e armadilhas administrativas e legais. Além disso, ela também pode ser útil para:
- Garantir a satisfação do cliente, evitando problemas contratuais;
- Otimizar negociações;
- Trazer mais transparência para a empresa;
- Permitir a criação de padrões regulatórios e de conformidade.
Como funciona?
A gestão de contratos se inicia com o planejamento desses documentos. Nessa etapa é feita toda a parte de rascunho de termos e condições, bem como prazos e cláusulas.
Esse documento inicial ainda não é formalizado, pois irá apenas delinear os interesses e termos dos envolvidos. Somente na fase seguinte, de elaboração, é que o contrato será elaborado a partir das ideias da etapa anterior.
Em seguida, é feita a negociação entre as partes envolvidas. Nesse momento o documento pode sofrer alterações conforme a vontade de cada parte.
Somente depois que ambas estiverem de acordo com tudo que está descrito no documento é que ele é aprovado. Mas essa não é a etapa final da gestão de contratos, o contrato ainda passará por uma etapa de revisão e só então será executado.
Qual a importância de ter uma gestão de contratos automatizada?
Por meio de uma gestão de contratos automatizada é possível trazer mais agilidade para os processos. Isso porque, através desse processo é possível eliminar etapas demoradas que podem ser resolvidas em um clique, como revisões e aprovações.
Além disso, esse tipo de ferramenta também permite que você faça toda a digitalização das etapas, permitindo que as informações sejam integradas e que o acesso se torne mais fácil dentro da gestão de contratos.
A economia de tempo é outro diferencial, uma vez que a equipe não precisará mais passar horas esperando documentos físicos serem transportados para cada um dos envolvidos. Tudo é feito de forma digital, o que também garante mais segurança.
Por exemplo, através da automatização da gestão de contratos é possível ver o histórico de edições do documento, ver quais usuários acessaram as informações, e até mesmo trazer mais camadas de proteção para dados sensíveis de clientes. Por isso vale muito a pena investir nesse tipo de inovação.
Agora que você já sabe como automatizar a gestão de contratos pode otimizar os processos do seu negócio, não deixe de investir nesse tipo de inovação. Além de trazer mais produtividade para a sua equipe, você ainda terá mais controle sobre as negociações da sua empresa.