A abertura de conta digital é um fenômeno que não pode ser ignorado pelas instituições do setor bancário.
Os números impressionam: atualmente, algo entre 500 mil e 1 milhão de contas digitais são abertas no país a cada mês, o que nos dá a indicação de que, em pouco tempo, elas provavelmente se tornarão predominantes no mercado.
Mas, se de um lado as empresas do setor sabem o que fazer, de outro, elas precisam assimilar rapidamente algumas lições sobre como fazer. Nesse post falaremos sobre 5 erros a serem evitados para a adoção de um bom processo de abertura de conta digital.
As contas digitais na visão do consumidor
Ao encontrarem novas e vantajosas alternativas de acesso a serviços financeiros, muitos consumidores não tiveram dúvidas em experimentar e aderir a elas.
Na visão dos consumidores, os principais fatores que pesam a favor das contas digitais são:
- Conforto;
- Acesso em dias e horários estendidos;
- Agilidade e simplicidade no atendimento;
- Segurança;
- Redução ou eliminação de cobrança de tarifas;
- O próprio apelo representado pelo uso de tecnologias avançadas.
Há ainda um fator cultural, representado pela chegada ao mercado dos chamados novos consumidores bancários. Para os jovens que já nasceram e cresceram dentro da atual onda de inovações tecnológicas, as contas digitais representam a escolha óbvia a se fazer.
As contas digitais na visão do fornecedor
Nos últimos anos, a necessidade de ofertar contas digitais ao mercado tornou-se o principal foco de investimento das instituições do setor.
Na corrida para oferecer ao consumidor a melhor experiência de usuário, todas as empresas precisam ficar atentas a alguns erros que podem tornar as suas soluções menos competitivas.
Mas o que poderia ser tão comprometedor numa abertura de conta digital?
Bem, um processo inadequado de onboarding e cadastro, por exemplo, pode afastar clientes que praticamente já haviam sido conquistados. Um bom gestor é capaz de detectar os sinais que apontam para a necessidade de uma reestruturação.
Abertura de conta digital: cinco erros evitáveis
A experiência de diversas empresas com a oferta de contas digitais a seus clientes tem revelado a existência de alguns erros comuns, que podem e devem ser evitados, conforme veremos a seguir.
#1. Subestimar a complexidade e o inter-relacionamento entre processos
Soluções simples e práticas para o consumidor não significam ausência de complexidade envolvendo estruturas e processos internos. Da tecnologia às funções administrativas, cada componente precisa estar devidamente integrado.
#2. Abrir mão de ações de marketing
Adotar a melhor tecnologia e as melhores práticas não assegura um aumento automático no volume de novos clientes e novas contas. Continua sendo importante a ação do marketing, em sua missão de alcançar o público alvo adequado.
#3. Limitar a experiência da abertura de conta
Ao aderir a uma conta digital, muitos consumidores se mostram abertos à aquisição de outros produtos. Entretanto, as instituições oferecem uma experiência limitada, sem ofertas que seriam muito bem vindas.
#4. Adotar fluxos inadequados de integração de novos clientes
Na abertura de uma conta digital, normalmente há algumas etapas a serem cumpridas pelo cliente. Porém, sobretudo em função de questões técnicas, cada etapa acaba sendo realizada em um momento distinto, levando a uma perda de eficiência. Rever fluxos e processos pode corrigir o problema.
#5. Não realizar monitoramento e melhoria contínua de processos
Por mais que um processo tenha sido bem planejado e implantado, sempre haverá a possibilidade de aperfeiçoamentos. Além disso, mudanças de cenário podem exigir atualizações.
Pontos essenciais para um processo eficiente
Além de evitar os cinco erros acima citados, alguns cuidados essenciais também tornam o processo de abertura de uma conta digital mais eficiente. São eles:
- Minimizar as exigências de digitação de dados ao cliente;
- Durante o processo de abertura da conta digital, facilitar o acesso a produtos como financiamentos;
- Facilitar o início, a interrupção e a retomada da contratação da conta digital;
- Sempre oferecer alternativas digitais para as necessidades de recolhimento de assinaturas ou de documentos;
- Após a conclusão da abertura da conta, torná-la imediatamente acessível, com todos os recursos que forem atribuídos a ela.
Conforme vimos, a implantação de um bom processo de abertura de conta digital depende da observação de alguns detalhes importantes.
Mas tudo fica mais fácil quando se conta com a parceria de uma empresa reconhecida no mercado, como a Simply, que há mais de treze anos oferece soluções que permitem às empresas serem digitais de ponta a ponta com produtos que possibilitam a automatização de atividades manuais e a transformação de operações inteiras.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!