Conhecer as tendências no mercado das fintechs pode ser uma experiência valiosa. Por quê?
As fintechs estão entre os mais relevantes segmentos da atividade econômica em relação à inovação tecnológica, movimentando elevados e crescentes investimentos, que se traduzem em novos serviços, produtos e experiências para os clientes.
Nesse post veremos como está atualmente o mercado das fintechs e quais são as apostas tecnológicas do setor para os próximos anos.
A revolução do mercado das fintechs
As fintechs são o feliz resultado da união entre produtos financeiros e recursos tecnológicos. Seu surgimento está ligado à reação dos agentes econômicos à grande crise de 2008, que resultou na quebra de estruturas tradicionais, como o Banco Lehman Brothers.
O grande desenvolvimento tecnológico vivido no período possibilitou a formatação de uma oferta de produtos e serviços mais ágil, com menos custos e burocracia, mas ao mesmo tempo segura e confiável.
Quando nos referimos às fintechs, não estamos falando apenas de bancos digitais, mas também de mercados de criptomoedas, financiamentos coletivos (crowdfunding), sistemas de controle baseados em blockchain, contabilidade online, automatização da emissão de notas fiscais, novos sistemas de oferta de crédito online, etc.
O crescimento do mercado das fintechs
Com tantos atrativos, as fintechs logo começaram a ganhar espaço, colocando em cheque a atuação das instituições bancárias tradicionais que, em resposta, também partiram para investimentos em inovação, criando suas próprias startups ou associando-se a outras.
Outra movimentação que tem sido observada no mercado é a das fusões e aquisições envolvendo grandes empresas, principalmente de tecnologia, com o intuito de ingressar no setor financeiro.
Segundo dados do estudo Inside Fintech da consultoria de inovação aberta Distrito, no Brasil as fintechs receberam 166 deals em 2021, movimentando US$ 3,6 bilhões de dólares, um crescimento de 83% quando comparado com o volume de US$ 1,8 bilhões investido no ano passado.
BAIXE ESTE INFOGRÁFICO e confira a evolução do ecossistema de fintechs no Brasil ao longo dos últimos anos.
O foco na experiência do cliente
Um fator importante que as fintechs têm sabido explorar é o foco na experiência do cliente, criando um relacionamento mais consistente com seu público-alvo.
O uso da tecnologia vem facilitando o acesso a produtos e serviços, com a eliminação de barreiras que tornam os processos lentos, complexos e pouco transparentes. Além disso, a segurança na realização das operações faz do relacionamento com as fintechs uma experiência verdadeiramente diferenciada para o cliente.
Tendências no mercado das fintechs
No ritmo acelerado em que a tecnologia avança, não há dúvida de que muitas inovações ainda estão por vir. Destacamos a seguir algumas das que deverão provocar impactos significativos nos próximos anos, tanto para clientes quanto para empresas.
Ampliação do uso de dispositivos móveis (mobile)
O uso de dispositivos móveis para atividades profissionais já deixou de ser uma opção para se tornar o modo padrão de trabalho, proporcionando produtividade e segurança.
Suporte ao cliente (customer support)
A necessidade de dar suporte aos clientes será suprida, cada vez mais, por processos automatizados. Os chatbots são exemplos já presentes no dia a dia, que ganharão ainda mais espaço, evoluindo em termos de inteligência aplicada.
Tecnologia de regulamentação (regulation technology)
A regulamentação está presente em toda a atividade econômica, mas é ainda muito dependente de processos manuais. Não por acaso, há um segmento inteiro de tecnologia voltado para o desenvolvimento de soluções inteligentes para tais necessidades.
Desenvolvimento conjunto e formação de joint ventures
Mais ações de desenvolvimento conjunto e formação de joint ventures deverão ocorrer na busca por soluções para ineficiências crônicas herdadas de sistemas legados.
Uso de fintechs para proteção
Fintechs estão desenvolvendo mecanismos de proteção a fraudes financeiras, voltados para clientes vulneráveis, como idosos e adolescentes.
Adoção institucional de criptomoedas
O aprimoramento das soluções de custódia e a maior confiança na tecnologia de blockchain levarão investidores institucionais a aderir cada vez mais aos mercados de criptomoedas.
Robotic proccess Automation (RPA)
A tecnologia de RPA tende a alcançar níveis extremos de automação de processos repetitivos, que se traduzirão em redução de custos e maior eficiência nos processos.
Há uma clara tendência de que soluções baseadas em tecnologia se tornem cada vez mais correntes e dominantes no dia a dia.
Por representarem um setor que está na linha de frente da inovação tecnológica, as fintechs são ótimos exemplos para empresas e profissionais de todos os segmentos. Observar e compreender as tendências no mercado das fintechs é um ótimo exercício de antecipação do futuro.
Aproveite e confira o que vem por ai em nosso ebook: Tendências do Mercado Financeiro Para 2021.