Nos últimos anos, o setor financeiro vem passando por mudanças significativas e em 2025 não será diferente. A evolução de tecnologias como inteligência artificial, somada a questões como maior acessibilidade bancária e experiências hiperpersonalizadas ganham mais espaço e prometem moldar o setor. Por isso, acompanhar de perto as tendências do mercado financeiro para 2025 é fundamental nesse cenário.
Mais do que uma vantagem competitiva, entender essas mudanças, assim como as oportunidades e desafios que proporcionam, é crucial para organizações que visam atender as novas demandas do mercado global e garantir maior estabilidade e segurança financeira.
Continue lendo e veja a seguir quais serão as principais tendências do mercado financeiro previstas para 2025 e seus impactos no futuro desse setor. Confira!
Conheça as tendências do mercado financeiro para 2025
Em constante evolução, o mercado financeiro segue marcado por intensas revoluções tecnológicas. Para 2025, a expectativa é que as transformações impulsionadas pela inovação continuem acontecendo em ritmo acelerado, redefinindo a forma como bancos e outras instituições lidam com tecnologias, investimentos e gestão de ativos.
Mas o que esperar do futuro no mercado financeiro? Quais tendências estão previstas para o ano que vem nesse setor? Abaixo, listamos 10 tendências do mercado financeiro para 2025, segundo relatório da Accenture, que as empresas devem observar de perto. São elas:
Acessibilidade Bancária Universal
A integração de IA generativa e outras tecnologias digitais em mais operações bancárias tornará os serviços financeiros mais inclusivos e acessíveis.
A tendência é que, até 2030, essa maior acessibilidade bancária eleve a disponibilidade de produtos e serviços financeiros a mais pessoas e empresas, tornando as ofertas cada vez mais alinhadas às necessidades de públicos diversos e, com isso, gerando impactos significativos tanto no meio social, quanto na economia global, chegando a agregar até US$4,4 trilhões de valor anualmente.
Maior regulação e o crescimento do setor não bancário
A implementação de diretrizes regulatórias mais rigorosas ajuda a elevar a segurança e transparência no setor financeiro, mas também cria um cenário favorável ao avanço do setor não bancário.
Desse modo, até 2030, a tendência é que os tomadores de empréstimos migrem cada vez mais para o setor não bancário como uma alternativa mais flexível para obtenção de créditos comerciais, remodelando o futuro do cenário financeiro e pressionando os bancos tradicionais a investir em estratégias e soluções inovadoras para se adaptarem ao ecossistema financeiro em transformação e se manterem competitivos.
A escala como diferencial competitivo
A escalabilidade também surge como uma das tendências do mercado financeiro para 2025 que os bancos devem observar de perto. Afinal, em um cenário competitivo, onde as diferenças entre os grandes bancos e seus concorrentes menores se elevam, poder escalar produtos e serviços com eficiência e inovação é uma vantagem competitiva importante para se sobressair diante da concorrência.
Segundo relatório da Accenture, a tendência é que até 2030, a escala seja o principal pilar para o sucesso no setor financeiro.
Experiências bancárias hiperpersonalizadas
A experiência bancária sempre esteve no centro das estratégias no setor financeiro. Afinal, obter interações personalizadas e que supram suas necessidades é a expectativa de 71% dos consumidores, conforme revela pesquisas da MCKinsey.
Mas, em 2025, os avanços da IA generativa, análise de Big Data, entre tantas outras inovações, irão forçar ainda mais os bancos a mudar a natureza impessoal de suas operações. Até 2030, a tendência é que as instituições financeiras remodelem completamente seus processos, visando adotar uma abordagem mais proativa e fornecer soluções alinhadas aos interesses dos clientes, resultando em experiências mais personalizadas e mais fidelizações.
Estratégia de Produtos: De Silos a Conexões Inseparáveis
Em 2025, a estratégia dos bancos, até então centradas em produtos, será substituída por uma abordagem mais centrada no cliente.
Desse modo, a tendência é que até 2030, os clientes bancários consigam criar seu próprio portfólio, contendo produtos e serviços mais relevantes e adaptados às suas necessidades financeiras. Isso não só vai elevar a satisfação e melhorar a experiência bancária, como também irá contribuir para geração de conexões mais fortes entre bancos e seus clientes.
Uma nova dinâmica de trabalho
Essa é uma das tendências que promete revolucionar o setor financeiro. A integração da inteligência artificial em todos os aspectos do setor bancário irá introduzir uma nova dinâmica de trabalho, levando mais eficiência e colaboração entre humanos e máquinas.
Até 2030, a expectativa é que essa parceria desempenhe um papel importante, otimizando processos internos e remodelando funções para um maior ganho de produtividade.
Do desperdício à valorização
Com sua capacidade de automatizar processos manuais de rotina, a IA generativa irá eliminar desperdícios, reduzindo até 60% dos custos operacionais em bancos nos próximos 3 anos, conforme aponta relatório da Accenture.
Além disso, a integração dessa tecnologia no setor financeiro também agregará enorme valor interno, possibilitando que talentos, até então voltados para o cliente, sejam redirecionados para interações de alto valor, levando a um aumento de receita, mas sem comprometer a satisfação do cliente.
O Futuro é Open Source
Entre as tendências do mercado financeiro para 2025, também vale destacar a migração crescente dos bancos de tecnologias legadas, para sistemas de código aberto.
Esse movimento permitirá que as instituições financeiras dimensionem e personalizem suas operações, reduzam custos e impulsionem o negócio rumo a inovação. Por isso, estima-se que até 2030, a arquitetura de código aberto componha a base da infraestrutura bancária e, com isso, ofereça mais agilidade, eficiência e segurança às operações.
Codificação tradicional se torna obsoleta
Com o apoio da engenharia reversa, a IA generativa irá traduzir e reescrever códigos legados em linguagens modernos. Desse modo, até 2030, a tendência é que mais bancos adotem soluções orientadas por IA para resolução de problemas técnicos, desenvolvimento de aplicativos e outras soluções digitais com mais agilidade, eficiência e escalabilidade.
Provedores de plataforma enfrentam o dilema do inovador
Na busca por mais eficiência e personalização, provedores de SaaS e plataformas bancárias estão migrando para arquiteturas componíveis. Essas estruturas possuem uma natureza modular que facilita a integração de novas tecnologias, são tolerantes a falhas, assim como favorecem a criação de soluções personalizadas, sem a necessidade de grandes reformulações.
Portanto, essa é uma tendência que promete revolucionar a forma como as organizações funcionam, remodelando todo o ecossistema tecnológico no setor financeiro e se tornando um diferencial competitivo nesse cenário.
O que esperar para o mercado financeiro no Brasil
O setor financeiro brasileiro também será impactado pelos avanços de algumas tecnologias em 2025. Soluções de pagamentos instantâneos como o PIX continuarão a evoluir, trazendo novas funcionalidades para o mercado.
O PIX por aproximação e o PIX parcelado são exemplos de novos recursos que prometem ampliar cada vez mais a praticidade e conveniência desse método de pagamento. Com novas funcionalidades e o acesso facilitado a essa tecnologia, a expectativa é que mais empresas adotem o PIX como forma de pagamento, ampliando seu alcance e melhorando a experiência dos usuários em transações no dia a dia.
Além disso, a adoção de investimentos com foco nos critérios ESG também está entre as tendências para 2025. Com investidores cada vez mais inclinados a apoiar negócios que se preocupam com questões ambientais, sociais e de governança, as empresas que se movimentam para incorporar práticas de gestão mais responsáveis e transparentes em seus modelos de negócio ganham protagonismo.
Avanços no cenário do Open Finance também são esperados. Em 2025, a tendência é que cresçam as parcerias entre instituições financeiras, fintechs e empresas tecnológicas, a fim de permitir aos consumidores um controle ainda maior sobre seus dados, assim como o acesso a serviços inovadores no modelo BaaS (Bank as a Service).
Do mesmo modo, a inteligência artificial e tecnologias de automação seguem como destaque, desempenhando um papel crucial em vários processos do setor financeiro. Seja otimizando operações de análise de crédito, reforçando a segurança na prevenção de fraudes, automatizando transações, ou mesmo aprimorando decisões de investimentos.
Ao passo em que surgem novas tecnologias, também cresce a necessidade de controle regulatório sobre o uso dessas inovações no mercado financeiro.
Nesse sentido, para 2025, espera-se que as regras e normas regulatórias aplicadas ao setor sejam ainda mais rígidas, visando trazer mais transparência às operações financeiras, segurança de dados e proteção a investidores e empresas.
As tendências do mercado financeiro para 2025 dispostas acima mostram que o setor será impactado por várias transformações, tendo a IA generativa na liderança dessas evoluções.
Portanto, aqueles que desejam aproveitar ao máximo as oportunidades e se proteger dos desafios nesse cenário, devem acompanhar e se preparar para essas mudanças, seja investindo em tecnologias emergentes, ou adotando soluções mais escaláveis e personalizadas, com foco na experiência do cliente.
Conte com a Evertec + Sinqia para preparar e adequar sua empresa às mudanças tecnológicas do setor financeiro com agilidade e segurança!
Quer saber mais detalhes de cada uma das tendências listadas nesse artigo? Baixe agora o e-Book: “O futuro do setor financeiro: principais tendências para 2025”.