É possível adotar soluções personalizadas para entregar produtos de crédito mais acessíveis
Ao invés de recorrer aos bancos e corretoras, cada vez mais pessoas preferem aderir a soluções oferecidas por fintechs e outras instituições financeiras na hora de solicitar um empréstimo ou financiamento. Esse movimento é o reflexo da popularização e da expansão das Sociedades de Crédito Direto (SCD) no Brasil.
As SCDs são organizações que receberam autorização do Banco Central para oferecer empréstimos e serviços bancários dessa natureza. Elas atuam por meio de plataformas eletrônicas e apenas com capital próprio. Na prática, estão transformando o mercado ao criar opções mais acessíveis de crédito para a população.
Para se ter ideia, em 2021, as fintechs concederam mais de 12,7 bilhões em crédito – um crescimento de 96,2% em relação ao ano anterior. A Pesquisa Fintechs de Crédito Digital, da PwC e Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), também mostra que o crescimento foi liderado pelo crédito às famílias, mas as empresas também são clientes recorrentes.
Apesar do processo para que uma instituição se torne SCD tenha ficado menos exigente nos últimos anos, como uma resposta do BACEN para aumentar a competitividade no setor, nem tudo é tão simples assim. As entidades ainda precisam de uma estrutura robusta, plataformas ágeis e um processo adequado às regulações do setor.
Tecnologia e técnica são essenciais para as SCDs
Além de conquistar a autorização do BC para oferecer empréstimo para pessoa física ou jurídica com ou sem garantia, as SDCs viabilizam diversas formas de financiamento e opções de antecipação de crédito. No entanto, essas instituições precisam desenvolver tecnologias importantes para desempenhar suas funções.
É fundamental, por exemplo, ter ferramentas para realizar a análise de crédito para clientes ou terceiros, a distribuição de seguros e a cobrança de terceiros. As companhias também precisam ficar atentas aos aspectos jurídicos e custos tributários deste tipo de atuação.
O papel da Sinqia na inovação promovida pelas SCDs
Neste ambiente de incertezas e adequações, a Sinqia desenvolveu uma série de recursos personalizáveis para ajudar as instituições a criar produtos de crédito mais rentáveis e acessíveis. São soluções de crédito, recebíveis, regulatório contábil e tudo o que é necessário para que as SCDs possam atuar.
Entre as soluções, estão regulatórios de crédito, contabilidade, gestão de vencidos, minutário, cadastro positivo, portabilidade de crédito, cobrança, DDA e contas a receber/pagar. Seja com tecnologias próprias seja com a cooperação de parceiros, a Sinqia disponibiliza ferramentas completas para o setor.
A sua empresa já é uma SCD ou está querendo se tornar uma? Conte com a ajuda da principal fornecedora de soluções financeiras para isso. Fale com nossos especialistas.