Serviço elaborado em parceria com uma plataforma de compliance permite monitorar a divulgação de normas em órgãos e ajuda a manter obrigações legais atualizadas
Com o avanço da tecnologia ao longo da última década, o setor financeiro vem passando por diversas transformações para ser mais inclusivo. Dessa forma, fatores como a análise e o cruzamento de dados, inteligência artificial e machine learning tornaram-se fundamentais nos últimos anos para que os bancos, fintechs e corretoras possam oferecer produtos de acordo com as necessidades específicas de seus consumidores.
Ser mais assertivo e disputar o cliente pela qualidade do atendimento gerou movimentações intensas no setor. Assim, as instituições começaram a considerar fatores como perfil de consumo, localização, histórico de compras e rendimentos para ofertar crédito, empréstimos, financiamentos de veículos, cartões e contas, entre outros produtos. Além disso, o aumento da concorrência converteu em ferramentas que em algum momento representaram a fonte de importantes inovações.
Um exemplo é a adoção do Pix por empresas e consumidores. O que teve início com a chegada das fintechs, atualmente pode ser feito de qualquer instituição de forma simples e sem grandes burocracias. Hoje, as transferências de recursos entre instituições distintas ocorrem de forma imediata com o meio instantâneo de pagamentos, mas até pouco tempo atrás resultavam em taxas e demora em até um dia útil ou mais para serem concretizadas.
No entanto, para continuar acompanhando as constantes modernizações impulsionadas pela tecnologia, o sistema financeiro deve manter a busca por novas ferramentas que auxiliam na agregação de valor de seus serviços. Pensando nisso, a Sinqia, líder em tecnologia para o mercado financeiro, e a plataforma de compliance, criaram o Monitoramento Regulatório, um serviço que irá auxiliar diversas empresas do setor financeiro a acompanhar as mudanças regulatórias, avaliar possíveis impactos e estabelecer um plano interno de aderência.
Leia também:
Saiba como a Sinqia pode ajudar a tirar do papel a sua próxima solução | Sinqia
Entenda como sistema de conciliação pode ser um parceiro da sua empresa | Sinqia
Sua proposta é atuar como apoio à gestão de compliance das instituições financeiras de forma simples, fácil e eficiente. Por isso, esse mecanismo trabalha no desafio de monitorar, em tempo real, todas as mudanças regulatórias por meio de atos normativos, evitando o excesso de processos burocráticos e reduzindo o alto custo de processamento das atualizações. A estratégia permite aos gestores e executivos de fundos de investimento e family offices focar no que realmente interessa: o crescimento do negócio.
A plataforma possui um robô que auxilia a inteligência artificial na tarefa de realizar a pré-análise sobre a atualização capturada. Após essa etapa, a norma em questão passa pelo crivo de um especialista que, caso necessário, faz novas recomendações, complementando o trabalho realizado pela máquina. No fim do dia, a companhia recebe o normativo e os dados sobre todas as mudanças, áreas impactadas e possíveis exigências.
Dessa forma, é possível criar um plano de aderência à nova regra, com definição da implementação interna por cada vertical, equipes impactadas e fazer avaliações sobre o nível de risco. Por fim, a empresa dispõe da aplicação de gestão integrada, que reúne toda a equipe responsável e indica a definição de eventuais ações a serem adotadas.
Nos últimos seis meses, já foram enviados mais de 300 atos normativos e 15 tipos de documentos diferentes aos clientes. Com o Monitoramento Regulatório, existe a possibilidade de observar as novidades em 28 órgãos reguladores, como o Banco Central (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) – todos em tempo real. É possível, também, verificar atualizações em instituições como a B3, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o Ministério da Economia, a Receita Federal e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “Na Sinqia, buscamos sempre oferecer os melhores meios para que os agentes financeiros possam inovar e criar soluções para resolver os problemas do cliente final. Facilitar o acompanhamento de novas normas publicadas por órgãos reguladores, assim como a sua interpretação e potenciais impactos, fazem parte dessa importante missão”, destaca o Diretor de Design de Negócios da Sinqia, Fabio Gonsalez.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.