Roberto Rigotto, novo diretor da Sinqia Digital, fala sobre os desafios do setor e sobre as tecnologias que devem se destacar em 2023
A Sinqia Digital é uma unidade da Sinqia que fornece tecnologia para soluções que atendem as quatro verticais da empresa (Bancos, Fundos, Consórcios e Previdência). Em novembro, Roberto Rigotto assumiu a diretoria dessa unidade, que é a junção de três empresas adquiridas pela Sinqia: Simply, fundada por Rigotto, QuiteJá e FEPWeb. O executivo assume a diretoria com a missão de trazer unicidade à área, com a junção e sinergia dessas três companhias.
Em entrevista ao blog, Rigotto falou sobre o momento do mercado, seus desafios como diretor da Sinqia Digital e sobre as expectativas para 2023. Confira:
Você assume a Sinqia Digital em um momento especial para a Sinqia e para o mercado. Quais são as expectativas?
O momento é realmente maravilhoso. O mercado, hoje, é muito propício para o digital, até porque a pandemia fez com que as coisas se acelerassem. Antigamente, precisávamos explicar os motivos de o digital ser importante para as empresas – hoje em dia, não é mais necessário.
Um dos meus grandes objetivos é consolidar a Sinqia Digital, que é formada por três empresas [Simply, QuiteJá e FEPWeb]. Em 2023, queremos fortalecer essas empresas e trazer unicidade a elas para que possamos oferecer soluções cada vez mais completas para todos os setores e empresas atendidos pela Sinqia.
As empresas têm soluções que se completam e que atendem as instituições financeiras por inteiro. A Simply, por exemplo, tem o onboarding digital completo, a FEPWeb tem assinaturas eletrônicas e firmas/poderes e a QuiteJá faz a gestão de inadimplência.
A Sinqia Digital é uma unidade que atende todas as verticais da Sinqia, portanto, as mais variadas instituições financeiras. Como é o trabalho para atender demandas tão diferentes?
Esse cross entre áreas acaba sendo uma vantagem: nós conseguimos entender quais são as principais dores dos nossos clientes e nos adiantarmos para pensar em soluções que façam sentido para cada segmento de atuação.
Queremos desenvolver soluções sob medida – e é aí que está o segredo do negócio. Nós sempre conversamos com o cliente final. Fizemos isso, por exemplo, com consórcios. Fomos até a administradora e criamos exatamente a solução que eles precisavam.
Estamos chegando ao fim de 2022, e muitas pesquisas apontam a Inteligência Artificial como uma forte tendência para 2023. Mas a Sinqia Digital já oferece soluções com IA…
A Inteligência Artificial é algo que veio para ficar. Para mim, ela já deixou de ser uma aposta e é uma realidade. Hoje, é impossível pensarmos em produtos sem a adoção de IA.
Acho incrível você usar o melhor da máquina – e isso não significa que ela vai substituir o ser humano no trabalho. Mas, com ela, você não precisa colocar o seu profissional em tarefas repetitivas ou em uma atividade com grande volume de dados… isso não é interessante; é melhor que o funcionário dedique seu esforço para outras funções estratégicas.
Em 2023, vamos intensificar o uso de IA em produtos que vão popularizar ainda mais essa tecnologia. Há uma ferramenta chegando que vai organizar dados, e o cliente até consegue adotar vários modelos de IA para isso.
Há alguma outra tecnologia que a Sinqia Digital considera exponencial?
Sim. Não sei se vai acontecer em 2023, mas a Identidade Digital Descentralizada, a DID, vai ser muito importante para o mercado, especialmente com a chegada do real digital.
É uma tecnologia que protege dados pessoais dos usuários porque, com a DID, cada pessoa terá uma identidade digital independente dos seus documentos pessoais. Com uma identidade digital, você pode fazer cadastros em empresas, abrir contas em bancos, sem comprometer seus documentos.
Hoje em dia, as empresas comercializam dados, sem que as pessoas ganhem nada com isso. A DID pode mudar esse cenário: seus dados ficam no seu device e, cada vez que eles forem utilizados, você será avisado e pode aprovar ou não essa utilização. Além disso, você pode ser remunerado se aceitar que seus dados sejam compartilhados: as lojas, por exemplo, podem te dar em retorno descontos especiais e cashback, caso você as autorize a utilizar sua identidade digital.
Outra grande vantagem da DID é mitigar o vazamento de dados, uma vez que já não há mais uma base central com milhões de identidades, reforçando a segurança.