Cada vez mais o mercado financeiro precisa apresentar soluções rápidas e confiáveis, tanto para atender clientes quanto para evitar multas.
O mercado financeiro vive uma revolução no mundo, mas especialmente no Brasil. Com a proposta do Open Finance impulsionada pelo Banco Central, algumas questões deixam de ser opcionais para se tornar essenciais aos players do mercado.
Uma delas atinge o cerne do conceito de Open Finance: a agilidade e transparência de serviços financeiros. Quando o cliente se torna dono de seus dados, ele passa a se mover com maior facilidade entre produtos e serviços de diferentes empresas. Com isso, as companhias precisam oferecer soluções de onboarding e portabilidade que sejam seguras, simples e rápidas. No caso de instituições reguladas pela Anbima, a questão fica ainda mais urgente. Afinal, desde o começo do ano essas empresas precisam seguir um prazo de dois a quatro dias para fazer portabilidade de clientes. Ou seja, uma solução de onboarding passa a ser questão de evitar multas e reter potenciais clientes.
Para corretoras que distribuem fundos de investimentos, não é raro que esses processos sejam feitos usando soluções de onboarding digital ou até mesmo manualmente. Rotinas manuais, porém, podem gerar problemas de segurança, erros e questões de agilidade. O processo manual também é cansativo para o próprio cliente final, que precisa tirar foto de documentos, tomar cuidados com preenchimentos e acaba tendo uma experiência que está longe de ser o ideal.
Vantagens do Onboarding Digital
Por outro lado, uma solução digital traz diversas vantagens não só para o cliente, mas também para a instituição financeira. Com um onboarding digital, a empresa ganha automação e consegue então atender demandas regulamentares, além de garantir uma segurança do processo. A solução digital agrega e torna a experiência de onboarding – seja do cotista ou investidor, do gestor de fundo ou da portabilidade – muito melhor.
A Sinqia traz para o mercado a sua Solução de Onboarding Digital, que é integrada ao seu sistema de fundos, mas também funciona de maneira independente. A plataforma permite o mapeamento da jornada de Onboarding de cada empresa e, portanto, é flexível ao roteiro e às necessidades específicas de cada processo. “Sempre tem uma particularidade (prevenção em lavagem de dinheiro/PLD-FT, KYC e Suitability), além da necessidade de integrar com vários sistemas. Dentro da plataforma da Sinqia, é muito fácil ajustar fluxos e colocar regras para um workflow personalizado”, afirma Marcelo Duarte, Product Manager da Sinqia.
A empresa trabalha também com a oferta não só do produto, mas de serviços. Assim, se as instituições financeiras não estabelecerem um processo de Onboarding Digital, é possível alocar pessoas para construir o roteiro em conjunto e implementar um set up da ferramenta in loco – sem a necessidade de mexer em código de sistema.
Além disso, o sistema suporta intervenção humana, para que o operador possa interagir com usabilidade e segurança, e é uma plataforma aberta para orquestrar serviços de terceiros ao consumir APIs de outros servidores. Essa transparência e abertura vão em linha com o mercado financeiro de um contexto Open Finance e permitem interações que outras soluções fechadas não conseguem acessar.
O Onboarding Digital também traz uma segurança em termos de compliance para a empresa. O processo se torna totalmente auditável e a qualquer momento é possível ver os tempos de execução de cada etapa, evitando gargalos e garantindo que o roteiro foi executado tal qual foi desenhado. O monitoramento permite também a checagem de atuação de cada usuário, seguindo as mais rigorosas medidas de segurança digital.
Para tirar suas dúvidas e conhecer a Solução Sinqia para Onboarding Digital, entre em contato com nossos especialistas.