A ideia central do Plano de Continuidade de Negócios é permitir que a empresa mantenha suas operações críticas mesmo em situações adversas. Saiba como montar o seu!
Você já pensou em como a sua empresa reagiria diante de uma crise inesperada? Um dos exemplos mais emblemáticos de riscos potenciais para os negócios são as mudanças climáticas, que têm afetado muitas cidades brasileiras.
Inclusive, no Global Risks Report 2024, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, renovou-se o consenso de que desastres naturais estão no topo dos riscos a serem enfrentados pela humanidade – e, consequentemente, pelas empresas – na próxima década.
As mudanças climáticas, entretanto, não são os únicos fatores de risco no mundo corporativo. Sazonalidade, efeitos da economia, cenário político, inadimplência e concorrência são algumas ameaças comuns presentes no mercado e que podem levar à interrupção dos negócios.
Por isso, em tempos de incerteza, é essencial ter um Plano de Continuidade de Negócios (PCN) para assegurar que suas operações não sejam interrompidas, mesmo nas situações mais desafiadoras.
Por que investir em um Plano de Continuidade de Negócios?
Superar momentos de crise se torna muito mais fácil quando a empresa, além de ter um plano de ação previamente definido, conhece seus ativos e atividades mais críticas, que devem ser restaurados com prioridade em caso de interrupção.
Portanto, o planejamento envolve a identificação das atividades e equipamentos essenciais e sua situação em possíveis cenários de crise; o mapeamento de riscos e vulnerabilidades; o desenvolvimento de “planos B” e também análises para uma eventual securitização dos sinistros de maior probabilidade de impacto.
Tudo isso é complementado com treinamentos periódicos e simulações, para que todos os envolvidos compreendam suas responsabilidades, as medidas reativas necessárias e os prazos para que a operação seja mantida ou recuperada em níveis aceitáveis.
Como criar um PCN?
A norma ISO 22301, que aborda a Gestão da Continuidade dos Negócios, serve como um guia para desenvolver esse plano. Promovendo o planejamento, monitoramento e melhoria das estratégias de continuidade, ela orienta que a organização crie uma estrutura que atribua a uma ou mais equipes a responsabilidade de responder a cada disrupção identificada.
A ideia central do planejamento de continuidade e recuperação de negócios é permitir que a empresa mantenha suas operações críticas mesmo em situações adversas. Isso não apenas ajuda a mitigar prejuízos, mas também pode proporcionar uma vantagem competitiva na superação de crises que afetam todo o mercado.
Dessa forma, um bom PCN deve conter:
- Proteção contra interrupções: assegure que sua empresa possa operar mesmo em situações de crise, como desastres naturais, falhas tecnológicas ou pandemias.
- Mitigação de riscos: identifique e minimize riscos potenciais que possam afetar suas operações.
- Preservação da reputação: mantenha a confiança dos seus clientes e parceiros, mostrando que você está preparado para qualquer eventualidade.
- Conformidade regulamentar: esteja em conformidade com as exigências legais e regulatórias do seu setor.
Crie o seu plano com a Evertec + Sinqia
A área de Serviços da Evertec + Sinqia possui especialistas em consultoria para a elaboração e revisão de Planos de Continuidade de Negócios robustos e completos.
Nosso objetivo é preparar sua empresa para enfrentar qualquer eventualidade, minimizando riscos e garantindo a continuidade do seu negócio. Conheça os nossos serviços:
- Elaboração do plano: analisamos sua operação para identificar vulnerabilidades e criar um plano sob medida;
- Revisão e atualização do plano existente: avaliamos o seu PCN atual e sugerimos melhorias para garantir sua eficácia;
- Treinamento e simulações: capacitamos a sua equipe para implementar o PCN de forma eficaz e realizamos simulações para testar a sua funcionalidade.
Se essa for uma necessidade da sua empresa no momento, não deixe de nos contatar para entender mais sobre como podemos contribuir na continuidade dos seus negócios. Fale agora com os nossos consultores!