De criptomoedas a tokens, os ativos digitais representam uma inovação que surgiu para trazer mais dinamismo ao mercado de investimentos convencional. Mais do que isso, esse importante recurso tecnológico vem revolucionando a forma como as pessoas realizam transações e interagem neste mercado. Por isso, entender o que são ativos digitais, como funcionam, suas vantagens e riscos para investidores torna-se fundamental.
Afinal, este é um mercado que vem apresentando um importante avanço nos últimos anos. Só em 2023, o número de investidores quase triplicou, passando de 1,5 milhão em 2022 para 4,1 milhões. E com a evolução dos mecanismos de regulamentação e lastros definidos pelo Banco Central, a tendência é que os investimentos no setor continuem crescendo nos próximos anos.
Mas o que são ativos digitais?
Podemos definir ativos digitais como classe de investimentos financeiros que operam exclusivamente no meio digital. Ou seja, trata-se de recursos com valor econômico que não possuem uma forma física tangível, sendo criados, armazenados e disponibilizados eletronicamente.
E como os ativos digitais funcionam?
Basicamente, eles funcionam com base na tecnologia blockchain, que permite a realização de transações sem a necessidade de intermediários. Isso é possível graças à cadeia de blocos que compõe esse sistema e garante a imutabilidade e rastreabilidade das transações.
Assim, as operações envolvendo ativos digitais são registradas de forma descentralizada, elevando a transparência, segurança e autonomia para os investidores.
Outros elementos e conceitos também integram o funcionamento do elemento no mercado financeiro. É o caso dos contratos inteligentes, que automatizam a realização de acordos, e a interoperabilidade dessas transações, que eleva sua fluidez.
Tipos de ativos digitais
Os ativos digitais abrangem alguns tipos de investimentos, com características e aplicações distintas. Exatamente o que torna a sua funcionalidade tão importante para o setor financeiro.
Criptomoedas
Moedas digitais como Bitcoins representam um dos pilares dos ativos digitais no mercado financeiro. Elas funcionam de modo similar a moeda física, apesar de só existirem no meio virtual, e são usadas normalmente como um mecanismo de troca ou reserva de valor.
Tokens
Entre os instrumentos financeiros disponíveis, os tokens são uma categoria que abrange uma variedade de investimentos possíveis, como:
- Tokens de utilidade: ativos que asseguram, através de blockchain pública, o acesso a produtos e serviços, sejam eles físicos ou digitais.
- Tokens de segurança: corresponde à criptografia de ativos convencionais, como títulos e ações, para negociação transparente e segura no ambiente virtual.
- Tokens de governança: ativos que conferem aos seus proprietários uma participação ativa e poder de decisão na governança de um projeto.
Ativos tokenizados
Outros ativos digitais que estão em ampla ascensão no mercado são os ativos não financeiros tokenizados. Basicamente, eles concedem a propriedade de ativos não financeiros aos seus detentores, o que inclui desde imóveis até metais preciosos, direitos creditórios, entre outros.
Assim, os ativos tokenizados não só favorecem a participação de mais investidores, como ampliam a liquidez desses ativos, tornando-os mais acessíveis.
Riscos e volatilidade
Investir em ativos digitais significa aproveitar inúmeras vantagens como maior liquidez, eficiência operacional, inclusão financeira, descentralização e segurança. Contudo, este também é um ambiente que envolve alguns pontos de atenção. A volatilidade é outra característica comum do mercado de ativos digitais que gera oportunidades de valorização, mas também pode resultar em perdas significativas.
Do mesmo modo, a tecnologia blockchain, embora ofereça uma camada extra de segurança, não torna os ativos digitais um investimento isento de riscos.
Portanto, atentar-se aos detalhes de cada ativo, considerando não apenas o retorno oferecido, mas também sua oscilação de mercado, é importante. Além disso, investir em atualizações e melhorias contínuas envolvendo a tecnologia blockchain, assim como toda a complexidade tecnológica que este mercado envolve, são fatores indispensáveis para ter sucesso com ativos digitais.
Para saber mais sobre o que são ativos digitais, fale com os nossos especialistas!