Marcado pelos meios eletrônicos, o mundo globalizado permitiu a utilização da tecnologia para obtenção de melhores resultados, e uma mudança na rotina de trabalho de vários profissionais no ambiente corporativo. Entre eles, o PMO.
Se antes a função do Project Management Officer era controlar recursos, prazos e escopo, a era digital passou a lhe exigir maior dinamismo: já não basta desenvolver um projeto de sucesso, é necessário que ele seja benéfico à organização.
Novas aptidões são exigidas de quem trabalha nessa área. Então, para entender melhor como o avanço tecnológico revolucionou esse departamento e mudou a atuação do profissional, continue lendo!
Os objetivos e a antiga configuração do PMO
Basicamente, estamos falando de um método que permite instalar, conduzir e controlar as etapas de qualquer projeto com atenção especial para: prazos, tarefas, responsáveis técnicos, recursos, qualidade e escopo.
A gestão promovida pelo sistema admite o acompanhamento e a supervisão das etapas, identificando o progresso obtido e pontos falhos na execução de cada uma delas. Assim, os processos podem ser otimizados e os relatórios gerados fomentam uma análise mais completa de riscos — reflexo positivo para a tomada de decisão.
Até poucos anos atrás, todo esse controle era feito de forma simples e focado unicamente na entrega ao cliente. Mas a era tecnológica trouxe a necessidade de alinhar as expectativas da empresa à implementação do projeto desenvolvido por ela (uma forma de agregar valor ao negócio) e exigiu aprimoramento do profissional dessa área.
A revolução do PMO na era da transformação digital
Atualmente, o gerente desse departamento precisa ter muito mais que capacidade analítica e papel de liderança a fim de manter a equipe no escopo da ação desenvolvida.
Ele deve ter visão estratégica e saber aproveitar a oportunidade. Já não basta organizar as tarefas, ajudar a execução e o monitoramento para garantir a entrega do trabalho ao cliente. A finalidade agora é trazer conhecimento e melhora ao desempenho da equipe, além de novidades para a empresa onde ele atua.
Suas ações devem ser entendidas como chances de aprimorar a gestão da própria organização e promover suas estratégias; formas de perpetuar a governança corporativa, reafirmar a cultura organizacional e contribuir para a integração de todos os setores conforme as políticas e diretrizes do empreendimento.
Atributos do PMO na era da transformação digital
Inovações tecnológicas em Project Management Office revolucionaram a análise de dados (big data) e popularizaram a inteligência artificial, entre outras ferramentas. Se o gerente de projetos não precisa mais fazer o controle in loco e manual das tarefas, agora ele tem disponibilidade para trazer novidades ao processo e melhorar a gestão.
Um dos recursos proporcionados pelos softwares na transformação digital é a possibilidade de identificar uma métrica difícil de ser alcançada: ela precisa e pode ser reformulada ou a estratégia para sua execução deve ser repensada levando em conta o prazo remanescente?
É preciso ter visão sistêmica para resolver essa questão, e este é apenas um dos atributos imprescindíveis ao PMO atualmente. Ainda, cabe a ele alocar e explorar melhor os investimentos enquanto integra plataformas e departamentos, estabelece indicadores certos e mantém a transparência conforme as medidas são tomadas.
O gerente de projetos na era da informação precisa fazer boa gestão dela e ter habilidade para se comunicar com toda a empresa. Assim, ele informa outros setores, alheios à ação sendo desenvolvida, sobre as tarefas realizadas, dando ideias para os demais revolucionarem suas soluções e metodologia laboral.
A integração e transparência promovidas também servem de estímulo à comunicação entre diferentes departamentos, além de possibilitarem a monitoria do trabalho do PMO por seus superiores.
É importante ver que as diretrizes organizacionais estão sendo seguidas e disseminar boas práticas entre a equipe. E o controle de recursos evidencia aos ocupantes de cargos estratégicos quais tecnologias adotadas têm melhor ROI, servindo de exemplo para ações futuras e poupando tempo na estruturação de novos projetos.
Diante de tantas vantagens e otimizações, é evidente a relevância do PMO para a sua empresa, certo? Então, potencialize essa ferramenta de gestão e se atualize para alavancar os resultados da organização e ganhar destaque!
Agora, se gostou deste artigo e quer continuar por dentro da transformação digital no ramo corporativo, que tal assinar a nossa newsletter?