De acordo com a terceira fase da 31ª Pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária, impulsionado pelo mobile banking, a abertura de contas por meio de canais digitais superou pela segunda vez consecutiva os canais físicos no Brasil. Foram 24,7 milhões em 2022, crescimento de 23% em relação a 2021.
As transações com e sem movimentação financeira via mobile saltaram de 69,9 bilhões para 107,1 de 2021 para 2022. Já as transações via internet banking cresceram de 17,4 para 17,8 no mesmo período.
Para Roberto Rigotto, fundador da Simply, fintech de automação digital dos processos de onboarding para operações como a abertura de contas-correntes:
“Dentro desta tendência, a busca por soluções como as oferecidas pela Simply cresceram 20%. As instituições estão investindo na automação dos processos para melhor eficiência operacional, priorizando a segurança, e prezando pela jornada do usuário”, conta o executivo.
Por meio de inteligência artificial aplicada, a automatização dos serviços torna os processos mais ágeis e seguros. De acordo com o executivo, os processos de abertura de conta, assim como outras solicitações por meio do mobile banking, são facilitados com a adesão de automação desses processos.
“A partir do envio do documento de identificação é possível realizar diversas consultas e verificações de segurança e, em segundos, é emitida uma resposta para liberação ou não do cadastro do cliente”, explica.
Atualmente a Simply valida mais de 30 milhões de imagens, cerca de 8 milhões de propostas ao mês. A proposta da empresa é facilitar as operações digitais desde o onboarding, com a captura de dados e validação eletrônica dos documentos, até a análise completa da proposta, de ponta a ponta. “A nossa Inteligência Artificial atua imediatamente e, independentemente da complexidade da transação, as instituições têm conseguido se proteger contra fraudes sem que isso gere desconfiança para o cliente”, completa.
A Simply possui múltiplas camadas de proteção para os bancos. “Por meio das nossas soluções e parcerias, uma delas especializada em modelos preditivos de machine learning, conseguimos ajudar os nossos clientes por meio dos seus próprios dados. A empresa hoje atende 3 dos 5 maiores bancos do Brasil, Isso evidencia a alta demanda por soluções para a transformação digital.
Apenas nos últimos dois meses, a empresa bateu um recorde histórico de 11.6 milhões de propostas eletrônicas analisadas, o que reflete toda essa mudança de cenário.
Este conteúdo foi originalmente publicado em: Tecflow