Investimentos em inovações como cloud computing estão em alta em diversos setores, inclusive no mercado financeiro. Seguindo essa dinâmica, os microsserviços também vêm conquistando seu espaço no setor, e não é para menos.
Afinal, por meio desse novo modelo de arquitetura, é possível maximizar o aproveitamento dos recursos da nuvem. E, com isso, trazer para os sistemas maior escalabilidade, além de facilitar processos de atualização, acelerando a introdução de novos recursos no mercado.
Mas, o que são exatamente os microsserviços e como eles impactam os bancos hoje em dia? É exatamente sobre isso que trataremos no decorrer desse artigo. Confira!
O que são os microsserviços?
Basicamente, os microsserviços representam uma abordagem de arquitetura para desenvolvimento de software capaz de construir aplicações desmembradas em componentes mínimos e independentes.
Na abordagem convencional monolítica, todas as aplicações são criadas em um único bloco. Enquanto isso, nos mcirosserviços os componentes separadamente operam juntos para execução das mesmas tarefas.
Entenda os principais benefícios dos microsserviços
Os microsserviços têm ganhado destaque no mercado por diversos motivos. Além de serem mais ágeis, por não depender de um único código, eles também trazem outros benefícios, como:
Facilidade para correção de erros
Em arquiteturas monolíticas, qualquer problema pode causar uma queda no sistema inteiro. Isso acontece porque o código é um só.
Já com os microsserviços, como as aplicações são desenvolvidas de forma individual, é possível fazer a correção de problemas pontuais, sem que isso derrube toda a sua estrutura.
Escalabilidade
Um dos maiores desafios dos bancos atualmente é evoluir seus serviços digitais na mesma velocidade da demanda dos consumidores.
Contudo, com os microsserviços isso se torna mais fácil, uma vez que tudo pode ser implantado, atualizado e reaplicado de forma independente nos servidores. Assim, não é necessário prejudicar as rotinas, parando o sistema para atualização.
Integração com outras APIs
A integração dentro do sistema de microsserviços também é facilitada. Apesar de todas as aplicações funcionarem de forma independente, elas também conseguem se comunicar entre si.
Dessa forma, a integração por APIs ocorre de forma ágil e completa. Consequentemente, é mais fácil oferecer diferentes produtos e serviços para os clientes.
Custos
A longo prazo os custos com esse tipo de arquitetura acabam sendo mais atrativos. Isso porque será possível investir pontualmente em avanços específicos, e não ter que modificar um sistema inteiro, o que demanda mais tempo, esforço e até mesmo de uma equipe maior.
Qual a importância dos microsserviços em bancos?
Por meio dos microsserviços os bancos podem oferecer aplicações com mais agilidade, sem que elas dependam de um único sistema que demanda de mais trabalho, esforços e até mesmo investimentos.
Sendo assim, a evolução para microsserviços acontece naturalmente, permitindo que funcionalidades compartilhadas do negócio evoluam e escalem independentemente.
Como os serviços são ofertados de maneira independente, eles podem atuar de forma individual, mas sempre mantendo a conexão entre si através de APIs. Um dos grandes diferenciais dessa inovação é o fato dela melhorar a experiência do cliente.
Isso porque essas aplicações podem evoluir sem dependerem uma das outras. Por exemplo, hoje as soluções mobile são o principal foco de clientes bancários, e com isso há uma corrida pela digitalização.
Segundo o Gartner, os gastos corporativos com TI devem chegar a US$1,8 trilhão em 2025. E, com os microsserviços, esses investimentos em tecnologia podem se tornar ainda mais benéficos para os bancos, tendo em vista os custos a longo prazo.
Por fim, se você quer trazer mais agilidade para o seu negócio, não deixe de conhecer o S-Works, uma plataforma low-code para automação de processos e orquestração de dados e sistemas.
Essa solução da Simply, permite que as empresas tenham agilidade e autonomia para automatizar processos, integrar sistemas, atualizar regras de negócios e lançar novos produtos/serviços. Tudo isso sem a necessidade de codificação!
Assim, você garante escalabilidade, flexibilidade e agilidade na sua operação, além de independência para sua equipe! Conheça agora o S-Works!