Com a proposta de criar um universo todo digital onde se pode fazer ou construir o que quiser e, desse modo, tornar o mundo físico e digital ainda mais próximos, o metaverso é um conceito que vem para promover mudanças em diferentes segmentos, incluindo o financeiro. Mas, quais serão os impactos do metaverso no mercado financeiro?
Entenda melhor como a chegada dessa proposta modifica o universo digital como um todo. E os impactos para o mercado financeiro e os bancos em geral. Confira!
Como o mercado financeiro tem reagido ao metaverso?
O metaverso vem para mudar a interação de todos com o meio digital, remodelando conceitos e proporcionando ao mercado uma total imersão em um cenário virtual e hiper-realista para uma experiência conjunta entre realidade virtual e realidade aumentada.
As possibilidades são variadas, em que com um avatar personalizável é possível trabalhar, construir, decorar, marcar reuniões, ter contatos, comprar bens, viajar e até mesmo ir a shows por meio desse novo ambiente.
A verdade é que a visão de mundo atual tem criado novos comportamentos para os mais diversos segmentos e marcas. E essa revolução mudou a forma de comunicação priorizando a busca por uma linguagem mais criativa que forneça possibilidades de expressão e interação com foco em melhorar a experiência do cliente.
Instituições financeiras como o Itaú e o Banco do Brasil já se anteciparam criando atrações para esse público por meio da tecnologia atual.
O Itaú ao criar a ação #2022EmUmaPalavra transportada ao metaverso chamou atenção do público gamer com outdoors na Cidade Alta, um servidor de RolePlay da Outplay, e em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O Banco do Brasil foi pioneiro ao lançar operações no metaverso que oferecem experiências bancárias permitindo a educação financeira no universo virtual, mesmo que não construído em blockchain e nem prevendo operações em criptomoedas.
BAIXE AGORA ESTE EBOOK e entenda mais sobre essa e outras tendências do mercado financeiro que prometem se consolidar em 2023.
Metaverso no mercado financeiro: como irá afetar os bancos?
Muitos negócios serão realizados dentro desse ambiente imersivo e os impactos no mercado financeiro serão notáveis. Em relação aos bancos, haverá transformações em alguns aspectos, sobretudo na forma como eles habilitam, engajam e criam seus produtos e serviços.
Ou seja, a transformação dos bancos com o metaverso não é só uma possibilidade, mas uma realidade. Veja abaixo de que forma afetará os bancos:
Habilitação de experiência em 3D
Para os bancos, a expectativa é de que cada vez mais pessoas passem a usar realidade aumentada e realidade virtual como meios alternativos para suas transações. Desse modo, promover a habilitação de experiências em 3D a clientes e funcionários, buscando aprimorar seus recursos neste segmento, se torna indispensável em suas ações futuras.
Novas e significativas formas de engajamento com clientes
O setor bancário é funcional, mas no quesito engajamento ainda há muito o que mudar. Nesse sentido, o metaverso concede aos bancos meios de aprofundar suas conexões. E também trazer mais humanidade às suas interações com os clientes promovendo relações mais confiáveis e significativas.
Além disso, o metaverso surge como uma possibilidade real para os bancos alcançarem novos públicos e gerações.
Oportunidades na economia do metaverso
Outro impacto no mercado financeiro será na economia digital. Afinal, o dinheiro real é gasto para construir ativos no mercado virtual. Em contrapartida esse investimento em dinheiro virtual vai querer ser gasto no mundo real. Muitas oportunidades podem ser desenvolvidas com isso.
Os principais impactos do metaverso no mercado financeiro se configuram na experiência, interatividade e comunicação. Desse modo, para se manter relevante no mercado é preciso saber enxergar todo o potencial desse novo universo. E promover as mudanças necessárias para construir seu espaço de maneira proativa dentro da dinâmica que é o metaverso.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!