Para trazer mais agilidade e segurança à troca de mensagens e arquivos criptografados com o Banco Central e prestadores, Sinqia lança Mensageria com sistema SaaS
É comum (e necessário) que as instituições financeiras enviem mensagens e arquivos ao Banco Central para realizar operações – eles devem ser criptografados para garantir maior segurança. A Sinqia já oferecia o serviço de mensageria, responsável por fazer essa transmissão, no modelo on premise, ou seja, local. Agora, o Mensageria SQMSG funciona em nuvem: pode ser instalado rapidamente, garante transparência às transações e ainda mantém a tecnologia de ponta do modelo anterior.
O novo sistema de mensageria funciona por meio do PSTI (Provedores de Serviços de Tecnologia de Informação) da Sinqia – vale lembrar que a instituição é uma das seis empresas autorizadas pelo Banco Central (Bacen). E é essencial que o sistema funcione via PSTI: como se trata de um software que deve ser homologado pelo Bacen, não seria possível desenvolvê-lo no modelo BaaS (Bank as a Service).
O sistema mostra agilidade ao gerenciar o fluxo de mensagens e arquivos criptografados e relacionadas ao MES (Mensageria Sisbacen), o domínio oficial do Banco Central. Por esse canal, podem ser transferidos arquivos e mensagens de débito direto autorizado, cadastro de clientes no Sistema Financeiro Nacional, câmbio, cessão de crédito, portabilidade de crédito e portabilidade de salário, entre outros.
O diferencial do Mensageria da Sinqia é que ele funciona independentemente do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que reúne outras transações das instituições financeiras – dessa forma, as mensagens e arquivos relacionados ao MES não têm impacto algum nas outras transações.
Sinqia traz mais agilidade e transparência com Mensageria no modelo SaaS
As instituições financeiras dependiam de um servidor de arquivos para realizar a criptografia e envio de mensagens e arquivos – assim era no modelo on premise, que funcionava de maneira local.
Agora, com o modelo SaaS, as informações são enviadas pela nuvem. O PSTI da Sinqia as recebe em seu servidor e, lá, trabalha para criptografá-los. Assim como no modelo on premise, a versão SaaS tem recursos de última tecnologia, como os sistemas IBM Connect Direct e IBM Websphere MQ, responsáveis pela criptografia dos arquivos e das mensagens, respectivamente. A partir daí, o sistema da Sinqia os envia para o Banco Central ou para o prestador.
O caminho contrário também acontece, para que a instituição financeira receba a resposta para sua mensagem enviada: o software da Sinqia recebe o arquivo criptografado, remove a criptografia e o devolve ao cliente.
Com sistema integrado, a Sinqia oferece comodidade e segurança às instituições financeiras, que não precisam se preocupar com todo esse fluxo e têm seu trabalho otimizado.
Quer saber mais sobre o Mensageria SQMSG? Fale com nossos consultores!