A América Latina vive um momento de efervescência no que tange à inovação. De startups disruptivas a gigantes da tecnologia, a região se destaca pela criatividade e pelo potencial para se tornar um polo global de inovação.
No entanto, fatores de risco como a estabilidade político monetária, além da falta de infraestrutura tecnológica mais eficiente, ainda são desafios a serem superados. Quando foi anunciada a fusão de negócios com a Evertec, o Torq, centro de inovação da Sinqia, que até então estava focado no ecossistema brasileiro, passou a mapear as condições para inovar em outros países da América Latina.
Foi assim que o Torq se aliou à SMU Cox School of Business para estruturar um plano de expansão com base em critérios pré-definidos, tais como análise de risco, presença da Evertec, cultura e ecossistema de inovação, além de infraestrutura tecnológica e potencial de mercado. Um grupo de estudantes, orientados pela equipe do Torq, realizou uma consultoria para avaliar as potencialidades e obstáculos para inovar na região.
Terreno fértil para ideias
- Talentos abundantes: a população jovem da região está se qualificando cada vez mais, com forte interesse em tecnologia e empreendedorismo.
- Mercado em crescimento: a América Latina apresenta um mercado interno em constante expansão, ávido por novas soluções e produtos.
- Desafios inspiradores: as desigualdades sociais, a infraestrutura precária e a burocracia excessiva impulsionam a busca por soluções inovadoras.
Ecossistemas prósperos
- Hubs de inovação: metrópoles como São Paulo no Brasil, Bogotá na Colômbia e Santiago no Chile se consolidam como pólos de inovação, atraindo investimentos e favorecendo a criação de startups.
- Iniciativas governamentais: adotadas por diversos governos latino-americanos, políticas públicas com abrangência nacional ou em determinadas regiões ajudam no fomento à inovação, como leis de startups e incentivos fiscais.
- Engajamento das universidades: instituições de ensino superior investem cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento, formando mão de obra qualificada e colaborando com o setor produtivo.
Desafios para inovar
- Desigualdade: a desigualdade social limita o acesso à educação e às oportunidades de negócios para grande parte da população.
- Instabilidade econômica: o histórico de instabilidade econômica em muitos países da região, com crises cambiais e inflacionárias, tem gerado um ambiente de maior incerteza para atrair investimentos.
- Financiamento: o acesso a capital ainda é mais restrito, já que os países latino-americanos, em geral, têm taxas de juros mais elevadas do que as observadas em economias desenvolvidas como os Estados Unidos e países da Europa.
- Tecnologia: a infraestrutura digital nem sempre acompanha o ritmo acelerado da inovação, limitando o potencial de algumas iniciativas.
- Falta de colaboração: a fragmentação do mercado latino-americano dificulta a colaboração entre startups, universidades e empresas de diferentes países ou mesmo entre regiões de um mesmo território, o que limita o potencial de crescimento.
O futuro é promissor!
Indubitavelmente, estamos vivenciando um novo momento de transformação, com todos os ingredientes para impulsionar o desenvolvimento. Como entusiastas da inovação, não podemos deixar de estar mais otimistas com o futuro da América Latina – tradicionalmente vista como uma região com desafios econômicos e sociais.
A diversidade cultural da América Latina é uma fonte inesgotável de criatividade e inovação. Essa diversidade permite que as empresas e os empreendedores desenvolvam soluções adaptadas às necessidades específicas de cada mercado.
A expansão da internet e o aumento do acesso a dispositivos móveis estão transformando a maneira como as pessoas vivem e trabalham. Isso está criando novas oportunidades de negócios e impulsionando a digitalização de diversos setores da economia, principalmente o financeiro.
A acelerada inovação do setor está mudando hábitos da população, principalmente no que diz respeito ao acesso a serviços financeiros e como realizam pagamentos. Do México ao Uruguai, há interessantes cases de negócios surgindo. Como hub de inovação da Evertec+Sinqia, o Torq está atento a toda essa movimentação.