A embedded finance é um conceito que surgiu para democratizar os serviços financeiros, incorporando-os em ecossistemas de empresas que não integram este setor. Contudo, ainda há muitas dúvidas acerca desse conceito, sobretudo no que se refere aos seus impactos para as fintechs.
Afinal, quais serão as mudanças que as finanças embarcadas podem gerar nas fintechs? E quais oportunidades esse conceito pode oferecer para o seu amadurecimento?
É exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo. Acompanhe a leitura e veja agora mais detalhes sobre os impactos da embedded finance para as fintechs.
Impactos da embedded finance para as fintechs
Elevar a proposta de valor para empresas e melhorar a experiência dos clientes incorporando serviços financeiros ao portfólio de companhias que não integram o mercado financeiro. Essa é a proposta base da embedded finance, um conceito inovador que veio para integrar tecnologias e sistemas, visando a oferta de soluções mais completas e personalizadas aos clientes de produtos financeiros.
Para as fintechs o surgimento da embedded finance representou uma mudança na forma como essas startups se relacionam com seus clientes. Mais do que isso, esse novo conceito de finanças embarcadas vem otimizando diversas situações envolvendo as fintechs desde sua implementação. Confira alguns exemplos:
Adoção de uma cultura data centric
Usar dados de clientes para nortear estratégias de negócio e melhorar serviços já é uma prática comum no mercado financeiro. Contudo, implementando a embedded finance ao planejamento das fintechs, essa cultura baseada em dados passa a ser obrigatória.
Com uma cultura data centric, as fintechs poderão definir quais serviços serão adicionados ou quais condições serão úteis para os clientes.
E, assim, garantir melhores soluções e serviços, adotando uma abordagem mais assertiva diante de seu público.
Diversificação das experiências
Outro impacto da embedded finance para as fintechs é em relação à otimização da sua proposta de valor. Afinal, implementando esse conceito, será possível oferecer mais serviços ao seu público. Mais do que isso, as fintechs poderão personalizar ainda mais seus serviços levando em consideração as preferências e comportamentos dos seus clientes.
Como resultado, isso irá garantir um nível maior de satisfação, levando a construção uma boa base de fidelizações.
Alcance de novos consumidores
Com a embedde finance, o campo de atuação das fintechs tende a se expandir. Afinal, agregar soluções financeiras ao portfólio de serviços já existentes é algo que contribui para geração de novas oportunidades de negócio.
Em razão disso, essas startups se tornam mais atrativas para novos grupos de consumidores, passando a ampliar seu raio de atuação no mercado.
Oportunidades da embedded finance para as fintechs
No geral, existem alguns caminhos por onde as fintechs podem deixar sua marca a partir da implementação da embedded finance em seus negócios.
Um deles é a necessidade de um grande volume de dados que as finanças incorporadas exigem para garantir a definição de uma imagem clara dos clientes e os provedores de serviços. Nesse sentido, as fintechs contam com todo o aparato tecnológico de dados para fazer esse alinhamento de forma mais rápida e assertiva.
Outra oportunidade diz respeito aos sistemas legados dos provedores de serviços financeiros. Muitos deles já operam com sistemas que já lidam com grande volume de dados. E fazer essa migração para finanças incorporadas é um risco. Com as fintechs e o uso de soluções como serviço (SaaS) é possível contornar esse risco e aprimorar as ofertas de serviços principais.
Com a entrada de empresas não financeiras no mercado, o índice de rivais emergentes aos provedores de serviços financeiros tradicionais tende a aumentar. Desse modo, somente se unindo às fintechs é que tais provedores terão condições de recuperar suas vantagens competitivas.
Como é possível perceber, a embedded finance para as fintechs representa um universo de boas oportunidades. Através desse novo conceito, essas startups poderão incorporar seus serviços em mais empresas e, assim, fortalecer as redes comerciais, tornando-a mais robusta e eficiente para os consumidores de serviços financeiros.
Se você gostou deste artigo, assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!