Nos últimos anos, incorporar princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) nas práticas corporativas tornou-se uma necessidade crescente em diferentes setores, inclusive no financeiro. Para gerar resultados significativos com essa mudança e permitir que as empresas prosperem com responsabilidade social em meio a um cenário de transformação digital, é preciso aliar práticas sustentáveis com tecnologias de ponta. É nesse contexto que entra em cena a relação entre IA e ESG.
Através da relação entre essas duas tendências, as organizações conseguem extrair resultados de grandes bases de dados não estruturados. Assim, além de otimizar sua gestão, aliviando potenciais riscos, também constroem oportunidades de negócios sustentáveis, além de gerar outros impactos positivos na agenda ESG das empresas.
O impacto da inovação para o ESG
Conformar-se aos critérios ESG é indispensável para as empresas que desejam melhorar sua performance de negócio com sustentabilidade. Nesse contexto, as inovações tecnológicas aplicadas às práticas ambientais, sociais e de governança desempenham um papel importante ao potencializar a agenda ESG das empresas.
Ao incorporar inovação nas práticas de ESG, as empresas passam a desenvolver e operar com tecnologias e processos mais sustentáveis, diminuindo o impacto ambiental de suas operações. Também, a tecnologia e a inovação são caminhos que conduzem as empresas a mecanismos de governança mais éticos, eficientes e responsáveis.
Isso sem contar nos outros impactos positivos que a inovação proporciona na agenda ESG das empresas, incluindo melhoria na gestão de insumos, diminuição de desperdício de recursos naturais, antecipação e mitigação de riscos regulatórios e operacionais, acesso a novos mercados e oportunidades de negócio, entre outros.
Como a relação entre IA e ESG beneficia as empresas
A convergência entre as tendências IA e ESG garante às empresas do setor financeiro oportunidades únicas de avanços em suas práticas sustentáveis.
Ao contrário do que se imagina, as tecnologias de Inteligência Artificial não servem apenas para impulsionar a produtividade, desenvolvendo práticas operacionais mais eficientes. Essa inovação também auxilia na resolução de questões ambientais, sociais e de governança nos negócios.
Os algoritmos de inteligência artificial auxiliam no processo de coleta e análise de uma ampla base de dados a uma velocidade sem precedentes, otimizando a concessão de empréstimos e outras modalidades de crédito, levando a uma maior inclusão financeira.
Quando alimentados por tecnologias e base de dados inteligentes, as práticas de ESG também criam modelos de negócios mais éticos e transparentes, fortalecendo o combate à fraude e práticas antiéticas. Do mesmo modo, o uso de ferramentas de PNL e análises baseadas em IA também ajudam a avaliar melhor a percepção de consumidores e a satisfação dos funcionários, levando as empresas a responderem com mais eficácia a seus interesses e necessidades e a melhorarem seu impacto social.
Sustentabilidade e eficiência empresarial
O uso da ferramenta inteligente também é determinante para um rápido avanço na gestão com foco em sustentabilidade, garantindo processos mais íntegros e auditáveis, elevando a rastreabilidade sobre a origem dos insumos. Do ponto de vista das novas regulações ESG, garantir produções livres de fontes de desmatamento na cadeia de suprimentos se torna essencial para um negócio sustentável. Isso somente é possível quando se relacionam tecnologias disruptivas como IA à agenda ESG nas empresas.
Existem ainda outros setores que podem se beneficiar com a implementação das tecnologias, como a gestão de pessoas, gerenciamento de contratos, precificação de produtos e serviços, compliance, entre outros.
Portanto, mais do que uma vantagem competitiva, a relação entre IA e ESG tornou-se um ponto chave para organizações que buscam o equilíbrio necessário para crescer e se desenvolver, mas sem comprometer os recursos naturais ao seu redor, representando assim uma necessidade latente no presente e futuro dos negócios.