Muito se fala em experiência do cliente como o pilar para o sucesso de um negócio. Contudo, para que o progresso de um empreendimento realmente aconteça, também é preciso voltar nossa atenção para outros elementos igualmente importantes nesse contexto, como a experiência do funcionário e o ecossistema.
Isso porque, qualquer falha em algum dos componentes dessa tríade pode afetar significativamente os resultados de qualquer empresa. Principalmente em tempos de pandemia, onde a experiência das coisas se tornou uma tendência global.
Continue a leitura e entenda mais sobre este conceito, o que ele realmente envolve e quais tendências envolvendo diretamente a experiência das coisas estão surgindo no meio corporativo. Confira!
Experiência das coisas e seu avanço na pandemia
Promover ações com foco em melhorar a experiência do cliente sempre foi o objetivo de grande parte das empresas. Mas, com a pandemia, esse foco se tornou mais abrangente e passou a envolver não só o cliente, mas também funcionários, fornecedores, parceiros entre outros elementos que fazem parte desse ecossistema.
Ou seja, estamos em uma Era onde a experiência das coisas é o centro de tudo. A cada dia, as empresas estão começando a visualizar o valor que existe em proporcionar uma boa experiência para sua equipe.
Afinal, transformando a experiência do funcionário e de todo o ecossistema, isso impactará positivamente na experiência do cliente. Como resultado, a empresa consegue ser mais eficiente e gerar resultados melhores. Por outro lado, qualquer falha que ocorra em algumas dessas pontas do relacionamento, consequentemente afetará o desempenho do negócio.
Por isso, além de investir na personalização do atendimento e buscar meios mais dinâmicos de identificar a jornada do cliente, também é importante promover ações que transformem a experiência daqueles que colaboram direta e indiretamente com o negócio.
Agora mais do que nunca, é preciso que as empresas vejam o funcionário, não como um simples colaborador, mas como um agente de transformação. E, como tal, oferecer para sua equipe soluções tecnológicas integradas que sejam capazes de otimizar seu fluxo de trabalho e oferecer uma experiência mais satisfatória em seu ambiente de trabalho.
A transformação digital que a pandemia provocou serve não apenas para mudar a forma como as marcas se relacionam com seu público, mas também para gerar mudanças na cultura organizacional visando oferecer uma experiência melhor para clientes, funcionários e todos que fazem parte desse ecossistema.
Phygital – O melhor dos dois mundos
A experiência phygital é uma tendência que ganhou força com a aceleração da transformação digital na pandemia. Isso porque ela combina o melhor dos dois mundos (o físico e o digital) com o objetivo de oferecer uma experiência única para o cliente.
Ou seja, a tendência é integrar soluções digitais em situações do cotidiano, para trazer mais facilidade e conforto ao dia a dia das pessoas. E permitir que elas vivenciem novas experiências e, com isso, gerem uma conexão mais sólida com as marcas.
Como exemplos práticos de sua aplicação, está o uso de apps como iFood para pedir comida, ou então o uso do Google Maps para localizar um endereço, apps de streaming para usar na televisão entre outros.
O conceito de phygital é só um exemplo de como as empresas podem aplicar a tecnologia hoje em dia para promover uma experiência total, que envolva cliente, usuário, funcionários, parceiros e outros agentes. E, com isso, possa garantir uma melhora de seus processos e resultados!
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!