Ao lado do Torq, núcleo de inovação da Sinqia, área de Design de Negócios amplia ofertas de consultoria para startups
Por definição, uma startup é uma empresa emergente que tem a expansão, o crescimento e o aprimoramento do modelo de negócios como principais objetivos. A Sinqia se dedica a ajudar fintechs nessa missão: em 2019, o Torq, núcleo de inovação aberta, foi incorporado à estrutura da empresa para acelerar startups. Os aprendizados e experiências adquiridas nessa trajetória também apoiam o Design de Negócios, consultoria que integra a oferta de soluções da Unidade de Serviços da Sinqia. Trabalhando lado a lado, as equipes oferecem soluções completas para apoiar o crescimento de fintechs.
O ecossistema de startups pode ser bem volátil – nem sempre é fácil ter uma trajetória de crescimento segura. A concorrência assídua e a necessidade de constante inovação podem ser grandes desafios.
No setor financeiro, esse fato é ainda mais verdadeiro: um levantamento feito pela Liga Ventures, em parceria com a PwC Brasil, mostrou que a maioria das startups da América Latina oferece serviços financeiros. Dos 27 segmentos analisados na pesquisa, a categoria das fintechs é a que concentra o maior número de startups, representando 20% das soluções.
É essencial, portanto, conhecer os clientes e traçar um plano de crescimento sólido. Uma vez contratados pela fintech, os consultores da Sinqia analisam e acompanham a empresa de perto: observam o plano de negócios, os impactos contábeis e os processos operacionais, entre outros quesitos.
A partir daí, o time cria um plano de implementação e crescimento. O período de cada projeto pode variar, mas, em média, a equipe da Sinqia costuma acompanhar a startup ao longo de oito semanas.
As vantagens do Design de Negócios para fintechs
Desenvolver uma empresa não é fácil: é necessário analisar cenários, riscos e traçar as melhores estratégias para um crescimento seguro e sólido. A equipe de Design de Negócios auxilia as fintechs na elaboração desse desenvolvimento, avaliando todos os setores do negócio.
O time de consultoria da Sinqia leva até os clientes soluções inovadoras e competentes com o mercado de trabalho. Confira, abaixo, algumas vantagens da consultoria:
- Transformação digital
Com um programa que une teoria e prática, as fintechs ganham a habilidade de promover constantes inovações em seus negócios.
- Estruturação de instituições e produtos financeiros
A Sinqia possui quase 30 anos de experiência na área, por meio do Controlbanc, consultoria focada na prestação de serviços e estruturação de TI para a área financeira. Portanto, a equipe de Design de Negócios tem o conhecimento necessário para apoiar a construção do negócio.
- Eficiência operacional
A consultoria cria um plano de evolução adequado às necessidades de cada fintech, unindo a experiência da Sinqia no mercado financeiro, abordagem de design thinking (processo de pensamento crítico e criativo, que possibilita a organização de ideias e tomadas de decisão) e framework ágil. - Compliance
A consultoria inclui apoio de gestão à compliance. De maneira simples, fácil e eficiente, o time auxilia as fintechs a transformarem seus negócios.
Instituições financeiras devem se adequar à nova regulamentação do Banco Central
A consultoria da Sinqia está preparada para trabalhar na adequação que todas as instituições financeiras reguladas pelo Banco Central, com exceção de instituições de pagamento e administradoras de consórcio, terão que efetuar. Trata-se da Resolução CMN 4.966, divulgada pelo Bacen em novembro de 2021.
Segundo ela, a partir de dezembro de 2022, as instituições financeiras precisarão apresentar planos de adequação: entre outras mudanças, será necessário mensurar provisões para créditos de liquidação duvidosa com base em conceitos de perda esperada, sem a necessidade de aguardar eventual inadimplência efetiva.
Embora os demonstrativos financeiros só precisem ser alterados a partir de janeiro de 2025, é essencial que as fintechs, desde já, tenham a dimensão dos impactos que serão causados – tanto nos próprios demonstrativos quanto nos processos e na estrutura organizacional.
Quer saber mais sobre o Design de Negócios e como ele pode ajudar sua fintech? Fale com um de nossos consultores! E saiba mais aqui.