Atenta às demandas do mercado financeiro, a Sinqia investiu na Data Rudder, plataforma que usa IA e machine learning para trazer mais segurança aos clientes
A Sinqia está sempre pronta para inovar e para acompanhar as principais tendências do mercado de tecnologia. Por isso, em fevereiro de 2022, a companhia anunciou investimento direto na Data Rudder, uma plataforma focada em orientar clientes na tomada de decisão baseando-se em dados com o uso de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. O investimento foi feito por meio do Torq Ventures, programa de Corporate Venture Capital (CVC) da Sinqia.
Agora, junto com a Data Rudder, a Sinqia oferta um produto que oferece a detecção de fraude transacional no momento do PIX e no momento do onboarding de crédito, integrado à solução da Simply, uma das empresas da unidade Sinqia Digital. A Data Rudder integra a oferta de Serviços da empresa. “A Sinqia é a maior provedora de tecnologia e inovação para o setor financeiro. E, em parceria com a Data Rudder, complementa a tendência e a necessidade do mercado futuro, fazendo com que a companhia consiga apoiar todas as necessidades de um negócio”, aponta Karine Nogueira, diretora de Operações Serviços da Sinqia.
A parceria é fundamental para que a Sinqia continue a oferecer serviços de ponta a seus clientes, que, nos últimos anos, passaram a ter mais demandas de tecnologia. Segundo levantamento da PwC, o segmento de “serviços financeiros” tem se concentrado nos principais processos da cadeia de valor, como atendimento ao cliente (73%), detecção de fraude (58%) e due diligence (30%).
A demanda por novas tecnologias e por Inteligência Artificial (AI) aumentou ainda mais com a chegada da pandemia da Covid-19. Ainda de acordo com o estudo da PwC, o segmento de “serviços financeiros” ocupou o terceiro lugar da lista de setores com maior demanda, com 82% das implementações, atrás apenas de “turismo e lazer” (89%) e “tecnologia, mídia e telecomunicações” (86%). O setor fez uso da tecnologia principalmente para aprimorar seus chatbots de atendimento ao cliente, e seu principal caso de uso futuro é a detecção de fraudes e combate à lavagem de dinheiro.
Foi nesse cenário de inovação e novas necessidades que a Sinqia concretizou o investimento na Data Rudder, que entra como parceira na cocriação de produtos e serviços dos segmentos e subsegmentos financeiros que a Sinqia possui.
Segundo João Carlos Bolonha, diretor vice-presidente de Produtos, Pessoas, Tecnologia e Vendas da Sinqia, a Data Rudder é uma esteira de IA que simplifica a entrada de dados, manutenção e algoritmos, facilitando, assim, a detecção de fraude PIX e fraude onboarding que ajuda o cliente a manter-se seguro.
“Há 3 anos, havia uma limitação de projetos que podia ser levado adiante com uma máquina. Hoje em dia, a combinação de produtos e tecnologia, processos e pessoas torna possível levar um ‘tempero’ a projetos de transformação digital para serviços em instituições financeiras”, aponta.
Bolonha reforça que nem sempre a transformação digital está conectada à cabeça do cliente, mas é preciso mostrar ao mercado que é possível, por meio de uma plataforma, realizar a cocriação de tomadas de decisão com uso de dados. “A Data Rudder oferece uma combinação única de ingredientes, que fornece um resultado rápido e muito efetivo”, aponta.
Data Rudder é eficiente em barrar fraudes
Na pandemia, com o isolamento social, os consumidores passaram a fazer compras no ambiente digital. Com isso, aumentaram também as ocorrências de fraudes. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, 59% dos internautas sofreram algum tipo de fraude financeira no Brasil no ano de 2021. Isso equivale a um crescimento de 28%, em relação à pesquisa realizada em 2019.
Principal produto da Data Rudder, o DeLorean é a tecnologia que apresenta a solução mais completa de antifraude do mercado. Recebeu esse nome em homenagem ao carro do clássico filme De Volta para o Futuro, porque nasceu para prever o futuro ao cliente, levando a ele todas as probabilidades que irão apoiá-lo na descoberta de qual o melhor caminho para a estratégia do negócio.
Sua solução antifraude oferece mais de 30 algoritmos, que rodam em paralelo a fim de encontrar o melhor fit para cada cliente. Isso acontece por meio de técnicas de auto machine learning (autoML) e respeitando a particularidade de cada cliente. “Somos o que chamamos de Glass box pois conseguimos trazer transparência sobre os fatores influenciadores de cada previsão”, explica Rafaela Helbing, cofundadora e CEO da Data Rudder. “Ao todo, são mais de cinco camadas de proteção que podem ser orquestradas de forma user friendly na plataforma, visando reduzir custos e detectar fraudes de forma eficiente”, comenta Rafaela.
A eficiência da Data Rudder se deve aos diferenciais da plataforma: algoritmos de machine learning personalizados para o negócio, possibilidade de criação e simulação em backtesting de políticas e/ou regras parametrizáveisl através da interface, monitoramento do comportamento de regiões e KPIs e alerta, além do easy test, função que dispensa integração para testes e aumenta a velocidade na validação do retorno gerado.
“A IA e o machine learning favorecem o entendimento que as companhias têm de seus consumidores, promovendo a eles uma experiência positiva e reforçando, inclusive, sua fidelidade”, afirma João Carlos Bolonha.
“Também acredito que, além dos pontos já mencionados, outro importante diferencial é a autonomia que nossos clientes passam a ter com o DeLorean, uma vez que não existe dependência para a criação das estratégias e permitimos que cada cliente customize políticas de acordo com o seu apetite de risco e capacidade operacional via interface”, complementa Thais Nolasco, cofundadora e COO da Data Rudder.