Empresas que administram fundos de investimento precisam assegurar máxima transparência e agilidade na análise e registros das aplicações de seus cotistas. Para isso, é essencial contar com uma gestão eficiente que permita tomar decisões financeiras fundamentais e estratégicas sobre seus ativos. Nesse contexto, a contabilidade para fundos faz toda a diferença.
A seguir, apresentamos mais detalhes sobre o significado da gestão contábil para fundos, os desafios envolvidos nesse processo e, o mais importante, como garantir uma contabilidade eficiente para fundos em sua empresa. Confira!
O que é uma gestão de contabilidade para fundos de investimentos?
Podemos definir a contabilidade para fundos como uma abordagem que avalia e classifica os dados financeiros dessas aplicações, visando garantir uma gestão eficiente e segura dos aspectos contábeis, fiscais e regulatórios do negócio.
Com uma gestão contábil eficiente para fundos, é possível acompanhar o desempenho do fundo e efetuar com precisão os registros dos impostos e a liquidez sobre os rendimentos. Assim, os gestores, custodiantes e administradores conseguem otimizar o retorno dos investidores e garantir o cumprimento das regulamentações desse mercado. Contudo, esse é um processo que envolve alguns desafios.
Principais desafios da gestão contábil para fundos
A contabilidade para fundos é um processo que envolve diversos desafios, começando pela necessidade de manter a conformidade com as regulamentações impostas em meio às transformações recorrentes desse mercado.
O surgimento de novas resoluções no setor, como a CVM 175, por exemplo, traz consigo mudanças nas regras de divulgações das informações dos fundos de investimentos. O mesmo ocorre com a promulgação de legislações que levam a alterações nas regras fiscais e tributárias envolvendo rendimentos dos fundos. Tudo isso exige relatórios contábeis mais transparentes e controles internos robustos para garantir a segurança dos cotistas.
A falta de integração entre os sistemas contábil, de custódia e controladoria dificulta a consolidação das informações sobre o fundo. Considerando a diversidade das carteiras e o enorme fluxo de dados envolvido nessas operações, essa ausência de integração se torna outro desafio, gerando retrabalho para gestores e custodiantes.
Como realizar uma gestão eficiente?
Não há dúvidas de que a contabilidade para fundos exerce enorme relevância na hora de manter a segurança e eficiência do setor. Contudo, garantir um gerenciamento contábil eficaz, capaz de elevar a precisão na análise e acelerar os registros das transações financeiras do fundo, nem sempre é fácil. Sobretudo porque trata-se de um setor que envolve a execução de múltiplas tarefas, como planejamento de contas, demonstrativos financeiros, balancetes diários, relatórios de carteiras, entre outras.
Nesse contexto, contar com soluções integradas, modernas e atualizadas para contabilidade de fundos é um diferencial que pode contribuir para elevar a eficiência na gestão contábil dos fundos de investimentos. Ao integrar o setor contábil, de custódia e controladoria dos fundos, é possível:
- Acessar demonstrações financeiras em tempo real e em um só lugar;
- Garantir que as operações financeiras estão alinhadas com os aspectos fiscais, tributários e regulatórios vigentes no setor;
- Gerar relatórios de carteiras personalizados que facilitam o monitoramento dos investimentos e auxiliam nas tomadas de decisões;
- Efetuar lançamentos contábeis massivos com agilidade e segurança;
- Promover o cruzamento de dados entre os sistemas de maneira simplificada, evitando retrabalhos.
Assim, é possível obter uma visão geral do fundo, resolver possíveis pendências em casos de incongruências, mitigar falhas e ter uma gestão contábil de fundos muito mais eficaz.
Na Sinqia, contamos com uma solução completa e integrada que permite aos gestores, administradores e custodiantes o acesso a diferentes funcionalidades para uma gestão contábil eficiente. Entre em contato com nossos especialistas e conheça mais sobre o sistema contábil para fundos da Sinqia!