A nova solução da Sinqia para aplicações automáticas agora é capaz de suportar grandes volumes, tem integração com a nova plataforma online da B3 e pode ser hospedada em plataformas nos modelos SaaS ou On Premise
Dinheiro parado na conta não é vantajoso: essa é a lição número 1 para quem começa a estudar finanças. A Conta Remunerada, também conhecida como aplicação automática, resolve esse problema. O cliente pode aproveitar os momentos entre o recebimento e os gastos para ganhar rendimentos. Com ela, o saldo disponível em conta corrente é investido em produtos de renda fixa, gerando ganhos acima da poupança e com liquidez diária.
A Conta Remunerada é um produto muito procurado por clientes de bancos. A Sinqia já oferecia a solução para aplicações automáticas, mas agora criou a nova plataforma, com uma nova arquitetura mais escalável e performática, deixando-a mais robusta. “Agora, nosso momento é diferente, porque o produto evoluiu. Percebemos que os clientes tinham uma demanda por mais volumetria, então trabalhamos muito para que a nossa solução se tornasse mais robusta”, explica Márcio Miyashiro, Business Owner da Comunidade de Investimentos da Sinqia.
As principais tecnologias utilizadas na solução foram:
- Angular 11 – Front-End
; - Redis – Cachê distribuído;
- .NET 6 no Back-End (multiplataforma)
; - Containers e Kubernetes;
- Kafka – streaming de eventos.
E para garantir e validar a arquitetura, o produto foi submetido a diversos testes de stress, nos quais foi validado o crescimento linear do tempo de processamento com performance maior que 10MM de registros/hora. Apesar do resultado alcançado nos testes, é possível atingir números ainda maiores, uma vez que a performance é escalável ao depender da infraestrutura contratada na nuvem.
Além de maior volumetria, a solução de Conta Remunerada pode ser integrada à Bolsa de Valores (B3) por API e pode ser executada em plataforma SaaS ou On Premise. Confira tudo sobre as novidades.
O que tem de novo na Conta Remunerada
“A escalabilidade é essencial”. Danilo Gomes, gerente de desenvolvimento de produtos da Sinqia, é categórico em sua afirmação. A Conta Remunerada, portanto, foi desenvolvida com esse foco: o banco ou instituição financeira pode aumentar o número de contas, conforme sua necessidade.
“No modelo de plataforma SaaS (Software como Serviço), colocamos tudo na nuvem”, explica Gomes. “Podemos começar com um volume pequeno e, se o cliente precisar, vamos aumentando. Automaticamente, o sistema vai conseguindo processar tudo isso de forma escalavél”. Gomes destaca que, da mesma forma que o cliente pode aumentar a volumetria, pode também reduzi-la conforme sua demanda.
Márcio Miyashiro explica que, nesse caso, o contrato entre a Sinqia e o cliente é firmado conforme a volumetria.
Diferentemente da plataforma SaaS, no qual toda a operação é mantida em cloud, e toda a infraestrutura fica sob responsabilidade da Sinqia, no On Premise, o cliente licencia a solução e fica responsável por disponibilizar a sua própria infraestrutura para manter a operacionalização.
Além da maior flexibilidade da plataforma, capaz de atender a mais demandas dos clientes, a solução da Sinqia traz agora a integração online com a Bolsa de Valores (B3). “Até algum tempo atrás, era preciso trocar arquivos com a B3: fazer upload, enviar e baixar”, explica Gomes. “Com a integração online, não é preciso enviar nenhum arquivo, porque é tudo sincronizado por meio de APIs, instantaneamente”.
Quer saber mais sobre a solução da Sinqia para Conta Remunerada? Entre em contato com nossos consultores.