Ao longo dos mais de 25 anos de trajetória, a Sinqia auxilia empresas durante as etapas de obtenção de licenças junto aos órgãos reguladores à reinvenção de portfólio e experiências dos clientes.
Para manter-se atualizado frente às inovações, é preciso contar com o auxílio de parceiros que tenham tradição e cases de sucesso nesse mercado. A Sinqia, líder em tecnologia para o mercado financeiro, é esse parceiro.
Com mais de 25 anos no mercado, a Sinqia acompanha e faz parte das inúmeras transformações do mercado financeiro. Fundada em 1996 como Sênior Solution, a empresa fez 23 aquisições ao longo da sua trajetória, sendo as mais recentes a compra da NewCon e o controle da LOTE45.
Desde a estabilização do real e da economia brasileira, à abertura do mercado com a flexibilização do BACEN para abertura de novas instituições, passando pelo surgimento das Fintechs, Bancos Digitais, PIX, LGPD e com a mais recente demanda do mercado, o Open Banking.
Após a fase de hiperinflação, as indústrias buscavam novas fontes de financiamento para angariar recursos e alavancar o crescimento do seu negócio principal, e, parceiros que financiassem seus clientes.
Desta maneira, essas indústrias dependiam das instituições financeiras tradicionais para obter recursos para investimentos e principalmente, para financiar o bem de consumo produzido para o seu cliente final.
Esse cenário levou o Banco Central adotar estratégias para ampliar o mercado financeiro e para isso, era preciso flexibilizar as regras para a abertura de instituições financeiras.
Neste momento, as indústrias começaram a consumir o serviço de consultoria especializada no mercado financeiro para auxiliar no processo junto ao Banco Central.
Foi nessa época que surgiu a Controlbanc, uma empresa de consultoria brasileira especialista no mercado financeiro. Sua atuação consistia em validar o modelo de negócio pretendido pelo cliente, através de Estudo de Viabilidade. Após a comprovação da viabilidade a Controlbanc auxiliava no pedido de autorização no Bacen e depois de aprovado, orientava na estruturação operacional da nova instituição financeira.
Com essa especialidade a Controlbanc se consolidou no mercado de consultoria para o mercado financeiro e passou a ganhar destaque com um modelo de projeto eficiente e com a expertise nos trâmites exigidos pelos órgãos reguladores.
Ao longo dos anos foram mais de 150 instituições autorizadas e mais de 60 operações em regime “turn-the-key”.
Em 2010, a Sinqia adquiriu a Controlbanc, pois enxergou na empresa e em seus colaboradores um conhecimento técnico e mercadológico muito grande e que faria muito sentido para as estratégias daquele momento.
Leia também:
Saiba como a Sinqia pode ajudar a tirar do papel a sua próxima solução | Sinqia
4 dicas para a transformação digital da sua empresa | Sinqia
Entenda como sistema de conciliação pode ser um parceiro da sua empresa | Sinqia
“Ao longo do tempo, começamos a criar novas competências, experiências e repertórios que nos permitiram ter uma oferta de serviços bastante robusta, consistente, inovadora e atualizada”, comenta o diretor de design de negócios da Sinqia, Fabio Gonsalez.
A partir da fusão, os serviços oferecidos pela Controlbanc ao mercado foram incrementados por outras demandas que surgiram. Com a sinergia entre os softwares para o mercado financeiro oferecido pela Sinqia e os serviços desenvolvidos pela Controlbanc.
Em 2017, após alguns anos desta experiência da combinação entre as duas empresas, a Sinqia ampliou ainda mais seu portfólio de serviços e deu vida ao Torq, seu braço de inovação.
O Torq nasceu em 2018 com dois principais objetivos: tirar do papel aplicativos e soluções que pudessem atender às carências de seus clientes e, aproximá-los do público-alvo de forma mais assertiva na criação das jornadas digitais.
“Se o cliente estava pensando em um produto, uma coisa nova, como um serviço ou aplicativo, a gente entra com a parte estratégica, de pesquisa, desenho e prototipação”, comenta Gonsalez.
Em 2019, a Sinqia entendeu que as ofertas tradicionais oferecidas pela Controlbanc e a oferta inovadora do Torq tinham muita sinergia e por isso deveriam estar debaixo de uma mesma estratégia.
Um exemplo prático dessa sinergia são projetos para lançamento de Fintechs. O cliente na Sinqia pode encontrar desde o estudo de viabilidade, aprovação no Bacen, estruturação operacional e, por se tratar de uma instituição digital, pode contratar todo serviço para desenho e desenvolvimento das jornadas dos usuários, prototipação, desenvolvimento de canais digitais.
Além disto, o cliente pode contar com as soluções de Core Bancário que a Sinqia oferece para operacionalizar o BackOffice dessa nova Fintech.
“Quando a gente fala de estudos de viabilidade, é possível apontar tendências no mercado, avaliar os resultados e a necessidade de investimento. As coisas acontecem de uma maneira muito mais interessante porque já trazem o olhar de inovação para atender a demanda do cliente”, explica o diretor de Design de Negócios da Sinqia.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.