Anexando notas fiscais ou usando um layout próprio, o sistema da Sinqia gera uma cessão que pode ser disparada imediatamente para o custodiante
A nova Lei da Liberdade Econômica e as mudanças e impactos que ela proporcionará ao mercado brasileiro, faz com que empresas busquem produtos topo de linha e serviços que ajudassem a simplificar e a desburocratizar processos.
Diante deste novo cenário, um dos pilares comuns para quem atua com Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) que definitivamente tem espaço para melhorias é justamente o momento de seleção e cessão de recebíveis.
Atenta a esse contexto, a Sinqia, especialista em soluções tecnológicas para o mercado financeiro, desenvolveu soluções para agilizar essa dinâmica, tornando-a, inclusive, mais eficiente.
Isso porque, com a Solução Gestão de Recebíveis da Sinqia, os gestores poderão anexar notas fiscais diretamente no sistema Sinqia ou utilizar um layout do produto. De maneira fácil e intuitiva, o usuário consegue fazer uma seleção de quais recebíveis deseja gerar uma cessão e inputar uma taxa. Assim, o sistema calcula qual o ganho o usuário vai ter a partir daquela cessão.
E é justamente nesse momento que a expertise Sinqia faz toda a diferença. O sistema funciona integrando diversas funções para trazer uma solução única. Ao efetuar a seleção de recebíveis, o usuário consegue também gerar o arquivo da cessão que vai disparar para o custodiante. Utilizando a função de espelhamento das informações da carteira do custodiante, é possível ao gestor fazer um teste de elegibilidades da cessão, antes de disparar o arquivo.
O que são elegibilidades?
Quando o regulamento do fundo é criado, o mesmo poderá compreender algumas regras. Por exemplo, é possível colocar no regulamento do fundo que ele não pode adquirir duplicatas com vencimento maior do que 180 dias. Essa regra é cadastrada no sistema.
Agora, com a solução Sinqia, o gestor consegue ao inputar arquivo checar se há algum recebível que tem uma data de vencimento maior do que 180 dias, ou seja, que não é elegível.
Sem o espelhamento de informações, há duas possibilidades. Ou o gestor faz essa verificação de maneira manual, gastando tempo e sujeito a falhas, ou ele envia o arquivo para o custodiante e precisará corrigir essas elegibilidades.
Já com a solução Sinqia, o próprio sistema consegue espelhar as informações do custodiante e validar a cessão. Caso haja algum problema, ele já é assinalado e facilmente pode ser corrigido. Uma vez que o documento esteja de acordo com as elegibilidades, é possível fazer esse disparo para o custodiante de maneira mais limpa. O sistema garante que os recebíveis estão elegíveis para aquele determinado fundo.
O processo se torna simples e otimizado. Especialmente ao levar em conta que a nova solução para gestores já vem integrada com os custodiantes, oferecendo ganhos operacionais e de gestão.
Ficou interessado no sistema Gestão de Recebíveis da Sinqia? Então fique de olho nos próximos conteúdos chegando por aqui e entre em contato com um consultor para receber mais informações.