Em meio a popularização dos e-commerces e as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, estabelecimentos comerciais precisam buscar novas formas de se destacarem no mercado e atrair seus clientes com propostas diferenciadas. Uma estratégia que tem ganhado popularidade nos últimos anos é o cashback.
O que é cashback?
Cashback é um programa de recompensa onde os clientes recebem de volta uma porcentagem do valor gasto em suas compras. Essa porcentagem pode variar de acordo com o produto, a loja ou a promoção específica. Em essência, o cashback oferece aos clientes a oportunidade de recuperar parte do dinheiro gasto em suas compras, incentivando assim a fidelidade à marca e o aumento das vendas.
Se engana quem acredita que cashback é algo recente. Ele surgiu na década de 1980, nos Estados Unidos, pelas operadoras de cartões de crédito. Essa inovação dava descontos e vantagens aos consumidores, que recebiam de volta uma parte do valor do produto em dinheiro físico. Apesar disso, essa modalidade se tornou popular somente em 2010, ano que chegou a outros países, como o Brasil.
Como funciona?
O funcionamento do cashback é bastante simples. Primeiro, o cliente realiza uma compra em sua loja, seja online ou física. Após a compra, uma porcentagem do valor gasto é devolvida ao cliente, geralmente na forma de crédito na própria loja, em dinheiro diretamente na conta do cliente ou através de vouchers para futuras compras.
Existem diferentes modelos de cashback. Alguns programas oferecem um valor fixo de retorno por compra, enquanto outros oferecem uma porcentagem do valor total gasto. Além disso, alguns programas têm parcerias com outras empresas, o que permite que os clientes acumulem cashback em várias lojas.
Cashback NÃO é chargeback
Pode parecer estranho, mas muitas pessoas confundem os dois termos, por serem parecidos. Apesar da semelhança, não há relação entre os dois.
Chargeback é, na verdade, o ato de contestação de uma compra. Ele acontece quando o portador identifica uma cobrança em seu cartão, mas não a reconhece. Neste caso, a pessoa solicita o cancelamento da transação diretamente à administradora do cartão e tem assegurado seu direito de receber valor de volta. O objetivo principal dessa operação é garantir a segurança dos consumidores em casos de clonagem ou cobrança indevida.
Por que o cashback pode ser uma estratégia interessante
A vantagem do cashback para os consumidores é óbvia: economizar um dinheirinho ao realizar suas compras. Porém, essa prática também traz uma série de benefícios para empresas.
A primeira, e mais básica, é a fidelização do consumidor, que passa a eleger seu meio de pagamento e/ou loja preferida devido o acesso ao benefício, tendo mais chances de retornar. A disponibilização de cashback também ajuda na atração de novos clientes. Com acesso à ele, o consumidor se torna mais propício a escolher uma loja que não costuma realizar compras.
O cashback também é uma forma de oferecer um agrado ao cliente sem precisar alterar o valor do produto no site. O dinheiro que retornará ao consumidor pode ser calculado de acordo com os objetivos e as condições adequadas ao negócio, usando o exemplo de um lojista patrocinador do programa, uma vez que é ele mesmo quem escolhe o percentual de cashback do produto ou da sua loja. Este tipo de serviço é mais facilmente aplicável ao e-commerce, mas também pode ser operado em lojas com atendimento presencial.
É claro que existe um custo para implantar este tipo de benefício, assim como qualquer outro, mas o investimento costuma obter um ótimo retorno. Isso porque, na maioria dos casos, o custo ocorre somente quando há venda, o que é um ponto positivo para empresas de menor porte. Além disso, o custo desta ação não precisa ser exclusivamente do emissor ou do lojista, as campanhas podem ter um orçamento dividido entre as partes envolvidas.
Implemente ações de cashback na sua empresa
A forma mais fácil de implementar um cashback dentro de um meio de pagamento e com segurança é a partir da contratação de uma empresa com expertise nesse tipo de benefício.
Sendo assim, a empresa contrata a solução, realiza o cadastro dos clientes aptos a participar ou permite que os próprios consumidores se cadastrem manualmente. Depois, a empresa parceira realiza o registro e a contabilização dos créditos de cashback que os clientes têm direito a cada compra realizada.
E a Sinqia + Evertec pode te ajudar com isso!
Através das nossas APIs é possível integrar cashback ao seu ecossistema de pagamentos e disponibilizar para seus clientes de forma simples. Assim, cada vez que uma pessoa realiza uma compra, o pagamento é processado e o retorno do valor é acionado instantaneamente, seja através do sistema da nossa processadora ou da bandeira, onde ambas reconhecem as parametrizações de cashback definidas e realizam a operação de forma transparente, tornando a experiência no momento da transação cada vez mais fluída.
Com a nossa solução BIN Sponsor, por exemplo, é possível emitir cartões bandeirados, possibilitando a integração a um HUB de promoções da bandeira e a uma grande quantidade de estabelecimentos devido a sua ampla aceitação.
Ficou com alguma dúvida sobre como implementar o cashback? Fale com os nossos especialistas!