A falta de automação na área de seguros tem levado muitas instituições financeiras a enfrentarem grandes problemas com baixa produtividade, pouco controle das informações e alto custo dos processos.
Em consequência disso, muitos gestores têm de lidar com processos burocráticos e caros, falta de agilidade e controle das informações, prazos apertados e constante pressão para melhorar a eficiência do trabalho.
O que ocorre é que a tecnologia digital permitiu um ganho de escalabilidade na captura de dados dos clientes, aumentou a demanda de dados, mas a maneira de trabalhar com eles ainda é praticamente manual e altamente dependente de pessoas. A solução é utilizar tecnologia para automatizar o processo.
Conheça agora como as seguradoras estão investindo em automação para melhorar o atendimento e reduzir custos, quais as principais tendências do setor e seus benefícios.
Como a automação impacta o setor de seguros
Novas tecnologias, como inteligência artificial e big data, já fazem o parte de cada aspecto do negócio do setor de seguros.
Essas tecnologias estão possibilitando a automação inteligente de processos complexos e a análise de grande quantidade de dados, de forma que possam ser usados para formar uma base mais sólida para a tomada de decisão, em todos os níveis da empresa.
Além disso, esses dados também permitem uma compreensão mais profunda das novas necessidades dos clientes, parceiros e funcionários. Dessa forma, é possível uma abordagem mais assertiva para atendê-los.
A automação também dá a essas companhias uma vantagem competitiva, permitindo que elas inovem e criem novos processos de negócios, sendo por isso parte da sua estratégia central de crescimento.
Outro aspecto a ser considerado são os novos riscos que o movimento em direção ao digital criou para os bancos e seguradoras, como novas ameaças à segurança de dados, o que demanda recursos tecnológicos mais avançados.
Principais tendências em automação na área de seguros
As novas tecnologias digitais estão transformando o modelo tradicional de negócios da indústria de seguros. Essas tecnologias prometem modernizar os processos atuais, reduzir as perdas de forma significativa e provocar grandes mudanças no relacionamento com os segurados.
As seguintes são as tendências tecnológicas que mais se destacam em automação no setor de seguros:
Inteligência artificial
A inteligência artificial é a principal tecnologia utilizada para a automação de tarefas, tanto no front como no back office. Por meio dela, os processos manuais passam a ser automatizados e se tornam mais eficientes, reduzindo muito o tempo das operações, da necessidade de uma grande equipe e também dos custos.
Um exemplo é a utilização da tecnologia que realiza o Onboarding Digital para identificar eletronicamente os documentos, extrair as informações e executar as regras de negócio automaticamente. Esse tipo de automação é excelente para reduzir custos e melhorar a experiencia do cliente. Essa tecnologia é capaz de reduzir o tempo de análise das propostas, passando de dias para minutos.
Outro exemplo é a utilização de chatbots para melhorar o atendimento e otimizar a experiência do cliente. Esse serviço, que trabalha por meio de aplicativos de mensagem utilizando aprendizagem de máquina, mostrou-se uma forma natural de conversar com os usuários.
Os chatbots podem ser utilizados para tirar dúvidas simples e resolver problemas dos consumidores. Para o mercado de seguros, é uma das soluções que permitem alto nível de eficiência no atendimento, porque ajudam na aproximação do cliente com a marca e geram satisfação.
Dessa forma, essas tecnologias podem contribuir para a redução da análise de proposta, o aumento do número de clientes, a redução do número de reclamações, a resolução mais efetiva dos problemas, entre outras vantagens.
Internet das coisas
A internet das coisas está possibilitando novas maneiras de captar informações que ajudam a melhorar tanto o relacionamento com o cliente como o gerenciamento de risco e a reduzir as perdas de forma significativa.
Essas informações geradas por aparelhos e sensores conectados à internet (celulares, tablets, dispositivos vestíveis, veículos etc.) fornecem dados que ajudam as seguradoras de muitas formas.
Por meio desses dados, a seguradora pode realizar avaliação e precificação mais precisas do risco e também automatizar a notificação de perdas com base nos dados fornecidos pelos sensores.
Esses dispositivos conectados à internet fornecem informações em tempo real, o que pode fazer toda a diferença para uma seguradora oferecer um serviço adequado na hora certa.
Por exemplo, para um casal que acabou de ter um filho, seria o momento ideal para ofertar um seguro de vida ou plano de previdência.
Big data analytics
Todos esses dados coletados em interações com os clientes por meio de diversos dispositivos e também disponíveis na internet (dados não estruturados), somados aos dados dos clientes que as seguradoras já têm em seus sistemas (dados estruturados), formam um grande e valioso banco de dados (big data).
Pelas ferramentas de análise e gestão de dados (analytics), as seguradoras podem obter informações relevantes para gerar novos insights para o negócio, criar relacionamentos mais estreitos com os segurados e obter vantagens competitivas.
Por intermédio do analytics é possível melhorar a retenção e fidelização de clientes ao identificar o melhor público-alvo e aumentar as vendas cruzadas pelo aprimoramento da segmentação desse público.
As vendas também podem ser impulsionadas personalizando as ofertas e definindo o melhor preço do seguro para cada perfil de cliente e identificando novos riscos e fraudes de seguros pelas análises preditivas.
Benefícios da automação na área de seguros
A automação das tarefas permite melhor controle das informações e dos processos, aumento da produtividade e da eficiência, identificação de novos padrões de riscos, serviços mais personalizados e atendimento mais proativo.
Como resultado, os riscos, o tempo e os custos das operações são reduzidos, assim como a necessidade de uma grande equipe. E essa economia pode ser revertida para os consumidores, ampliando ainda mais o mercado e favorecendo ganhos de escala.
Ao alcançar maior eficiência dos processos e rentabilidade do negócio, o próprio gestor pode ser beneficiado, tanto por meio de uma promoção como pelo aumento de salário e até mesmo por mais qualidade de vida no trabalho.
Muitas empresas já estão adotando essas tecnologias, e as mudanças nessa indústria serão rápidas. Aquelas que não acompanharem essas tendências certamente perderão competitividade.
Confira abaixo nosso especialista em Tecnologia e Negócios, Lucas Carvalho, na Insurtech Brasil representando a Simply no painel sobre Onboarding Digital. Foram levantados temas como: os desafios nas empresas sobre onboarding de seguros, a contratação, sinistro e as estratégias que podem ser adotadas.
Portanto, o que você está esperando para implementar as soluções de automação no seu setor? Faça uma projeção de uso dessas ferramentas e otimize todos os processos!
Se você gostou deste artigo sobre as vantagens de investir em automação na área de seguros, então baixe conheça o Onboarding Digital da Simply. Acompanhe nosso Blog para ler mais artigos como esse!