A cada dia, a abertura de conta digital se torna mais acessível e conveniente para o público que precisa usar os serviços disponíveis no mercado financeiro.
Em sintonia com essa tendência, o próprio Conselho Monetário Nacional tem adotado medidas no sentido de facilitar ainda mais a adesão a essa modalidade de conta, contribuindo para a inclusão financeira de uma parcela significativa do mercado, que em alguns casos opera à margem do sistema (os “desbancarizados”).
Ainda assim, com todas as facilidades já existentes, as instituições financeiras podem adotar algumas boas práticas que tornam o processo ainda mais eficiente. É justamente sobre as melhores práticas na abertura de conta digital que falaremos nesse post. Acompanhe.
A opção pelas contas digitais
A transformação digital é uma realidade presente nos mais diversos segmentos da sociedade e o mercado financeiro tem se colocado na linha de frente desse processo.
Não se trata de apenas ofertar facilidades a partir dos serviços digitais, mas de proporcionar novas experiências, capazes de transformar o dia a dia dos clientes.
Cada vez mais o consumidor vai se habituando a dispensar a dependência que tinha das agências bancárias físicas. Até mesmo o acesso à internet a partir de um computador, para resolver questões específicas, está se tornando inconveniente. O ideal é que tudo possa ser feito a partir de simples comandos no smartphone.
Não por acaso, há um intenso movimento de adesão às contas digitais. Mesmo os bancos e financeiras tradicionais têm se colocado ao lado de fintechs e neobanks na oferta desse tipo de serviço.
Simplificando o processo
Já estão em vigor algumas recentes resoluções do Conselho Monetário Nacional, que simplificam os processos de abertura, manutenção e encerramento de contas no país.
As novas regras incluem medidas como a não obrigatoriedade da apresentação de documentos e comprovantes físicos na abertura de contas, delegando às instituições a possibilidade de que elas próprias determinem suas exigências de documentação nesses casos.
Essa medida contribui enormemente para que a abertura de contas digitais possa fluir dentro de um contexto totalmente digital e automatizado, tornando-a uma prática mais eficiente e menos onerosa, para as instituições e para os clientes.
É também uma oportunidade para que bancos e financeiras adotem práticas mais modernas de autenticação de operações e clientes. Recursos como georreferenciamento e consulta às bases de dados públicas ou privadas tendem a tornar os processos mais seguros.
Melhores serviços, melhores práticas
Se de um lado há todo um contexto favorável à opção pelas contas digitais, de outro, é preciso que o processo de abertura dessas contas esteja à altura das exigências desse novo consumidor e dos imperativos de uma gestão eficiente.
Alguns erros no processo de abertura de conta digital podem ser a porta de saída para o cliente, que rapidamente encontrará melhor oferta em uma instituição concorrente.
Ora, para oferecer a melhor experiência ao consumidor e conquistar a sua preferência, o caminho mais seguro está em adotar as melhores práticas na abertura de contas digitais.
Confira algumas práticas que são levadas em conta pelo cliente:
- Comodidade: poder fazer todos os processos de uma só vez, sem necessidade de mais etapas (uma na internet e outra no app e às vezes até presencial);
- Simplicidade: um aplicativo de fácil navegação, sempre pensando na experiência do usuário;
- Rapidez: um processo rápido, com resposta imediata;
- Atendimento: ter um atendimento rápido e disponível em diversas plataformas 24/7 (24 horas nos 7 dias da semana).
Melhores práticas, melhores parcerias
Um bom ponto de partida para as instituições financeiras é a busca de parceiros especializados, capazes de construir uma oferta de serviços digitais toda sustentada por tecnologias atualizadas e processos automatizados.
Há mais de dez anos no mercado, a Simply é uma referência em serviços de automação de onboarding e cadastro, oferecendo amplo suporte e um portfólio de soluções especialmente desenvolvido para negócios digitais.
Entre os produtos da Simply, destacam-se:
- O S-forms, uma solução de frontend para fácil (e personalizada) captura de dados e documentos, que utiliza recursos de geolocalização, é responsiva e não ocupa memória no dispositivo do cliente;
- O Atomics, uma solução em plataforma cloud para análise eletrônica de documentos, que utiliza tecnologia OCR combinada com inteligência artificial, proporcionando ganhos com a automação dessa onerosa etapa do processo de abertura de conta digital;
- O S-works, uma poderosa ferramenta para configurar e organizar o fluxo de trabalho operacional de retaguarda, com recursos para monitoramento, controle e rastreabilidade das atividades.
Não basta oferecer uma abertura de conta digital. É preciso fazê-la satisfazendo às exigências do cliente e, ao mesmo tempo, permitindo uma gestão ágil e eficiente de todo o processo.
Os melhores serviços só podem ser ofertados se amparados por práticas que garantam a sua sustentação. Por sua vez, a adoção de tais práticas será facilitada a partir de parcerias altamente especializadas. Quer saber como a Simply pode transformar seu processo de abertura de contas? Fale com nossos consultores!
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!