O lançamento do ChatGPT, inteligência artificial (IA) de linguagem natural desenvolvida pela empresa americana OpenAI, fez com que os debates sobre a tecnologia se proliferassem pelo mundo. Apesar do “boom” causado pelo chatbot, a realidade é que a IA já está presente em diferentes setores da economia.
A inteligência artificial é capaz de analisar grandes quantidades de dados de forma rápida, identificando padrões e melhorando a tomada de decisões, além de ajudar a otimizar processos. No setor financeiro, isso não é diferente.
Diferentes setores desse mercado já possuem inteligência artificial em suas operações. Da área de investimentos à de consórcios, passando até pela criação de contas em bancos, a nova tecnologia tem sido cada vez mais usada e pode ser muito útil no dia a dia, independentemente do tamanho da empresa.
Importância da inteligência artificial no setor financeiro
Estudo de 2021 da consultoria KPMG sobre inteligência artificial indica que a maioria dos líderes de negócios de importantes setores da economia afirma que a IA já é “pelo menos moderadamente funcional em suas organizações”.
Entre os setores com maior índice de resposta estão: produção industrial (93%), serviços financeiros (84%), tecnologia (83%), varejo (81%), ciências da vida (77%), saúde (67%) e governo (61%). O setor financeiro, segundo a pesquisa, é o que registrou aumento mais significativo em relação ao relatório de 2020: 37%, seguido por varejo (29%) e tecnologia (20%).
O principal ganho que o setor financeiro pode ter com a inteligência artificial é garantir que os processos possam ser feitos com escala, agilidade e mais eficiência, mas mantendo ou até aprimorando os padrões de segurança.
Inteligência artificial na prática
A inteligência artificial é algo que veio para ficar: ela já deixou de ser uma aposta e hoje é uma realidade. Uma das grandes vantagens da tecnologia é a sua versatilidade, o que permite ser aplicada de diferentes formas no setor financeiro. Veja, a seguir, exemplos de como a IA pode ser utilizada nesse mercado.
Adequação às regras regulatórias
Em meio às constantes mudanças no mercado financeiro brasileiro, especialmente no que diz respeito às novas regras regulatórias, a adoção de tecnologias de ponta e a integração eficiente entre diferentes áreas passaram a ser aspectos prioritários para as empresas do setor. Isso porque o eventual descumprimento de normas pode implicar em uma advertência, no pagamento de multa ou em penalidade mais severa para a instituição.
Pensando nisso, a Sinqia oferece soluções que, com o uso de inteligência artificial, são capazes de monitorar a divulgação de normativos em 28 órgãos reguladores. Além do Bacen e da CVM, a plataforma é capaz de monitorar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), o Ministério da Economia, a Receita Federal e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), entre outros.
Dessa maneira, após a publicação de um normativo, a solução faz uma leitura da nova regra e identifica quais clientes foram afetados. Em um segundo passo, a plataforma avalia, também, quais áreas foram impactadas entre as empresas avaliadas, tornando o processo muito mais rápido e eficaz.
Antifraude
Outro ganho que o setor financeiro pode ter com a inteligência artificial é no combate às fraudes. Com ela, é possível criar e gerenciar regras antifraude avançadas, garantindo processos mais confiáveis, ágeis e escaláveis.
A Sinqia, através da unidade Sinqia Digital, também oferece soluções nesse sentido, beneficiando o compliance das empresas do setor financeiro. Através do machine learning, a plataforma é capaz de identificar padrões e prever tentativas de fraudes, como, por exemplo, no onboarding de novos clientes e aberturas de contas.
Além disso, a tecnologia combinada com OCR auxilia na identificação e extração de dados de documentos para validação cadastral.
Outra funcionalidade é a biometria, para prova de vida com tecnologia antispoofing que garante vivacidade do usuário e facematch, que realiza a comparação de faces. Desta forma, garante a verificação de identidade, autenticação de transações e controle de acessos trazendo mais segurança para as operações.
Recuperação de crédito
As empresas do setor financeiro também podem utilizar a inteligência artificial para automatizar e otimizar a recuperação de crédito. A Sinqia Digital oferece uma solução que realiza a gestão de carteiras com inteligência artificial e automação.
A plataforma é flexível, 100% digital e escalável para credores recuperarem seu capital, alinhada à capacidade de desembolso dos clientes. Além disso, a interação com o cliente durante todo o processo de negociação é feita pela plataforma, oferecendo a melhor e mais completa experiência na hora de renegociar dívidas.
As instituições do setor financeiro precisam inovar constantemente em suas ações para continuarem competitivas e até mesmo melhorarem a segurança de seus sistemas. A inteligência artificial é um dos investimentos que proporciona este retorno. Para saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar a sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas!