Independentemente do porte ou segmento, saber como lidar com clientes inadimplentes é uma prática essencial em qualquer empresa.
Afinal, a inadimplência é uma realidade comum na rotina de uma organização. E, quando não é conduzida da melhor forma, pode acabar gerando uma série de prejuízos em cadeia para a entidade. O que inclui desde problemas em manter um fluxo de caixa equilibrado. Até dificuldade para gerar lucro e novos investimentos, além de prejuízos na fidelização de clientes.
Nesse contexto, desenvolver um mecanismo que auxilie na cobrança dos débitos financeiros, sem comprometer a relação com os clientes é o caminho para diminuir os impactos gerados por esse cenário e otimizar as taxas de pagamento. E o segredo para isso está na implementação de uma comunicação humanizada.
Acompanhe conosco essa leitura e veja a seguir quais consequências os clientes inadimplentes podem gerar para uma empresa. E como lidar com essa condição da melhor forma adotando algumas dicas simples. Confira!
Clientes inadimplentes e suas consequências para a empresa
Segundo o mapa de inadimplência e negociação de dívidas do Serasa, em novembro de 2023, havia cerca de 71,1 milhões de brasileiros em situação de inadimplência. Além disso, conforme aponta o indicador da Boa Vista, em 2023, o número de inadimplentes no país cresceu 5,3% em comparação ao ano anterior.
Dados como esse só evidenciam o crescente aumento de pessoas com débitos em aberto, um cenário que afeta significativamente a realidade financeira não apenas desses consumidores, mas também das empresas com as quais se relacionam.
Afinal, quando uma organização possui clientes com dívidas em atraso, essa condição pode acabar comprometendo vários aspectos do negócio. O fluxo de caixa fica comprometido, impedindo os gestores de se planejar financeiramente ou até honrar com seus compromissos junto a funcionários e fornecedores.
Além disso, a presença de clientes inadimplentes nas empresas também gera outras consequências, como:
- Falta de previsibilidade sobre os lucros;
- Acúmulo de passivo de dívidas;
- Dificuldade para investir em novas oportunidades visando o crescimento do negócio;
- Impactos em sua taxa de fidelização.
Por essas e outras razões é que gestores e líderes precisam buscar maneiras de lidar com clientes inadimplentes da melhor forma possível. Somente com uma boa desenvoltura no processo de cobrança é possível otimizar a quitação das dívidas, mas sem causar uma impressão errada que leve à perda de clientes.
Como lidar com clientes inadimplentes
Saber lidar com clientes inadimplentes nunca é uma tarefa fácil. Mas, a seguir listamos algumas dicas que podem ajudar sua empresa a transformar o que seria um problema em uma oportunidade de crescimento.
Use os melhores canais de contato
Com o avanço da tecnologia, o comportamento do consumidor mudou. Agora, as interações ocorrem muito mais no digital do que acontecia há tempos atrás.
Desse modo, as empresas que buscam lidar com clientes inadimplentes da melhor forma possível, precisam encontrar os melhores canais de contato para estabelecer uma comunicação efetiva visando reduzir ou mesmo eliminar a inadimplência em sua rotina operacional.
Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de personalizar essa interação. Ou seja, é possível usar ferramentas como SMS, mensagens automatizadas por app de mensagens, além de recursos multimídia como agentes virtuais de voz, por exemplo, para manter a qualidade e personalização da comunicação, sem abrir mão da humanização no atendimento.
Adote uma régua de relacionamento com o cliente
Uma comunicação eficaz é sempre o melhor caminho para obter melhores resultados na negociação com clientes inadimplentes e manter a taxa de fidelização em alta. Para isso, ferramentas como a régua de relacionamento com clientes pode ser muito útil.
A régua de relacionamento corresponde a um conjunto estruturado e padronizado de ações de comunicação com clientes inadimplentes. Com essa solução, é possível manter um contato direto, transparente e qualificado junto ao cliente, otimizando a proximidade e experiência em sua relação. Como resultado, aumenta-se as chances de chegar a um acordo quanto à quitação dos débitos em atraso.
Invista na comunicação humanizada
Mais do que oferecer uma experiência positiva, a comunicação humanizada é uma estratégia que simplifica a negociação com clientes inadimplentes.
Quando integrada a tecnologias de automação, essa prática não só agiliza o atendimento, como garante uma abordagem que gera empatia e identificação com o cliente. Consequentemente isso reduz os atritos no processo de negociação, além de otimizar a relação de confiança, levando a resolução da inadimplência e maiores taxas de pagamento.
Nesse sentido, existem soluções que ajudam a estabelecer um contato mais humanizado com os clientes e simplificam as operações de cobrança.
A QuiteJá é uma plataforma de negociação de dívidas que adota a comunicação humanizada somada a soluções tecnológicas para transformar a experiência no processo de cobrança, levando a maiores taxas de pagamentos. Entre em contato com um de nossos consultores e saiba como podemos ajudar sua empresa a lidar com clientes inadimplentes de forma humanizada e eficiente.