Sinqia Digital traz uma plataforma completa que utiliza inteligência artificial para evitar fraudes no momento de onboarding digital de novos clientes
Os bancos digitais já não são mais novidade e chegaram para ficar. Antes muito populares, principalmente, entre o público jovem, as contas digitais já são adotadas por grande parte da população. O momento do onboarding digital precisa oferecer agilidade e praticidade – afinal, é isso que os clientes de bancos digitais procuram -, mas é necessário que seja extremamente seguro para que a empresa evite a abertura de contas fraudulentas. A Sinqia Digital oferece uma plataforma completa e segura, que possui cinco módulos e usa Inteligência Artificial para barrar fraudes.
A demanda por ferramentas mais seguras aumentou à medida que os bancos digitais cresciam. Para se ter uma ideia, em 2020, apenas 37% dos brasileiros tinham contas em bancos digitais e em bancos tradicionais, segundo levantamento da Akamai Technologies. Em 2022, esse número saltou para 70%.
A abertura de contas com um processo totalmente virtual não é novidade – o Banco Central regularizou o onboarding digital há cerca de seis anos, sem a necessidade da presença do cliente em uma agência ou da utilização de cartórios. Porém, com o aumento de usuários de contas digitais, também cresceram as fraudes, em especial aquelas no momento do onboarding digital. Golpistas abrem contas em nomes de terceiros e as usam, por exemplo, para receber depósitos via Pix.
Só no primeiro semestre deste ano, as tentativas de fraude online cresceram 637%, em comparação ao mesmo período de 2021, de acordo com estudo da Apura Cyber Intelligence. A pesquisa destaca que a procura por “burlador” teve um salto de 659% – é esse o termo que define a fraude no momento do onboarding digital, quando criminosos tentam burlar, por exemplo, o envio de selfies para atestar sua identidade.
“Todas as tecnologias que adotamos são desenhadas com o foco antifraude”, afirma Lucas Carvalho, Product Marketing Manager da Simply, empresa que faz parte da Sinqia Digital. “Precisamos garantir que o cliente é realmente quem diz ser. E, para isso, podemos usar elementos que comprovam a identidade da pessoa.
Conheça as soluções da Sinqia Digital para o onboarding digital
A plataforma da Sinqia Digital é formada por cinco módulos: captura de dados e documentos, análise eletrônica de documentos, mineração de dados, automação de processos e orquestração de dados (com mapeamento e execução de regras) e data intelligence (que fornece visão 360° do cliente).
“Cada um desses módulos atua em uma etapa do processo, desde o onboarding digital até a gestão dos clientes”, explica Lucas Carvalho. “O sistema cobre desde a entrada de dados e documentos – quando o cliente final os envia ao banco -, passando pela análise e conferência, até a devolução do resultado final dessa operação, com a aprovação ou não do novo cliente”.
Carvalho destaca que todas as etapas do onboarding digital contam com ferramentas antifraudes – várias delas utilizam Inteligência Artificial (IA) para conferir dados e analisar comportamentos. As possíveis fraudes vão sendo eliminadas ao longo do processo. “Fazemos a captura de informações sobre o dispositivo, comportamento do usuário”, diz. “Depois, atuamos na etapa de identificação dos documentos, extração de dados e validação dos dados, biometria facial…tudo para comprovar que o usuário é realmente quem diz ser”.
Uma das tecnologias de IA utilizada é a chamada Liveness, que é usada no reconhecimento facial – e é muito mais eficiente e segura do que as biometrias comuns, como aquelas de aparelhos celulares. O liveness fragmenta o rosto do usuário em milhares de pedaços e os interpreta um a um. Isso garante, por exemplo, que um fraudador não utilize fotografias de terceiros ou até mesmo vídeos gravados para fazer um cadastro.
“O liveness é a evolução do face match, que apenas pedia uma selfie para o cliente e a comparava com a foto do documento”, afirma Carvalho. “Mas os fraudadores podem fotografar uma foto. O liveness chegou para resolver esse problema, porque ele prova que há vida do outro lado da câmera e não apenas uma simulação de vida, como uma foto ou um vídeo sendo reproduzido”.
A solução da Sinqia Digital também dispõe de OCR (Optical Character Recognition), uma ferramenta que, quando integrada à Inteligência Artificial, reconhece e checa o preenchimento de cadastros e até mesmo de documentos de identificação pessoal enviados no onboarding digital.
Carvalho também destaca que a plataforma da Sinqia Digital é parametrizável: cada banco ou instituição financeira pode personalizá-la e escolher, por exemplo, quantas etapas terá o onboarding digital. “Nosso time de projetos possui experiência em diversos processos de diferentes bancos e instituições financeiras. Em cada novo projeto, além da tecnologia, entregamos esse know how. Ajudando nossos clientes a seguirem as melhores e mais seguras práticas de mercado.”
Dados também previnem fraudes futuras
A plataforma não impede fraudes apenas no momento do onboarding digital – os mesmos dados recolhidos no momento do cadastro são utilizados para prevenir e barrar fraudes futuras. “Essas informações vão nos ajudando a criar o perfil de usuário”, explica Carvalho. “Sabemos qual dispositivo o cliente costuma usar e qual sua localização comum, por exemplo. Conhecendo o cliente, podemos identificar quando ele tem um comportamento suspeito: um dispositivo desconhecido, uma localização estranha. No fim das contas, possivelmente é um fraudador”.
Com o uso de machine learning, as instituições financeiras podem detectar comportamentos suspeitos no momento de transações. “Infelizmente, hoje em dia, é comum que o cliente tenha o celular roubado. Mas o banco pode identificar comportamentos suspeitos e pode, inclusive, usar as tecnologias do onboarding novamente, solicitando um novo processo de liveness, por exemplo”, diz Carvalho.
Para saber mais, entre em contato conosco.