No setor financeiro, a inteligência artificial tem o potencial de transformar diferentes processos, automatizando atividades, reduzindo custos e ampliando a segurança operacional. Contudo, em se tratando da experiência do cliente, a integração entre inteligência artificial e personalização surge como uma solução capaz de moldar conexões, impactando de várias formas a interação com clientes.
Afinal, unindo IA e personalização, as empresas conseguem customizar suas interações levando em conta preferências, comportamentos e características individuais dos clientes. Assim, não só é possível otimizar o atendimento, como também oferecer produtos e serviços mais compatíveis com suas necessidades.
>> Baixe grátis: Infográfico Panorama Febraban Tech 2024
Inteligência artificial e personalização no setor financeiro
Nos últimos anos, cada vez mais os bancos e outras instituições financeiras estão usando a IA para entender e atender com eficiência.
Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, cerca de 96% dos bancos já contam com tecnologias de inteligência artificial. Ainda de acordo com a pesquisa, 54% dessas instituições afirmam usar a IA generativa em diferentes áreas, incluindo no relacionamento com clientes.
Dados como esses só reforçam como a IA tem sido uma grande aliada das empresas, contribuindo para aprimorar experiências e trazer novas oportunidades ao setor. Afinal, ao implementar sistemas inteligentes baseados em IA, os bancos otimizam seus processos, personalizam o atendimento, automatizam a gestão de riscos e fortalecem sua competitividade.
Em contrapartida, essa relação também oferece desafios na hora de garantir uma entrega personalizada, o que inclui não só dificuldades relacionadas à privacidade e segurança dos dados, mas também vieses discriminatórios, falta de capacitação, entre outros.
Como essa relação transforma a experiência do cliente?
Na relação entre empresas e clientes, a IA é uma tecnologia disruptiva que desempenha um papel essencial, viabilizando interações mais personalizadas e transformando a experiência do cliente. Mas como a relação entre IA e personalização acontece na prática e como isso resulta em uma experiência aprimorada do cliente?
Basicamente, a inteligência artificial generativa, com seus algoritmos inteligentes, possibilita às empresas coletar e analisar um grande volume de dados dos clientes. Essa análise avançada permite aos gestores entender mais profundamente seus comportamentos e necessidades. Consequentemente, isso garante recomendações mais personalizadas e relevantes para cada cliente, ampliando as conversões e fortalecendo a relação cliente-empresa.
>> Leia também: Como melhorar a experiência do cliente no setor bancário?
Avaliar como o cliente se sente em relação a uma marca também é vital para implementar estratégias de atendimento mais assertivas. Nesse contexto, a IA funciona como um poderoso recurso, capaz de detectar sentimentos subjacentes em relação a produtos ou serviços. A partir disso, as empresas conseguem fazer os ajustes necessários e traçar planos que ajudam a melhorar a relação de confiança com seus clientes e também sua experiência.
Com seu potencial de automação, a IA também melhora os meios de pagamento, adaptando serviços e interfaces conforme as preferências dos usuários. Isto, por sua vez, amplia a eficiência e conveniência na oferta de produtos e serviços, agregando ainda mais valor para a experiência do cliente.
Para saber mais sobre como a inteligência artificial e personalização podem beneficiar a experiência do seu cliente, fale com os nossos especialistas!