Sinqia é um dos primeiros players do mercado a apresentar solução para empréstimo de títulos, que será lançado pela B3 no 4º trimestre de 2022
O empréstimo de títulos é uma novidade que chega para aquecer o setor financeiro: o novo produto deve ser lançado pela B3, a Bolsa de Valores, no quatro trimestre de 2022. A Sinqia acompanhou de perto a idealização e o desenvolvimento do produto e é uma das primeiras empresas do mercado a oferecer soluções a clientes que pretendem trabalhar com empréstimo de títulos.
A novidade da B3 chega para atender bancos e instituições que precisam do empréstimo de títulos, sem que ele esteja atrelado necessariamente a operações compromissadas – essa modalidade de negócios é completamente nova para títulos públicos.
Dessa forma, por exemplo, um banco pode pagar uma taxa para pegar títulos emprestados tendo a livre movimentação destes para concluir suas obrigações.
O produto da B3 oferece vantagens às instituições com equalização de risco de crédito, e um cadastro único perante a câmara, que elimina a necessidade de processos de abertura de limites de crédito para contrapartes. Além disso, os participantes podem liquidar apenas o resultado líquido.
Outro diferencial da B3 é a utilização do PU Anbima, ao invés do PU 550 (desagiado) para lastreamento das operações.
“A Sinqia acompanhou todo o desenvolvimento do novo produto da B3”, conta Luís Rueda, Product Manager da vertical de Bancos da Sinqia. “Somos uma das primeiras empresas do mercado a oferecer esta solução”.
Adicionada à plataforma de Renda Fixa, do SQ Investimentos, a solução é um sistema-carteira que atua no back office da operação: depois que os empréstimos de títulos foram registrados, eles entram no sistema da Sinqia, onde serão geridos até sua liquidação.
Confira, abaixo, as vantagens da nova funcionalidade.
Resolvendo o empréstimo de títulos: uma solução prática da Sinqia
A plataforma da Sinqia oferece gestão de estoque de empréstimos – é uma tarefa que envolve diversos controles complexos porque os títulos são custodiados no Selic e os negócios são fechados na B3. Existem, ainda, muitas possibilidades de operações cruzadas, dado a possibilidade de livre movimentação de títulos.
Agora, o software da Sinqia é capaz de fazer essa integração e intermediação de títulos entre as instituições. O sistema realiza os controles de estoque das operações para espelhar os títulos que estão sendo custodiados no Selic e permite que negócios sejam fechados na B3.
O software inclui ferramentas para venda de títulos e para rebalanceamento de estoque na carteira, além da gestão de toda a parte contábil – vale lembrar que qualquer movimentação de títulos implica em controles contábeis específicos para prestação de contas ao COSIF, do Banco Central.
A Sinqia, portanto, se encarrega de toda a gestão de empréstimos de títulos, desde o momento em que a operação é fechada até a sua liquidação.
Quer saber mais sobre as funcionalidades para empréstimo de títulos? Fale com nossos consultores!