Em 2022, a empresa firmou parcerias e lançou programas para fomentar o mercado de tecnologia
Foi-se o tempo em que as empresas esperavam que candidatos a vagas batessem à sua porta. Pelo menos, assim é na Sinqia: a empresa tem uma busca ativa por profissionais qualificados e, em 2022, lançou dois programas de talentos, com o objetivo de fomentar o mercado de tecnologia.
“É um mercado que está cada vez mais concorrido, e os profissionais qualificados estão ficando escassos”, afirma Fernanda Mello, gerente de People Lab da Sinqia. Pensando no futuro desse mercado, a Sinqia decidiu criar programas de talentos que incentivem a formação de profissionais.
Embora tenham focos diferente, os programas #dev_makers e <inspiradev> têm o objetivo de formar talentos para o mercado, oferecendo bolsas para cursos profissionalizantes. Ao final das aulas, os alunos podem ser contratados pela Sinqia. “Cada programa tem, em média, 30 participantes. Nosso objetivo é contratar os 25 melhores”, explica Fernanda.
Conheça, abaixo, os dois programas de talentos da empresa.
Parceria Sinqia e Ada: #dev_makers
Prestes a iniciar a sua segunda edição, o #dev_makers é um programa voltado para profissionais que estão em transição de carreira em busca da primeira oportunidade na área tech. As inscrições para participar do programa vão até 12 de setembro e devem ser feitas pelo site da Let’s Code – a marca recentemente mudou seu nome para Ada, parceira da Sinqia nesta empreitada.
Ao longo de seis meses, os alunos do #dev_makers estudarão para se formar em Java e MySQL. O programa oferece 30 bolsas 100% financiadas pela Sinqia. Após a conclusão do processo seletivo, as aulas terão início em 4 de novembro.
Esta é a segunda edição do programa – a primeira, realizada no começo do ano, teve mais de 5.000 inscritos. “Fizemos propostas de trabalho para 26 dos 30 participantes da primeira edição”, conta Fernanda. Na ocasião, os profissionais foram selecionados para vagas na vertical de Desenvolvimento de Produto.
Na nova edição, as verticais de Previdência e Fundos serão as contratantes. Segundo Fernanda, a Sinqia segue com a meta de contratar 25 profissionais ao fim do programa.
<inspiradev>, o cunho social da Sinqia
Com o <inspiradev>, a Sinqia busca capacitar e inserir jovens no mercado de trabalho de tecnologia em parceria com instituições sociais. Na primeira edição do programa, o parceiro nesta empreitada foi o CEAP (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante).
Diferentemente do #dev_makers, voltado para pessoas que já trabalham, o <inspiradev> tem como público-alvo jovens na faixa de 17 e 18 anos, que desejam atuar no mercado de tecnologia. Mais longas, as formações levam um ou dois anos.
“Neste ano, fizemos formações em Java, Delphi e Power Builder, que são tecnologias que usamos na Sinqia”, diz Fernanda. Ao fim do programa, 25 jovens foram contratados – a maioria deles para a vertical de Previdência.
Depois da primeira edição de sucesso, a Sinqia planeja repetir o programa. “Queremos fazer, pelo menos, duas edições por ano”, comemora Fernanda.