Bancos e instituições financeiras que realizam operação de empréstimo consignado, inclusive a nova modalidade do Auxílio Brasil, sabem o quanto esse processo de concessão de crédito pode ser demorado.
Contudo, o avanço da tecnologia e dos recursos digitais voltados para automatização de processos, vem trazendo soluções inovadoras que permitem simplificar cada vez mais este cenário.
Continue a leitura e saiba mais sobre empréstimos consignados, os desafios dessa operação atualmente e como a tecnologia pode ajudar a automatizá-la. Confira!
Como funciona a operação de crédito consignado
O empréstimo consignado é uma modalidade de concessão de crédito que bancos e outras instituições financeiras oferecem, onde o desconto das parcelas é feito diretamente em folha de pagamento ou então da aposentadoria do solicitante.
Por oferecer taxas menores e prazos estendidos de pagamento, sua busca tem crescido consideravelmente.
E em função desse aumento, as instituições que oferecem esse tipo de crédito, estão se vendo diante de cada vez mais processos para analisar, o que acaba gerando dificuldades e alguns desafios na hora de fechar contratos consignados.
Os desafios do empréstimo consignado
No geral, para validar uma operação de empréstimo consignado, o banco precisa avaliar o processo considerando as seguintes etapas:
- Margem consignável – dispositivo que analisa valores e taxas bem como prazos para verificar qual a margem consignável o solicitante possui. E se é possível realizar o empréstimo;
- Documentação – o banco avalia os dados pessoais do solicitante para montar o contrato;
- Fechamento e assinatura do contrato – após validar a margem consignável e conferir a documentação, o banco providencia a assinatura do contrato de empréstimo consignado junto ao solicitante.
Cada uma dessas etapas envolve uma série de processos que demandam tempo de operação. Além disso, visando combater fraudes, as regras da operação de empréstimo consignado sofrem alterações constantes.
Prova disso é a norma IN100 que o INSS publicou em dezembro de 2018 e que alterou algumas regras do processo de concessão de empréstimo consignado como tempo mínimo do benefício, desbloqueio de operações, sobre o funcionamento do cartão de crédito consignado, entre outras coisas.
E a cada nova mudança, como esta da norma IN100, os bancos precisam fazer alterações em seus processos para se adequar. Por sua vez, essas adequações exigem tempo da equipe, o que se reflete em atrasos no fechamento de contratos de empréstimos bem como na insatisfação dos clientes.
Como a tecnologia pode otimizar sua operação de empréstimo consignado
Para contornar os desafios que a operação de empréstimo consignado impõe, o melhor caminho sem dúvida é por meio da tecnologia, através da automatização de processos. Por meio dessa solução, é possível:
- Automatizar algumas etapas, bem como eliminar outras da operação de empréstimo consignado;
- Gerenciar documentos com mais eficiência;
- Desburocratizar processos acelerando o fechamento de contratos;
- Se adequar às mudanças e implementações de novas regras do consignado com rapidez e eficiência.
O uso da tecnologia assim como de recursos de automatização vem permitindo, inclusive, que bancos digitais e fintechs estejam cada vez mais presentes na indústria financeira, ampliando a oferta de crédito consignado com mais comodidade aos consumidores.
Sendo assim, para acelerar o fechamento de contratos e garantir não só processos mais produtivos e seguros, como a satisfação dos seus clientes, é fundamental contar com sistemas capazes de automatizar as operações do seu negócio.
Nesse sentido, a Simply oferece hoje no mercado a melhor plataforma enterprise aplicada aos processos de cadastros, formalização e onboarding digital, além de suporte especializado que vem auxiliando diferentes instituições financeiras a automatizar seus processos e a realizar as mudanças necessárias para operar sempre dentro das normas vigentes para concessão de crédito consignado.
Isso porque conta com as tecnologias mais avançadas e o desenvolvimento constante de suas soluções. Quer saber como essas tecnologias são aplicadas? Conheça as soluções Simply:
- Atomics: faz o reconhecimento e a extração dos dados de documentos;
- Mining: para automatização da consulta a dados de clientes;
- S-Forms: para captura de dados de entrada em formulários web;
- S-Works: plataforma para automação de processos;
- VAR: para validação automática de regras antifraude para RG de todos os estados brasileiros.
Crédito Consignado do Auxílio Brasil
Em outubro de 2022 foi autorizado pelo Governo Federal, a nova modalidade de empréstimo consignado voltada para beneficiários do programa social Auxílio Brasil.
Nesta modalidade, o desconto das parcelas é feito automaticamente do benefício, sem que haja a necessidade de pagamento de carnês ou boletos.
Para a concessão de crédito consignado do Auxílio Brasil, é necessário verificar se o solicitante do crédito é a pessoa cadastrada como o responsável familiar. Esse dado consta no Cadastro Único do Governo Federal, que reúne o cadastro nacional de famílias de baixa renda no Brasil.
Este cadastro é obrigatório para às famílias que desejam aderir a diversos programas sociais, como o Auxílio Brasil e o fato de não haver um mecanismo que permita a consulta ser realizada de forma automática (API, Web Service), torna obrigatório que uma ou mais pessoas realizem o acesso ao site, digitem as informações necessárias, naveguem nas páginas e cadastrem as informações manualmente.
Como automatizar essa consulta?
O empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil fez a concessão desses empréstimos pessoais no setor privado dar um salto em outubro. No mês, o total bateu em R$ 6,7 bilhões, contra R$ 1,57 bilhão no mês anterior, segundo dados divulgados pelo Banco Central sobre crédito no país.
Esse dado reflete bem essa dinâmica de novos participantes na modalidade e reforça ainda mais a necessidade de diminuir/eliminar a dependência de uma atividade manual para comprovar que o solicitante é o responsável familiar.
Pensando em trazer automação para este processo, a Simply desenvolveu a robotização da consulta no site do Cadastro Único com o Mining.
Através de tecnologias de RPA e Web Crawler, a solução automatiza (robotiza) o acesso e navegação em sites públicos com fontes de consultas embarcadas no produto, tais como: Consultar Receita Federal, Consultar Sintegra, Consultar Simei, dentre outros.
Agora, com a robotização da consulta ao CadÚnico, permitimos que a informação necessária às instituições financeiras possa ser consultada de maneira automática, através de uma chamada no Web Service do Mining tonando assim automática a execução de uma etapa obrigatória para a concessão do crédito.
Benefícios
Além de trazer automação para a operação, a execução do processo de forma robotizada, permite que as consultas sejam realizadas em paralelo reduzindo a dependência de pessoas e trazendo velocidade para operação.
Dessa forma a instituição consegue atender os seus clientes com maior agilidade e ainda reduz custos.
Há ainda o benefício de evitar erros que podem ser cometidos por uma pessoa. Como por exemplo, consultar ou registrar o resultado da consulta de um dado incorretamente.
Além da consulta ao CadÚnico, podemos ajudar as instituições em outras etapas do processo com outras soluções da Simply:
- Atomics: tipifica e extrai de forma automática os dados dos documentos necessários ao processo (questionário de educação financeira, autorização de consulta, CCB e identificação pessoal). Além disso, realiza a prova de vida e o facematch para comprovar a identidade da pessoa solicitante.
- S-Works: automatiza do fluxo de formalização das propostas e permite integração com o Dataprev.
- S-Forms: realiza a captura com um front que o cliente acessa para realizar o envio dos dados e documentos necessários sem necessidade de download de aplicativos.
Quer automatizar seu processo de consulta de empréstimo consignado? Entre em contato com um de nossos consultores e saiba como podemos ajudar você nesse processo!
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!