Nos últimos anos, novas ferramentas tecnológicas vêm surgindo e modificando a forma como as empresas atuam. Processos internos, meios de comunicação, tudo sofre interferência da transformação digital. A presença da blockchain no mercado financeiro é um bom exemplo.
Essa inovação tecnológica já é um dos recursos mais aplicados por empresas do segmento financeiro. E parte disso se deve aos impactos que esta ferramenta oferece, especialmente no que envolve a segurança das transações online.
Continue lendo esse artigo e entenda mais sobre a evolução do blockchain, suas aplicações e quais impactos essa tecnologia proporcionará para o mercado financeiro no futuro. Confira!
Evolução do Blockchain no mercado financeiro
O Blockchain é uma tecnologia recente, que surgiu em meados do ano 2000, mas que só se tornou popular em 2008. Desde então esta inovação vem revolucionando o mundo, especialmente o mercado financeiro.
Basicamente ela funciona como uma ferramenta disruptiva que se organiza em blocos de informação, facilitando as transações e armazenando dados de maneira incorruptível e criptografada. E é exatamente esse funcionamento do blockchain que garante mais segurança e confiabilidade à sua rede operacional.
Por meio dessa ferramenta é possível descentralizar informações, simplificar o compartilhamento de dados e ainda diminuir os custos dos processos, levando mais agilidade, segurança e transparências para as transações financeiras. Todos esses atributos têm sido determinantes para a evolução da blockchain no mercado financeiro nacional e internacional.
Em 2020, com a crise provada pela pandemia, a tecnologia blockchain evoluiu bastante. As empresas que aplicaram essa tecnologia conseguiram impulsionar seus negócios e alcançaram expressivos aumentos na receita. Além disso, também houve uma redução considerável nos custos dessas empresas.
Para 2021, a tendência é que, mesmo com os desafios impostos à economia mundial, a tecnologia blockchain cresça ainda mais. Um bom exemplo é o lançamento da plataforma e-Notariado, que permitirá que o processo de reconhecer a firma autêntica do comprador e vendedor de veículos, imóveis e outras atividades e documentos que demandavam a presença física do cidadão em um Cartório de Notas, possa ser feito de forma totalmente digital e à distância por meio da tecnologia blockchain.
Principais aplicações
Inicialmente, essa tecnologia foi desenvolvida para autenticar transações financeiras. Ou seja, sua principal aplicação era na validação de processos online. Hoje em dia já existem várias formas de aplicação do blockchain no mercado financeiro que vão além das transações. Entre as principais estão:
- Emissão de valores, liquidação, manutenção e gestão de ativos em mercados capitais;
- Lançamento e gestão de fundos financeiros;
- Realização de pagamentos e remessas;
- Previsão e pontuação de crédito, assim como na organização, subscrição e desembolso de empréstimos em bancos;
- Nos processos de financiamento comercial;
- No processamento e desembolso de reclamações no mercado de seguros.
Como o blockchain revolucionará o mercado financeiro no futuro
Basicamente, as aplicações do blockchain no mercado financeiro não só simplificaram as transações, como também irão minimizar seus custos e maximizar a segurança. Mas não é só isso!
A cada dia se descobrem novas formas de uso para essa tecnologia. O financiamento de ações de desenvolvimento sustentável é um bom exemplo. Ou seja, o blockchain também possui a capacidade para impulsionar novos investimentos. Segundo projeções do Gartner Group, até 2025, o mercado de blockchain irá alcançar a incrível marca de 176 bilhões de dólares.
A partir do momento em que a tecnologia blockchain vai amadurecendo e se consolidando no mercado financeiro, os investimentos nesta nova classe de ativos aumentarão exponencialmente.
Além disso, considerando as mudanças a longo prazo, os projetos envolvendo bitcoins e a tecnologia blockchain se tornaram concorrentes diretos no setor de pagamentos, hoje ainda dominados pelos bancos. Fora isso, o blockchain também servirá como um meio para que empresas consigam levantar fundos e contornar as restrições atualmente aplicadas aos fundos de investimentos convencionais.
Portanto, além de simplificar remessas e transações financeiras, o blockchain no mercado financeiro irá viabilizar a gestão de ativos a um custo menor, otimizando assim os processos neste setor.
Se você gostou desse artigo não deixe de se cadastrar na nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos como esse diretamente no seu e-mail!